Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Corrente de comando....
#41
CAlves:

também já fui a alguns mecânicos, sempre que posso levanto esta questão, e os que fui dizem que não devo comprar nada antes de ser examinado por eles... dizem que nem sempre é necessário trocar todo o conjunto.

num primeiro momento eu havia imaginado uma certa valorização por parte do mecânico da sua opinião a respeito das peças, mas comecei a pensar melhor e cheguei a conclusão que postei acima, sobre não existir desgaste no caracol, a não ser no tocante à mola, que com o tempo pode perder sua eficácia.

hoje estive novamente em um mecânico, conversei a este respeito e ele me disse que pode haver desgaste sim, e isso ocorre no eixo do braço tensor (caracol).
eu questionei, mas como desgaste em uma coisa que fica parada?

ele disse que embora aparentemente parado, o braço do tensor se movimenta um pouco, já que o eixo onde ele se apóia é justo para ele ir "girando" e dando tensão na corrente conforme necessário. (este "girando" seriam alguns milímetros)

e que devido a pressão sofrida pode sim danificar o eixo, ou até o braço tensor que criando uma folga ali onde se encaixam, podem ser que não fiquem perfeitamente adaptados exigindo sua troca.

achei bastante razoável a opinião e explicação deste mecânico, então acho que vou desmontar primeiro, avaliar as peças, e só depois trocar o que for necessário.
Responder
#42
É... tem razão...

Imagina a vibração do conjunto todo! Motor monocilíndrico vibra muito... agora imagina o eixo dentro do caracol... e isso vibrando, no caso da minha motoca, por 13 anos... 65000 km... gasta sim...

Eu colocaria novo... se desgastou um pouco o eixo, vou colocar uma corrente nova, a mola vai ter que pressionar um pouco mais para que o sistema fique justo... já que houve folga no eixo do tensor...

bom... como não é nada barato ficar abrindo o motor, vou trocar tudo mesmo...

abraços a todos...

Cláudio
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder
#43
FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA!
QUANDO COMPREI MINHA SAHARA, ELA ESTAVA BATENDO CORRENTE DE COMANDO. AO DESMONTAR E AVALIAR AS PEÇAS ACHEI QUE DEVERIA TROCAR APENAS A CORRENTE. POR "CAPRICHO" TROQUEI TAMBÉM A MOLA DO CARACOL (BRAÇO TENSOR). RODEI APROXIMADAMENTE 4000 Km E O BARULHO RETORNOU. AÍ TOMEI VERGONHA NA PORCARIA DA MINHA CARA :oops: E TROQUEI O BRAÇO TENSOR Big Grin Big Grin . DESCULPE, MAS QUANDO LEMBRO FICO DOIDO COMIGO MESMO. AS FOLGAS SUFICIENTES PARA COMPROMETER FUNCIONAMENTO PERFEITO DO CARACOL NEM SEMPRE SÃO VISÍVEIS. POR ISSO, ACONSELHO TROCAR O CONJUNTO (CORRENTE DID E BRAÇO TENSOR-HONDA, EIXO DO BRAÇO TENSOR-HONDA. E MOLA DO BRAÇO TENSOR-HONDA. O LEGAL É APRENDER COM O ERRO DOS OUTROS E NÃO COM OS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS.
ABRAÇOS
Responder
#44
Marcos saboya

realmente, acho que seu relato foi decisivo para minha tomada de posição...

os preços que encontrei na honda do conjunto completo de: braço tensor, eixo, mola, anel de vedação, é de 212,00.

seria o que eu economizaria se trocasse só a corrente, mas se só a corrente não resolver então numa eventual troca futura eu precisasse trocar este conjunto, então além dos mesmos 212,00 teria mais despesa ainda com mão de obra, tempo na oficina, busca das peças na consessionária...
isso se chama economia boba.

então vou comprar logo o conjunto todo e pelo menos fico com a consciência tranquila, sabendo que é tudo novo e original!

valeu!
Responder
#45
TEM MAI9S UMA PARADA QUE EU ESTAVA ESQUECENDO, TOMARA QUE AINDA DE TEMPO, NO MAIA EM COPACABANA OS PREÇOS SÃO BEM EM CONTA. ELE TEM ESSE MATERIAL ORIGINAL HONDA. MAS ELE SÓ TRABALHA COM DINHEIRO. NÃO LEMBRO AGORA O NOME DA RUA, É SÓ PERGUNTAR LÁ QUE TODO MUNDO CONHECE.
ABRAÇOS
Responder
#46
POIS É....EU SÓ TROQUEI O TENSOR (CARACOL), HÁ DUAS SEMANAS. NO COMEÇO O BARULHO PAROU....ONTEM COMEÇOU DE NOVO BEM BAIXINHO, MAS É ELE, SIM :x O MECANICO ME DIZ QUE A CORRENTINHA ESTAVA BOA, QUE ERA SÓ TROCAR O TENSOR E O PINO, AQUELE QUE É VISTO POR FORA, EU ACHEI QUE O PINO ESTAVA "NOVO",E NAO TROQUEI, SERÁ ELE O PROBLEMA?

