Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como instalar uma bateria de no break na moto
#11
Já vi uma com bateria de NO-BREAK, segundo o dono há 1 ano e ele tava satisfeito pacas, só achei que ficou folgada no compartimento, mas isso foi resolvido pondo umas borrachas calçando.
Responder
#12
a mais de 01 ano usando bateria selada, aquelas usadas em sistemas de iluminação de emergencia. Encaixou blz no compartimento, quando tiver folga tiro umas fotos p postar aqui.
Responder
#13
martinez Escreveu:O megalocéfalo do anão prefere postar no orkut que no nosso fórum, portanto, copiei e vou colar aqui.


Dicas sobre bateria:

1. Todo alarme consome carga da bateria. Uns mais e outros menos. Na verdade, é o bom estado da bateria é quem de fato irá determinar a autonomia.

2. Os cuidados com a bateria são essenciais para quem não tem bateria selada. Vetifique sempre o nível, e se precisar completar, use o aditivo chamado PRO-BAT. Ele é excelente e tem base de NiCd. A dica vale tbm para aumentar a sobrevida da baterias "zoadas".

3. A dica de um dos amigos é perfeita. Desligue tudo que consome bateria antes de dar a partida. A bateria da Sahara é de apenas 7Ah, mas durante a partida ela entrega mais de 50Amperes para o motor de arranque.

4. Se a moto é de uso apenas nos fins de semana ou tem alarme, ter um carregador de baterias automático é essencial. Mas, não servem aqueles carregadores com caixa de ferro que se encontra em casas de ferragens. Deixe-os longe de suas baterias! Eu recomendo os modelos da Arraistec. Pra quem tem moto com alarme o modelo ACB-6c basta. Quem deixa a moto estacionada por toda a semana, com ou sem alarme, o ACB-83 é mais indicado. Este último tbm tem capacidade para usar no carro. e ambos podem dar a carga sem remover a bateria.

5. A bateria original da Sahara é de 12V X 7Ah, e no mercado há um tipo de bateria selada, de 12 X 7,2Ah que serve perfeitamente. São aquelas baterias pretas usadas em no-breaks e centrais de PABX e alarmes residenciais. Essas baterias custam entre R$ 30,00 e R$ 40,00 e eu mesmo usava em minha moto. Ela tem a largura exata da bateria original e cabe no compartimento como se fosse feita pra Sahara. A ligação é simples e não altera nada na moto.

Espero que as dicas sejam úteis.

eu tenho alarme em minha moto, o positron o q tem sensor de presença...
eh aconselhavel colocar o carregadr de bateria ? onde encontra-lo ?

grande abraço
Responder
#14
oligo Escreveu:eu tenho alarme em minha moto, o positron o q tem sensor de presença...
eh aconselhavel colocar o carregadr de bateria ? onde encontra-lo ?

grande abraço

Eu tbém tenho eese na minha e posso deixar minha moto a semana inteira sem ligar que a bateria entrega potência ao arranque tranquilinha... Mas ela só tem 1 ano... portranto, é nova.

Vamos ver daqui a algum tempo...

Abração
Responder
#15
Sad Poxa...

E eu que paguei 75 pilas na minha selada.

Bem-feito. Da próxima vez leio as dicas com mais atenção. Confusedhock:

Adorei a dica.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#16
Hoje, 26/12 fui sair de moto...

desde 22/12 parada, sem nem chegar perto dela, nem tirar da capa.
Alarme ligado.

Liguei a chave, START. Pegou sem acelerar nem puxar o afogador, de primeira... morreu, acelerei um pouquinho, start de novo, e pegou tranquilo... aqueci a 1500 giros e depois de uns 30 segundos, desacelerei, Relógio suíço. muito lento, uns 800 giros (tava frio) mas não morreu, saí. Na porta do condomínio, tava a 1000 estabilizado...

Show...

Abração
Responder
#17
Baterias de chumbo-ácido ou gel-ácido operam sob os efeitos da química, e entre esses efeitos está relacionada a temperatura ambiente: quanto mais quente o dia, menor as chances de a bateria "arriar".
Por isso é que no inverno se vê tantos problemas com baterias.

O carregador de baterias é um boa idéia quando se tem alarme e se nota que a bateria apresenta cansaço. Mas fica um alerta: Deixar a moto com alarme desligada por toda a semana e ligar ela no sábado por 15 minutos é a receita exata para se perder a bateria rapidamente...
A bateria requer recarga na mesma proporção que sofre descarga. Portanto, se a moto ficou parada e a bateria cumpriu sozinha a tarefa de manter ativo o alarme, essa bateria precisa NECESSARIAMENTE ser recarregada completamente para que consiga atravessar outra semana sob o mesmo regime.

