Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como instalar uma bateria de no break na moto
#1
gostaria de saber se alguem aqui usa ou usou a bateria acima citada e caso tenha usado fizesse um comentario pois, a voltagem e amperagem sao as mesmas das originais, a diferenca é o preco cerca de 30% do valor de uma bat orig
Responder
#2
Emanuel, respondendo a pergunta, estou usando este tipo de bateria já a algum tempo sem problemas, realmente ela tem a mesma tensão de operação e corrente de capacidade. O que reparei no uso: de não ter manutenção por ser selada e mesmo de um bom tempo sem ligar a moto, quando se vai dar partida ela ainda está com uma carga muito boa, sem aquele efeito de sentir que ela por ter ficado uns dias sem uso meio de carga baixa. O unico problema é que o tipo de terminal é diferente, mas com dois pequenos pedaços de fios (um preto e um vermelho) soldados nos terminais da bateria e com dois terminais nas pontas dos fios tipo olhal resolve essa diferença. Bem, até agora, sem efeitos colaterais negativos ! (espero que não apareça ).
Responder
#3
Saharentos eletreceiros:

Por favor, sejam mais claros, né??? Tipo: marcas, onde comprazr, fotos... Principalmente, Sr. Blumer, dessa adaptação com fios verde/rosa e conectores de Playstation que o Sr. comentou Big Grin

Digo isso pois muitos entre nós são completamente leigos em quase todos os aspectos, e ajuda muuuuuuito um explicaçãozinha bem didática.

Só pra constar:

YUASA YB7B-B (original de fábrica) - 1 ano de garantia: R$ 140,00

VULCANIA YB7B-B - a mesma bateria acima (é a fabricante da Yuasa no Brasil), mas com garantia de 6 meses: R$ 85,00
Responder
#4
country, me desculpe, serei mais claro ok, é o sequinte, a bateria selada que se falou é uma utilizada em no-break, iluminação de emergencia e outras coisa que possam utilizar 12 volts e 7 amper/hora, eu já vi até por 45,00 da marca Unipower (fabricada na china ). Bem a primeira diferença entre elas é a altura, a selada é um pouco menor, segunda diferença, os terminais da bateria normal são colocadas em pontas opostas, olhando a bateria de frente o positivo fica na sua esquerda e o negativo na sua direita, tem um desenho de uma "lápide" com furo no meio, já a bateria selada os terminais são do mesmo lado, assim o fio negativo da moto fica curto para ligar no terminal negativo da bateria, por isso falei de dois fios, preto e vermelho (não verde e "rosa"....), tirando que os terminais não são do jeito da original tem ainda o formato dos terminais da bateria que são diferentes, são parecidos com os que vão em reles de piscas, ai é que entra a gambitek power plus .... com dois fios soldados nos terminais da bateria + - 12 cm, (um vermelho outro preto e de 4 mm de espeçura) voce resolve o problema de terminal e da posição dos terminais) nos fios da bateria vc pode colocar dois terminais tipo olhal, parecidos com os terminais dos fios que estão na moto ou fazer um olhal do proprio fio que foi soldado na bateria, fica ao gosto do frequês...bem vou postar umas fotor mais tarde da gambitek power plus ai dará uma desanuviada geral :? , essa bateria vc encontra fácil na santa efigenia, em casas de material eletronico ou até talves em casas de material eletrico, quando a minha bat foi, tava (e ainda tô) meio apertado Cry , ai peguei a dita selada que estava dando sopa sem fazer nada Idea toquei na sasa e estou muito contente ate hoje $$$$$$ Big Grin

Encontrei na net um tutorial do Jonabe Prezzi dos Passos, vou colocar aqui.

jjacob Escreveu:Instalei uma bateria de nobreak na minha xt600 2001, e vou explicar como foi feito, assim se

outros colegas estiverem disposto a tentar, já tem um base de como fazer.
Como todos sabem o preço de uma bateria de 12V 8A original na Yamaha assusta, já a marca Yuasa em outras lojas sai por algo

en torno de 260 a 300 pilas em Porto Alegre, claro que tem uma outra marca que não me lembro o nome que sai por 160 pilas.

OBS: Sou Técnico em Eletrônica, e curso eng na UFRGS, então teoricamente sei o que estou fazendo. Se tiver duvidas não
arrisque, o chicote da XT custa muito caro, é mais facil mandar um email para min e tirar a duvida. Não se esqueça que cabo
vermelho é o polo positivo e vai no terminal positivo com sinal de +, já o cabo preto é o negativo que vai no terminal preto
com sinal de -.

MATERIAL:
*Bateria 12V 12A de nobreak marca FirstPower 95 pilas ( essa galera da informatica adora nomes em ingres!)
*4 clips de prender cabo de aço, um real cada, então 4 reais. Eles devem de ter o espaço interno um pouco maior do que a
largura do terminal da bateria, no meu caso 7 mm.

Total:99 reais

Eu demorei 30 min para fazer tudo, mas é que tinha 4 latinhas de Skol desviando a atenção.
Abaixo tem uma foto da bateria que estava na moto e ao lado a nova bateria com dois dos clips. Esses clips são usados para
emendar ou prender cabos de aço, alguns os chamam de parafuso U, em qualquer
madereira ou ferragem tem para vender.

