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Como instalar uma bateria de no break na moto - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Sistema Elétrico (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=33) +--- Tópico: Como instalar uma bateria de no break na moto (/showthread.php?tid=269) |
Como instalar uma bateria de no break na moto - emanuel o - 08-08-2006 gostaria de saber se alguem aqui usa ou usou a bateria acima citada e caso tenha usado fizesse um comentario pois, a voltagem e amperagem sao as mesmas das originais, a diferenca é o preco cerca de 30% do valor de uma bat orig - eduardo_blumer - 08-08-2006 Emanuel, respondendo a pergunta, estou usando este tipo de bateria já a algum tempo sem problemas, realmente ela tem a mesma tensão de operação e corrente de capacidade. O que reparei no uso: de não ter manutenção por ser selada e mesmo de um bom tempo sem ligar a moto, quando se vai dar partida ela ainda está com uma carga muito boa, sem aquele efeito de sentir que ela por ter ficado uns dias sem uso meio de carga baixa. O unico problema é que o tipo de terminal é diferente, mas com dois pequenos pedaços de fios (um preto e um vermelho) soldados nos terminais da bateria e com dois terminais nas pontas dos fios tipo olhal resolve essa diferença. Bem, até agora, sem efeitos colaterais negativos ! (espero que não apareça ). - Country Biker - 09-08-2006 Saharentos eletreceiros: Por favor, sejam mais claros, né??? Tipo: marcas, onde comprazr, fotos... Principalmente, Sr. Blumer, dessa adaptação com fios verde/rosa e conectores de Playstation que o Sr. comentou ![]() Digo isso pois muitos entre nós são completamente leigos em quase todos os aspectos, e ajuda muuuuuuito um explicaçãozinha bem didática. Só pra constar: YUASA YB7B-B (original de fábrica) - 1 ano de garantia: R$ 140,00 VULCANIA YB7B-B - a mesma bateria acima (é a fabricante da Yuasa no Brasil), mas com garantia de 6 meses: R$ 85,00 - eduardo_blumer - 09-08-2006 country, me desculpe, serei mais claro ok, é o sequinte, a bateria selada que se falou é uma utilizada em no-break, iluminação de emergencia e outras coisa que possam utilizar 12 volts e 7 amper/hora, eu já vi até por 45,00 da marca Unipower (fabricada na china ). Bem a primeira diferença entre elas é a altura, a selada é um pouco menor, segunda diferença, os terminais da bateria normal são colocadas em pontas opostas, olhando a bateria de frente o positivo fica na sua esquerda e o negativo na sua direita, tem um desenho de uma "lápide" com furo no meio, já a bateria selada os terminais são do mesmo lado, assim o fio negativo da moto fica curto para ligar no terminal negativo da bateria, por isso falei de dois fios, preto e vermelho (não verde e "rosa"....), tirando que os terminais não são do jeito da original tem ainda o formato dos terminais da bateria que são diferentes, são parecidos com os que vão em reles de piscas, ai é que entra a gambitek power plus .... com dois fios soldados nos terminais da bateria + - 12 cm, (um vermelho outro preto e de 4 mm de espeçura) voce resolve o problema de terminal e da posição dos terminais) nos fios da bateria vc pode colocar dois terminais tipo olhal, parecidos com os terminais dos fios que estão na moto ou fazer um olhal do proprio fio que foi soldado na bateria, fica ao gosto do frequês...bem vou postar umas fotor mais tarde da gambitek power plus ai dará uma desanuviada geral :? , essa bateria vc encontra fácil na santa efigenia, em casas de material eletronico ou até talves em casas de material eletrico, quando a minha bat foi, tava (e ainda tô) meio apertado ![]() ![]() ![]() Encontrei na net um tutorial do Jonabe Prezzi dos Passos, vou colocar aqui. jjacob Escreveu:Instalei uma bateria de nobreak na minha xt600 2001, e vou explicar como foi feito, assim se - Hamilton - 09-08-2006 eduardo_blumer Escreveu:.............os terminais da bateria normal são colocadas em pontas opostas, olhando a bateria de frente o positivo fica na sua esquerda e o negativo na sua direita, tem um desenho de uma "lápide" com furo no meio, já a bateria selada os terminais são do mesmo lado............ Agora sim ficou tudo mais simples...hehehe Grande abraço meu amigo Blumer .... só acrescentando!!! - JotaeMe - 11-08-2006 só pra ajudar na visualização! este tópico está no Pérolas do M@D, com os devidos direitos autorais ![]() ![]() http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=221645&topico=2305714&pag=6&v=1 A galera do M@D tem um tópico bem extenso sobre o assunto, esse link ai vai direto pra página onde tem umas fotos sobre a gambi, mas todo o tópico tem relatos animadores de quem já fez ![]() Valew... - Martinez - 21-08-2006 O megalocéfalo do anão prefere postar no orkut que no nosso fórum, portanto, copiei e vou colar aqui. Dicas sobre bateria: 1. Todo alarme consome carga da bateria. Uns mais e outros menos. Na verdade, é o bom estado da bateria é quem de fato irá determinar a autonomia. 2. Os cuidados com a bateria são essenciais para quem não tem bateria selada. Vetifique sempre o nível, e se precisar completar, use o aditivo chamado PRO-BAT. Ele é excelente e tem base de NiCd. A dica vale tbm para aumentar a sobrevida da baterias "zoadas". 3. A dica de um dos amigos é perfeita. Desligue tudo que consome bateria antes de dar a partida. A bateria da Sahara é de apenas 7Ah, mas durante a partida ela entrega mais de 50Amperes para o motor de arranque. 4. Se a moto é de uso apenas nos fins de semana ou tem alarme, ter um carregador de baterias automático é essencial. Mas, não servem aqueles carregadores com caixa de ferro que se encontra em casas de ferragens. Deixe-os longe de suas baterias! Eu recomendo os modelos da Arraistec. Pra quem tem moto com alarme o modelo ACB-6c basta. Quem deixa a moto estacionada por toda a semana, com ou sem alarme, o ACB-83 é mais indicado. Este último tbm tem capacidade para usar no carro. e ambos podem dar a carga sem remover a bateria. 5. A bateria original da Sahara é de 12V X 7Ah, e no mercado há um tipo de bateria selada, de 12 X 7,2Ah que serve perfeitamente. São aquelas baterias pretas usadas em no-breaks e centrais de PABX e alarmes residenciais. Essas baterias custam entre R$ 30,00 e R$ 40,00 e eu mesmo usava em minha moto. Ela tem a largura exata da bateria original e cabe no compartimento como se fosse feita pra Sahara. A ligação é simples e não altera nada na moto. Espero que as dicas sejam úteis. - Destro - 26-09-2006 Puta puxão de orelhas, Martinez...Mas vc tem razão. Eu posto pouco pois o sofrimento em ver os papos e eu sem moto é flórida. Mas vamos lá. Lista de material: Bateria 12V 7,2Ah (igual a essa): ![]() Terminais Fast-On Os terminais que o Blumer citou chamam-se "FAST-ON" (mas diga fastón pro vendedor). Na bateria há dois conectores fast-on machos. Um para cada pólo, e vc deve comprar um par de terminais fast-on fêmea, como os das imagens abaixo: ![]() Nessa está mais claro: ![]() Fio Flexível de, no mínimo, 4mm. 30cm na cor preta e 30cm na cor vermelha. Nota: precisa ser trançado. Não pode ser daqueles que são feitos de um único cabo de cobre! O ultimo conector é um que tem os mesmos "braços" do fast-on para fixar o fio, mas do outro lado possui um aro, para fixar no parafuso da bateria. Este conector é idêntico ao que há na moto, com a diferença que será fixado no fio. Modo de Preparo. Coloque a bateria no compartimento para medir o tamanho do fio. Quanto menor for fio, mais seguro. Evite deixar sobras e voltas denecessárias. Desencape uma pequena parte das duas pontas de cadao fio flexível. Corte apenas o suficiente para que os "braços" dos terminais possam prender o fio. Note que cada terminal tem 2 pares de braços. O mais externos deve cobrir a capa do fio, e o mais interno deve ter contato com o cobre. Aperte com a máxima força usando um bom alicate. Pronto. Agora é só conectar se orientando pelas cores dos fios: Vermelho = + = Positivo Preto = - = Negativo O mais importante é: Isole as conexões que ficam no terminal original da bateria com uma fita isolante de qualidade. Nunca, jamais, inverta a polaridade. Sempre desconecte a bateria antes de removê-la, e só conecte-a quando esta já estiver no compartimento. Verifique se os fast-ons estão segurande bem. Se hã folgas (mesmo que pequenas) aperte-os com o alicate. Eu garanto: Custa 70% mais barato e dura uns 60% da bateria original. Só ai se tem uma grande economia, mesmo com uma vida útil menor. - Ice - 26-09-2006 Só para constar, achei no MercadoLivre: <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48047572-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48047572-_JM</a><!-- m --> Espero que ajude... Abraços, Fuis 8) - multi - 13-12-2006 Para o pessoal que está no RJ, encontrei essa bateria na rua República do Líbano #26 por 40 pratas à vista... abs |