Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eixo do Pinhão
#31
O Atropelador soldou o pinhão dele no eixo, manda uma mp perguntando em que pé está.
Ele soldou no carnaval, aqui na minha oficina na USP.
Quem soldou foi o Rá, lembra? Vc estava junto kbçudinho :twisted: :twisted:

A idéia do Dalton é boa.
Soldando ele com a trava (coloca uma nova, 2 contos - pra manter ele no lugar exato),
quando vc for querer trocar o pinhão, com uma lixadeira vc come a solda e a trava, que é mais macia que o pinhão.
Sei lá, só espero não ter que passar por isso um dia... :oops: :oops:

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#32
Bom, eu quando tive uma xlx tive essa surpresa de encontrar o pinhão soldado no eixo , quase caí prá traz quando fiquei sabendo o preço para trocar o eixo , aí resolví soldar novamente , tirei a solda com carinho pra não estragar tudo coloquei o novo que custou 6 reais e metí solda , nunca mais tive problemas com relação troquei a moto depois de mais um ano de uso.

Agora estou com uma dúvida enorme a algus meses atrás percebí que o pinhão da minha sahara está meio frouxo mas está travado com a trava certinho , perguntei na oficina e um mecânico me disse que é normal , a dúvida é essa, é normal o pinhão ficar frouxo ou ele deveria estar 100% fixo no eixo, eu percebo que quando se engata alguma marcha , principalmente a primeira, a moto dá um tranco, eu acho que é por causa dessa folga, será que se eu travar o pinhão no eixo ela pára com essa frescura , alguém dá uma idéia aí.

abraços
Responder
#33
Martinez Escreveu:Soldando ele com a trava (coloca uma nova, 2 contos - pra manter ele no lugar exato),

Com a trava fica mais complicado soldar... eu até tentei deixar ela quando soldei a do nosso amigo. Mas é o que o Dalton falou... perdido já está mesmo....Na verdade o segredo não é meter solda para fixar o pinhão ao eixo e sim pontear a ponta do eixo para o pinhão não sair do eixo. No seu caso certamente não dará certo kabeçudinho mirim, já que não tem mais estrias.
Creio que dois pontos de solda contrapostos no capricho resolvem seu problema e facilitam na hora de remover a solda com uma lixadeira. Quando for trocar tenta remover a solda e se não conseguir troca o eixo.
Eu certamente faria isso...

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#34
Só lembrando que a trava vai entre o pinhao e o bloco,, e não na posição original. Ou seja,, antes de colocar o pinhão no eixo,, coloca-se a trava. Ela vai deixar o pinhão em uma posição alinhada com a coroa e vai servir de espaçador entre ele a carcaça..
Responder
#35
DALTON Escreveu:Só lembrando que a trava vai entre o pinhao e o bloco,, ..

Dessa eu não sabia, quem te ensinou isso tio?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#36
Martinez Escreveu:Dessa eu não sabia, quem te ensinou isso tio?


Um mecanico aqui de BSB.
Quando fui comprar o anel elástico para fixar o Pinhão,, ele me aconselhou a tirar ao máximo a folga do pinhão, para evitar o desgaste prematuro das ranhuras do eixo,,

Segundo ele,, esse é um problema comum na Sahara,, porque como a trava é de um material nao muito resistente,, o pinhão fica meio "bamba" sobre o eixo,, e quando ele fica muito solto, acaba causando o desgaste do material..

Com isso, eu seguí a sugestão dele,, de colocar uma trava entre o pinhão e a carcaça do motor,, e outro entre o pinhão e a trava,,


[Imagem: esquema_pinhao.gif]

Já rodei uns 10.000km e o pinhão está firme,, sem folga alguma.

No caso do justiceiro,, eu sugerí colocar somente a primeira trava e depois o pinhão,, e mandar ver na solda,, de preferência em dois pontos contrapostos, como sugeriu o Hamilton.
Responder
#37
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIII
eu ainda não sei se o pinhão precisa ficar 100% firme ou se pode haver alguma folga, o meu tem uma folga danada, mas está com a trava no lugar e funcionando bem !!!


alguém da uma luz??????????
Responder
#38
Matinez.... o eixo da Teneré é desse jeito mesmo.... tem uma porca na ponta....(tenho muita inveja desse sistema Cry ) muito simples e seguro...

Caramba, justo na quinta-feira não consegui acessar o forum (por tempo), só consegui responder a MP do Justiceiro ontem à noite.....
Quanto a solda feita no meu eixo de pinhão..... está lá firme até hoje.
E como minha relação ainda tem muita estrada pela frente, pretendo não mexer tão cedo..... mas sei que quando eu tiver que trocar a relação, aí terei que trocar o eixo tb.

O Justiceiro falou que não conseguiu fazer rosca dentro do eixo..... será que não seria possível fazer rosca por fora dele? Para se fazer algo como nas Tenerés?

Ei Clevison, eu acho que o correto é o pinhão ter um pequeno jogo, mas não muito, como se fosse somente um ajuste.... sei que tendo o meu pinhão soldado, minha relação vai acabar mais rápido do que o normal, mas..... Bom, agora com muuuuita folga eu acho que não é bom sinal....pode ser sinais de desgaste do eixo.... verifica direitinho a situação do teu eixo para não ter uma surpresa desagradável.

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)