NO TESTE QUE FIZEMOS FORA DO MOTOR, O PINO ENCAIXOU SEM FOLGA NO TENSOR. MAS....VAI SABER, NE?
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#47
POIS É. NO MEU CASO TAMBÉM NÃO HAVIA DESGASTE APARENTE NO BRAÇO TENSOR MAS QUE O BICHINHO ESTAVA APRESENTANDO PROBLEMA, ISSO ESTAVA.
OU SEJA APARENTEMENTE ESTAVA BOM. MAS DESCOBRI QUE PARENTE MENTE PACAS :evil: :evil:
Responder
#48
marcos saboya

não comprei ainda, estou esperando virar o mes para entrar um dindin legal e ai efetuar a compra.

sempre ouvi falar do maia peças, em copa, mas nunca fui lá nem sei onde fica.

já ouvi de mecânicos que as peças do maia não são originais... outros dizem que ele trabalha sim com peças originais.

um outro argumentou que as peças honda são vendidas só em suas consessionárias, portanto outras lojas como o maia não teriam originais e sim cópias... caramba, que confusão né?

e ai, será que lá tem realmente peças originais com um preço mais acessível que na consessionária?

quem já comprou lá, pode dar tais informações, e o endereço também se lembrar?
Responder
#49
BigLouis Escreveu:E ai Saharentos...

Então, ja vi que tem tópicos sobre corrente de comando, mas recentemente vi um tópico na comunidade da Sahara no Orkut que me deixou meio preocupado, visto que provavelmente precisarei trocar minha corrente de comando em breve, então resolvi abrir outro tópico.

Vou colar o post da comunidade em seguida:

"Corrente de Comando tomem cuidado!!!

Precisei trocar a corrente de comando da minha, a principio compre na moto peças próximo de casa uma corrente original da honda (R$ 155,00), quando entreguei a peça para o mecânico, o mesmo pediu para devolver, pois a peça se comparava a qualidade de marcas paralelas, achei que a peça éra falsificada, então fui a praticamente todas as concessionária honda de São Paulo, e todas as peças eram idênticas a esta primeira que eu tinha comprado, finalmente encontrei a legitima corrente original (paguei R$ 170,00), que realmente é bem mais reforçada que as que estão sendo vendidas nas concessionárias.
Fiquei indiguinado, pois a cada ano que passa você paga mais caro nas peças e a qualidade diminui muito, então se precisarem trocar a corrente de comando procurem as fabricações mais antigas (Código 14401-414-014) que os pinos dos elos são bem mais grossos e vem com a letra M em cada elo.
Espero que esta informação seja util a todos.

Abraços."

E tem mais um do mesmo cara:

"Peço desculpas não ter sido tão claro, mas hoje o fabricante de corrente de comando da honda é apenas a DID e a qualidade da DID é inferior comparando com o antigo fabricante, já esta corrente que comprei (antigo fabricante), foi na Snoop moto peças (VL. Guilherme São Paulo), que arrematou este lote quando a honda trocou de fabricante aprox. em 2002.
Já nem adiantou questionar a honda pois agora só existe a corrente da DID na honda onde automaticamente acaba sendo a "original", só que com certeza a honda trocou para DID para faturar mais em cima da gente.
As caracteristicas da antiga peça original da honda são:

A embalagem é um plastico grosso, e não esta escrito corrente de comando, e sim o código 14401-414-014,
Na peça a parte superior da corrente é totalmente lisa, já a da DID tem um corte,
Os pinos dos elos são bem mais reforçados e em cada elo tem a letra M.

Abraços."

Gostaria de saber a veracidade dessa informação, pois não quero entrar numa fria!!!

"Big" Abraços!!!
Moto Grupo Sahara Maníacos Mototurismo.
Mototurismo entre amigos!!!
Responder
#50
Ahá!!! Troquei a minha!

Parei na oficina do Lico (mecânico muito bom, indicado pelo JOE), e realmente tive que trocar o kit todo. Mas a moto ficou outra! Parece que o motor é elétrico de tão silencioso que ficou!!!

Abraços a todos!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)