[Imagem: bateria1wg3.jpg]

1º PASSO:
Os clips serão usados para prensar os terminais da moto com os da bateria, na verdade usei apenas dois dos 4 clips, pois
comprei 4 para aproveitar a peça no que vai unindo as duas extremindades com rosca do clips. Mas no meu caso essa peça
possui-a apenas um dos dois lados planos, então tive que passar no esmiril, abaixo tem uma foto do resultado. Isso é
necessário por que a porca ira estar em contato com a parte esmirilhada, por isso ela precisa ser plana. Faço tudo isso para
dois clips.

[Imagem: bateria2py5.jpg]


Abaixo já podemos ver como ira ficar o clips no terminal da bateria, as duas peças no clips prensando o
terminal da bateria, e as duas poucos fazendo o esforço necessário.

[Imagem: bateria3qy6.jpg]

2º PASSO:
Agora vamos para a moto, abaixo temos uma fotos de como são os terminais dos cabos no seu formato original.

[Imagem: bateria4kj3.jpg]

Mas assim eles não nos interessam, então vamos com um alicate os dobrar ou endireitar para que tenha-mos ambos a forma de L.

Abaixo vemos o resultado.

[Imagem: bateria5ha9.jpg]

3º PASSO:
Agora já com tudo preparado basta instalar tudo. Inicialmente devemos pegar uma lixa media e limpar os terminais da
bateria e dos cabos. Agora vamos colocar os clips, mas muito cuidado nesta etapa para não ficar dobrando demais os terminais
da bateria e acabar quebrando-o. É bom pedir ajuda para segurar a bateria e os cabos. Eu usei uma cadeira e minha habilidade.
Primeiro se coloca o clips apenas umas das peças internas não esmirilhada no terminal da bateria, o clips deve ficar com as
extremidades que possuem rosca voltadas para fora.
Então se coloca o terminal da bateria por cima, com uma das perninhas do clips dentro do orifico o terminal. Então agora
coloca a peça esmirilhada com a parte mais plana em contato com os terminais, logo em seguida as duas porcas. Não é preciso
apertar muito, pois a rosca não é muito resistente, então quando perceber que os terminais estão bem prensados chega. É bom
colocar uma gotinha e cola, eu usei super bonder gel, para travar a rosca. O resultado deve ficar assim.

[Imagem: bateria6uj9.jpg]

PRONTO!

Agora é só prender a sinta de borracha, eu coloquei um saquino plastico para isolar um pouco da umidade os terminais. Assim
como na figura abaixo. Com a moto desligada a bateria marcava 14.67V. A XTzuda estava a uma semana parada, puxei o afogador
encostei no start e o motor ligou de vereda, não se fez. Claro, que isso é muito influenciado pelo bom estado mecânico do
motor e suas regulagens corretas. Já com a moto ligada lá pelos 3000 RPM a bateria marcava 13.88V. Segunda de manhã( odeio
segundas ainda mais de manhã), a moto ligou muito bem, fiz o caminho rotineiro de Estância Velha até Porto Alegre pela BR116
e não houve imprevistos.

[Imagem: bateria7hj4.jpg]

EXTRAS:
->Apenas aconselho aos amigos que se forem andar devagar, aquele passeio bem tranquilo, ate demais, que não passa dos 2500
RPM. Não é aconselhavel ficar com o farol ligado, pois em alguns casos a bateria em tão baixa rotação pode não ser carregada
completamente, pois ela precisa de um tempo e uma corrente mínima para guardar energia suficiente para um próximo arranque.
->A bateria velha muitas vezes ainda poder ser muito bem usada, pois ainda possui a capacidade de armazenar muito energia,
mas não o suficiente para um arranque que é uma situação extrema. Então uma dica é pegar um farolete, aqueles redondos e
pequenos de carro, e com a bateria e o farolete fazer uma lanterna de bastante potência e sem pilhas descartaveis, já que a
bateria pode ser recarregada.

->Nas fotos tem meu email, então no caso de duvidas é só escrever, mas coloque no assunto do email algo com a palavra bateria
por favor.

->É possível encontrar baterias de nobreaks muito mais baratas do que paguei, mas é que eu estava com pressa de fazer a moto
andar devido a um moto encontro. Mas creio que alguns colega do clube da XT600 que trabalhe com manutenção de micros,
estabilizadores e nobreaks possa conseguir essas baterias por algo em torno de 50 pilas.

Boa Sorte colegas!

Jonabe Prezzi dos Passos
Responder
#5
eduardo_blumer Escreveu:.............os terminais da bateria normal são colocadas em pontas opostas, olhando a bateria de frente o positivo fica na sua esquerda e o negativo na sua direita, tem um desenho de uma "lápide" com furo no meio, já a bateria selada os terminais são do mesmo lado............

