Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como instalar uma bateria de no break na moto
#51
Martinez tem alguma magica aí ou os cara aqui tão me roubando paguei em uma Yuasa R$ 114,00. :evil:
Outra pergunta coloquei uma lâmpada 55/60 e quando ando a noite a bateria descarrega, mas sem o farol ligado perfeito. A a geração da moto aguenta esta lâmpada mesmo ou precisa de um relê? :roll:


Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#52
R$ 114,00 em uma bateria de no break? Eu vi preço de várias, todas entre 40 e 55 pilas.

Bom, da pra ir sem relê se quizer, mas o mais recomendado é botar um relezinho.

Eu já testei a moto com a luz alta ligada e mais duas lâmpadas de 55, ou seja,
uma de 60 e duas de 55, e estava carregando a bateria normalmente.
Só não pode ligar tudo e ficar com a moto desligada ou mesmo na lenta, ai não carrega.

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#53
Comprei uma hoje.
R$ 56,00, marca DRY POWER 7,2 A - 12 V
(não sei porque usam o símbolo Ah para ampères...)
Aqui em São José do Rio Preto, na Eletrônica Componel, no Centro.
só para constar o preço...

vou aderir a mais esta gambi.
Responder
#54
Galera, galera, galera...

reles não diminuem o consumo de lampadas!

eles apenas evitam o derretimento de interruptores e fios por onde passa a corrente (se usar o rele com um fio de bitola adequada).

para usar corretamente um relé, vc deve alimentá-lo com a corrente que vem do interruptor da lampada original. e para alimentar a lampada mais forte, deve-se puxar um fio mais grosso da bateria, passar pelo relé e entao para a lampada.

essa vale atá pra casa:
tomadas e interruptores que esquentam, estão gerando um consumo maior do que o calculado, pois o calor é oriundo da resistencia à passagem da corrente, seja ela qual for. mantenha as tomadas limpas e descarte interruptores muito velhos.

fios que aquecem, consequentemente terão o material isolante endurecido, ressecado e rachado, o que representa risco de curto e chamas.
Responder
#55
JORGE ROCHA Escreveu:Comprei uma hoje.
R$ 56,00, marca DRY POWER 7,2 A - 12 V
(não sei porque usam o símbolo Ah para ampères...)
Aqui em São José do Rio Preto, na Eletrônica Componel, no Centro.
só para constar o preço...

vou aderir a mais esta gambi.

Ah = Ampéres por Hora Wink
Responder
#56
O Indomado Escreveu:Galera, galera, galera...

reles não diminuem o consumo de lampadas!

eles apenas evitam o derretimento de interruptores e fios por onde passa a corrente (se usar o rele com um fio de bitola adequada).

para usar corretamente um relé, você deve alimentá-lo com a corrente que vem do interruptor da lampada original. e para alimentar a lampada mais forte, deve-se puxar um fio mais grosso da bateria, passar pelo relé e entao para a lampada.

essa vale atá pra casa:
tomadas e interruptores que esquentam, estão gerando um consumo maior do que o calculado, pois o calor é oriundo da resistencia à passagem da corrente, seja ela qual for. mantenha as tomadas limpas e descarte interruptores muito velhos.

fios que aquecem, consequentemente terão o material isolante endurecido, ressecado e rachado, o que representa risco de curto e chamas.

Realmente atenção a esta dica do Indomado! ! !
O relê funciona como uma "chave" mais reforçada.
Para quem não quer colocar um botão muito grande/forte para ligar a luz ou buzina, etc., o recomendado é utilizar um relê.
mas é importante saber instalar, pois o mesmo (4 pólos) utiliza dois pólos que são o positivo e o negativo que acionam o próprio relê (neste caso o positivo é aquele que vêm do botão original da luz) e os outros dois pólos são utilizados para passagem da energia elétrica com grande amperagem, ou seja, vem um fio de bitola grande, da bateria e sai outro fio de bitola também grande para a lâmpada ou buzina, etc.
A bateria não será melhor ou pior carregada com ou sem relê.
Ele apenas reforça e protege a fiação utilizada.

Martinez Escreveu:Eu já testei a moto com a luz alta ligada e mais duas lâmpadas de 55, ou seja,
uma de 60 e duas de 55, e estava carregando a bateria normalmente.
Só não pode ligar tudo e ficar com a moto desligada ou mesmo na lenta, ai não carrega.