A solução:

Use a moto no fim de semana (mas use mesmo!!!). Lembre-se que por lei os faróis devem estar acesos com a moto em trânsito, e isso é mais uma tarefa para a bateria dividir com sistema elétrico. Portanto, 5 minutinhos de motor ligado ajudam em quase nada.

ou

Compre um carregador de baterias inteligente.
Esses carregadores trabalham da seguinte maneira:
Eles entregam à bateria corrente contínua (idntica à que há na bateria)mas com volume de corrente variável (não são de corrente constante). Se a bateria está baixa, eles elevam a tensão da mesma até aprox. 13,6V. Após esse nível, eles reduzem a intensidade de corrente (Ampéres) e monitoram a tensão (Volts) da bateria, inibindo que a tensão passe de 14,4 volts.
Daí se conclui que um carregador inteligente pode ser mantido em carga sem remover a bateria e por dias seguidos sem risco algum.

Deve-se tomar muito cuidado na escolha do carregador. A maioria dos carregadores no mercado afirmam serem inteligentes, mas não são!!!
No mercadolivre há dezenas desses "clones". Fujam desses carregadores.
Os modelos confiáveis são os encontrados nas lojas de acessórios da General Osório. Eles se parecem com fontes de alimentação e custam entre R$ 250,00 e R$ 300,00
Para quem não quer pagar tanto, visitem o site da Snoop Motos (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.snoopmotos.com.br">www.snoopmotos.com.br</a><!-- w -->). Eles tem lá o modelo ACB-83 que é nacional e não custa nem R$ 80,00.

Por fim, há os carregadores de emergência, que podem ser feitos em casa mesmo.
Vá até uma loja de eletrônica e compre 2 diodos tipo 1N4007 (custa no máximo R$ 0,10 cada).
Consiga também um bocal de lãmpada e uma lâmpada de 100Watts (com a tensão da rede vlocal 110V ou 220V) e um rabicho (fio paralelo para tomada, igual ao do liquidificador, batedeira, etc)

Modo de fazer.

Pegue os dois diodos e note que eles tem um terminal de cada lado, e que em um dos lados eles tem uma faixa.
Vc deve trançar os dois terminais dos diodos do lado da faixa um com o outro e fazer o mesmo com os terminais do lado "sem" faixa. Vc terá os dois diodos em paralelo.

A ponta dos diodos do lado da faixa vc parafusa em um dos terminais do bocal de lãmpada, e a ponta dos diodos "sem" a faixa vc fixa em um dos fios do rabicho.

O terminal do bocal da lâmpada que "sobrou" é o positivo, que vai direto no terminal POSITIVO da bateria e a ponta de fio que sobrou no rabicho vai ligada no terminal NEGATIVO da bateria.

Agora, basta colocar uma lãmpada de 100Watts no bocal, ligar o rabicho na tomada e aguardar no máximo 2 horas para se ter uma bateria tinindo.

Mas lembrem-se!!! RETIREM A BATERIA DA MOTO ANTES DEDAR A CARGA!!! pois esse é um carregador de emergência e não o mantenham em carga por mais de duas horas.

Se tiverem dúvidas, podem despejar


O rabicho tem dois fios, certo? (dããã...)
Um dos fio
Digo não à peças roubadas!
Responder
#18
Gostei do tutorial para fazer um carregador de emergência, mas juro que li 3 vezes e ainda não entendi, mas tá quase...

Abração e Parabéns pelo tutorial.. Vê se aparece... 8) 8)


Código:
Dúvidas após ler...

Será que a lampada pode ser substituida por uma resistência? acho que fica mais compacto e de fácil manuseio...

e a resistência da Lâmpada, vai realmente entregar 13 volts a bateria? mesmo pegando 127V?

e se eu ligar a fase, da corrente alternada no negativo da bateria e o terra nos diodos e lampada para o positivo? Isso é possivel de acontecer, pois a tomada pode ser invertida...

Valeu
Responder
#19
Douglas,

É muito simples. O que atrapalha as vezes é a tentativa de escrever algo didático.

Imagine um bocal de lãmpada. Ele tem dois terminais, certo?
Pois bem. Um terminal vai nos diodos e o outro vai para o positivo da bateria.

Agora, sós Sobrou sem o negativo da bateria e as "outras perninhas dos diodos".
Essas duas conexões vão presas nas pontas do rabicho.

Aqui está uma tosqueira que acabei de fazer no Gimp. Acho que dá pra entender, e perceber como é simples.

[Imagem: carregador.jpg]

Qto à resistência, acredite, acaba sendo mais caro.
Um resistor de 50 Watts custa mais de R$ 10,00, é maior que uma lâmpada e esquenta pra burro. A lâmpada é mais barata e serve pra outras coisas quando a carga terminar.
E não se preocupe com a lâmpada. Ela vai de fato reduzir a tensão para a casa dos 15 volts e lembre-se: é exatamente este modelo de carregador que se vende nos supermercados e custa uns R$ 30,00.

[Completando]

A fase ou neutro da rede não importa pois os diodos se incumbem de só deixar passar para a lâmpada os ciclos positivos. Ou seja, nem precisa se preocupar em saber qual o fase da tomada, blz?
Digo não à peças roubadas!
Responder
#20
Valeu msm... Vou fazer um e deixar guardado para emergências. e para minha futura viagem a Argentina...

Abração e obrigado pelas dicas...

PS... o desenho ficou muito explicativo... deu p entender perfeitamente...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)