Agora sim ficou tudo mais simples...hehehe

Grande abraço meu amigo Blumer ....
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#6
só pra ajudar na visualização! este tópico está no Pérolas do M@D, com os devidos direitos autorais Big Grin Big Grin
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens...&pag=6&v=1
A galera do M@D tem um tópico bem extenso sobre o assunto, esse link ai vai direto pra página onde tem umas fotos sobre a gambi, mas todo o tópico tem relatos animadores de quem já fez Big Grin

Valew...
Responder
#7
O megalocéfalo do anão prefere postar no orkut que no nosso fórum, portanto, copiei e vou colar aqui.


Dicas sobre bateria:

1. Todo alarme consome carga da bateria. Uns mais e outros menos. Na verdade, é o bom estado da bateria é quem de fato irá determinar a autonomia.

2. Os cuidados com a bateria são essenciais para quem não tem bateria selada. Vetifique sempre o nível, e se precisar completar, use o aditivo chamado PRO-BAT. Ele é excelente e tem base de NiCd. A dica vale tbm para aumentar a sobrevida da baterias "zoadas".

3. A dica de um dos amigos é perfeita. Desligue tudo que consome bateria antes de dar a partida. A bateria da Sahara é de apenas 7Ah, mas durante a partida ela entrega mais de 50Amperes para o motor de arranque.

4. Se a moto é de uso apenas nos fins de semana ou tem alarme, ter um carregador de baterias automático é essencial. Mas, não servem aqueles carregadores com caixa de ferro que se encontra em casas de ferragens. Deixe-os longe de suas baterias! Eu recomendo os modelos da Arraistec. Pra quem tem moto com alarme o modelo ACB-6c basta. Quem deixa a moto estacionada por toda a semana, com ou sem alarme, o ACB-83 é mais indicado. Este último tbm tem capacidade para usar no carro. e ambos podem dar a carga sem remover a bateria.

5. A bateria original da Sahara é de 12V X 7Ah, e no mercado há um tipo de bateria selada, de 12 X 7,2Ah que serve perfeitamente. São aquelas baterias pretas usadas em no-breaks e centrais de PABX e alarmes residenciais. Essas baterias custam entre R$ 30,00 e R$ 40,00 e eu mesmo usava em minha moto. Ela tem a largura exata da bateria original e cabe no compartimento como se fosse feita pra Sahara. A ligação é simples e não altera nada na moto.

Espero que as dicas sejam úteis.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Puta puxão de orelhas, Martinez...Mas vc tem razão. Eu posto pouco pois o sofrimento em ver os papos e eu sem moto é flórida.
Mas vamos lá.

Lista de material:
Bateria 12V 7,2Ah (igual a essa):
[Imagem: np712.gif]

Terminais Fast-On
Os terminais que o Blumer citou chamam-se "FAST-ON" (mas diga fastón pro vendedor). Na bateria há dois conectores fast-on machos. Um para cada pólo, e vc deve comprar um par de terminais fast-on fêmea, como os das imagens abaixo:

[Imagem: 993_053.jpg]
Nessa está mais claro:
[Imagem: faston.gif]

Fio Flexível de, no mínimo, 4mm. 30cm na cor preta e 30cm na cor vermelha. Nota: precisa ser trançado. Não pode ser daqueles que são feitos de um único cabo de cobre!

O ultimo conector é um que tem os mesmos "braços" do fast-on para fixar o fio, mas do outro lado possui um aro, para fixar no parafuso da bateria. Este conector é idêntico ao que há na moto, com a diferença que será fixado no fio.

Modo de Preparo.

Coloque a bateria no compartimento para medir o tamanho do fio.
Quanto menor for fio, mais seguro. Evite deixar sobras e voltas denecessárias.

Desencape uma pequena parte das duas pontas de cadao fio flexível.
Corte apenas o suficiente para que os "braços" dos terminais possam prender o fio. Note que cada terminal tem 2 pares de braços. O mais externos deve cobrir a capa do fio, e o mais interno deve ter contato com o cobre. Aperte com a máxima força usando um bom alicate.

Pronto. Agora é só conectar se orientando pelas cores dos fios:
Vermelho = + = Positivo
Preto = - = Negativo

O mais importante é:
Isole as conexões que ficam no terminal original da bateria com uma fita isolante de qualidade.
Nunca, jamais, inverta a polaridade.
Sempre desconecte a bateria antes de removê-la, e só conecte-a quando esta já estiver no compartimento.
Verifique se os fast-ons estão segurande bem. Se hã folgas (mesmo que pequenas) aperte-os com o alicate.

Eu garanto: Custa 70% mais barato e dura uns 60% da bateria original.
Só ai se tem uma grande economia, mesmo com uma vida útil menor.
Digo não à peças roubadas!
Responder
#9
Só para constar, achei no MercadoLivre:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48047572-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-48047572-_JM</a><!-- m -->

Espero que ajude...

Abraços,

Fuis 8)
[Imagem: cilindro.gif]
"Fazer um amigo é um Dom, Ter um amigo é uma Graça, Conservar um amigo é uma Virtude;
Mas... ter EU como amigo, P... QUE PARIU, fala sério, É uma Honra!!!"
Responder
#10
Para o pessoal que está no RJ, encontrei essa bateria na rua República do Líbano #26 por 40 pratas à vista...

abs
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)