Outra dica importante:
Ao parar a moto desligue as luzes e quando for dar a partida tenha em mente que "é melhor" (não obrigatório) as luzes estarem apagadas também, pois na partida é que se consome boa parte da bateria.
Quando se anda muito na cidade em pequenos trechos, muitas vezes a bateria não dá conta de carregar suficientemente o que é gasto de energia, assim, é essencial que de vez em quando se faça uma viagem para dar uma boa carga na bichinha...
Em trechos acima de 100 km já existe um ganho considerável na carga da bateria.
O problema está nos pequenos trechos, haja vista a obrigatoriedade de andar com os faróis acesos, causando um desgaste da carga da bateria.

É o que tenho de conhecimento.

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#57
Turma, não sei se sou muito azarado mas acabei de entrar pelos canos.

Eu estava com a bateria cansadona, e por causa do iron butt, para não correr riscos,
troquei e coloquei uma bateria de no break marca yuasa, essa com todas as outras
de 12W e 7 Ap. Minha moto deu pane após 200 km rodados com a tal bateria. Como estava
no meio do desafio, segui em frente e cerca de 400 km a frente, meu painel digital (tornado)
primeiro congelou, depois apagou. as setas e lanterna funcionavam muito fraquinho.
Assim eu rodei cerca de 1500 km até retornar a Piracicaba.

Hoje finalmente o resultado. O eletrecista testou todos os componentes da moto, bobina, regulador
de voltagem, segundo ele tudo na moto está ok. Segundo ele o que pode ter acontecido é que
a bateria deu defeito, a moto tentava alimentar a bateria, ela não aceitava carga,
foi sobrecarregando o sistema que entrou em colápso, queimando tudo, painel, lâmpadas e outras coisas...

Como a bateria estava na garantia, troquei e botei outra de mesmo modelo e marca,
mas com essa brincadeira uma economia de R$ 90,00 me custará uns R$ 700,00 para arrumar a moto,
se eu me decidir por trocar o painel da tornado.

Mais alguém já teve problemas com essas baterias?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#58
Martinez Escreveu:Turma, não sei se sou muito azarado mas acabei de entrar pelos canos.

Só facada heim companheiro, primeiro motor e agora elétrica. Ninguém merece.. :roll:
Grande abraço
Vitor.

[Imagem: bg_02.jpg][Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#59
Martinez Escreveu:Eu estava com a bateria cansadona, e por causa do iron butt, para não correr riscos,
troquei e coloquei uma bateria de no break marca yuasa, essa com todas as outras
de 12W e 7 Ap. Minha moto deu pane após 200 km rodados com a tal bateria....
...essa brincadeira custará uns R$ 700,00 para arrumar a moto...

Q M.... hem Martinez!!!


Galera alguém já ouviu falar deste tipo de problema com baterias próprias para moto? Porque eu não vou arriscar economizar R$ 30,00 numa paralela que já uso a uns 4 meses sem problemas (ou R$ 90,00 na original) pra me ferrar com parte elétrica. Isso sem contar que o Martinez poderia ter ficado na mão na estrada e sabe lá mais o que.
Responder
#60
O Indomado Escreveu:
JORGE ROCHA Escreveu:Comprei uma hoje.
R$ 56,00, marca DRY POWER 7,2 A - 12 V
(não sei porque usam o símbolo Ah para ampères...)
Aqui em São José do Rio Preto, na Eletrônica Componel, no Centro.
só para constar o preço...

vou aderir a mais esta gambi.

Ah = Ampéres por Hora Wink

Ah! Sim!
Ampéres-hora, como em quilowatt-hora da energia!
Então essa "amperagem" da bateria é, na verdade, o fluxo no tempo. Ou seja, a intensidade de corrente em uma hora.
Obrigado Indomado.

Ah = ampéres x hora.

Voltando ao assunto da bateria selada...

Que coisa! Será que foi "só" azar do Martinez?
Ou, devido ao painel digital dele a instalação não é recomendada?

Antes de instalar li diversos depoimentos de sucesso com a gambi.

Eu instalei na minha 98/99 e ficou ótimo. Pega muito bem mesmo eu usando muito pouco a moto. Menos de uma vez por semana, em média.

Há que considerar também, no caso Martinez, que ele continuou usando mesmo quando os sintomas demonstravam os problemas. Isso pode ter agravado a situação. Ou não...

abraços,

inté!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)