Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Amaciar o Motor
#11
Entao nao é normal o que está acontecendo com a minha Sara? Confusedhock:
E tudo isso por um pistaozinho de nada? Sad
Bom, mas algo melhorou, antes as rotaçoes eram muito altas, agora acho que o motor vai sem forçar, e nao está fumaçando. Smile
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#12
Nao adianta, ontem andei 200 km, de Itaquirai a Dourados, velocidade maxima 120 km p/h a 7000 rpm. Reduzia a quinta marcha, a rotacao ia para 8000 rpm.
será que sou eu que nao sei escalonar as marchas? será a embragem, discos gastos?
um mecanico me diz que pode ser até mesmo a carburação.
a parte eletrica pode influenciar? Confusedhock: bateria ruim, altera o funcionamento da vela?
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#13
Edu, pelo amor de Deus, tu acabou de retificar o cilindro, colocou anéis novos, deve ter
feito cabeçote, não pode fazer isso amigo.
Nos primeiros 1000 km nada de rotação acima de 5000 rpm, nada de forçar o motor, nada de trancos,
acelerações bruscas, nada de esticar marchas, você está fazendo coisa errada amigo.

Ande corretamente durante o amaciamento, você vai aumentar consideravelmente a durabilidade do motor.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#14
pastor_edu Escreveu:troquei o pistao e os aneis, passei do standar para 0.50 pistao, troquei tensor da correntinha, e retentores das valvulas.
A moto chega aos 120 km,na 6 marcha, a 7.000 rotaçoes e para, dali para chegar aos 140, só com vento a favor, linha reta, quase descida.

isso é normal?

Primeira retífica e passou para 0.50???
Se foi isso mesmo foi muito... Na primeira retífica normalmente passa-se para 0.25...
E, rodando dessa forma, vai voltar pra bancada rapidinho... Manera aí se não quiser ter que refazer tudo outra vez...
Responder
#15
Demolisher Escreveu:
pastor_edu Escreveu:troquei o pistao e os aneis, passei do standar para 0.50 pistao, troquei tensor da correntinha, e retentores das valvulas.
A moto chega aos 120 km,na 6 marcha, a 7.000 rotaçoes e para, dali para chegar aos 140, só com vento a favor, linha reta, quase descida.

isso é normal?

Primeira retífica e passou para 0.50???
Se foi isso mesmo foi muito... Na primeira retífica normalmente passa-se para 0.25...
E, rodando dessa forma, vai voltar pra bancada rapidinho... Manera aí se não quiser ter que refazer tudo outra vez...

dae demolisher....
td blz???
a minha tambem a 1ª retifica saiu de standart pra 0.50 direto por problemas de valas no cilindro.....
pra mim o mecanio disse q os primeiros 1000 km da de mante ateh 6000 rpm na boa....se for anda mais q isso....soh por alguns segundos, tipo uma ultrapassagem q o cara precisa mais do motor....porque se mante ele vai volta pra oficina rapidaum.....
e depois deses 1000 km o cara pode ir voltando a andar como nas antigas gradativamente q o motor aguenta sussegado.....

vamos ver
faltam 200 km pra fexa os 1000 e ateh agora nda de estranho...o motor ta q ta redondinho.....

vamos ver de agora pra mais pra frente....

abraços
Responder
#16
Beleza, irmãozinho! Big Grin
É por isso que eu estranhei, a não ser em casos específicos, como foi o seu, o normal é que ao sair do standart o motor seja passado para 0.25, e, numa segunda retífica para 0.50...
O motor da Sahara, é um motor extremamente resistente e durável e, rodando com os cuidados de manutenção em dia, dificilmente vai dar problemas...
Seu mecânico está muito certo no que disse, e você mais ainda em seguir as recomendações, porque, depois, para fazer uma "gracinha"quem vai arcar com o prejuízo é o seu bolso, e nós sabemos que não sai barato, né? hehehehehehe...
Responder
#17
Na minha opinião, o manual e os mecânicos, dizem para "amaciar o motor" pois não querem que o mesmo ferre ainda na garantia.
Pessoal, amaciar motor é coisa dos anos 70, ou em motores de grande torque como de caminhões, o amaciamento feito é principalmente para assentar as bronzinas, com a tecnologia atual, as bronzinas já são praticamente perfeitas, e bronzinas é coisa que nas Saharas não existe, quando reitficavam motores a ar WV as bronzinas, o cilindro e os encaixes no virabrequim tinham que ser levemente lixados com grão 1200, para ajudar o assentamento das peças, e mesmo assim o motor no início ficava pessado...

Acho que acontece com a moto do colega Pastor e falta de compressão do cilindro, o que uma boa oficina pode medir com o equipamento correto, ou simples desregulagem...

Sinceramente acho que amaciar motor é lenda... principalmente em motos , faça o serviço em uma boa oficina, ande normalmente com a monstrenga e se der problema exija a garantia
Responder
#18
Caro jamesleepotta, blz?

Olha lenda ou não, lembro da yamaha que meu irmão tirou zero bala e no período definido como de amaciamento exagerava nas rotações elevadas, muito embora tenha feito as trocas de óleo antes do período recomendado e o motor fumou com menos de um ano e meio.

E não foi falta de óleo pq eu acompanhava o nível da moto dele constantemente.

como a retífica do motor da Sahara não deve ser muito barato( se alguem puder me dizer quanto gastou eu agradeceria) eu francamente vou optar por respeitar as recomendações dos fabricantes.
Em todo caso é melhor preveni né? Big Grin
Responder
#19
João Paulo Escreveu:Caro jamesleepotta, blz?

Olha lenda ou não, lembro da yamaha que meu irmão tirou zero bala e no período definido como de amaciamento exagerava nas rotações elevadas, muito embora tenha feito as trocas de óleo antes do período recomendado e o motor fumou com menos de um ano e meio.

E não foi falta de óleo porque eu acompanhava o nível da moto dele constantemente.

como a retífica do motor da Sahara não deve ser muito barato( se alguem puder me dizer quanto gastou eu agradeceria) eu francamente vou optar por respeitar as recomendações dos fabricantes.
Em todo caso é melhor preveni né? Big Grin

olha ....quando fiz a parete de cima da minha sassa, gatei 300 dinheiros td...mao de obra, peças originais honda, retifica, etc....
relativemente pbararto...mas putz...fik 1 semana e pouco sem anda com a sassa dai eh judiação d+

abraços
Responder
#20
João Paulo Escreveu:Caro jamesleepotta, blz?

Olha lenda ou não, lembro da yamaha que meu irmão tirou zero bala e no período definido como de amaciamento exagerava nas rotações elevadas, muito embora tenha feito as trocas de óleo antes do período recomendado e o motor fumou com menos de um ano e meio.

E não foi falta de óleo porque eu acompanhava o nível da moto dele constantemente.

como a retífica do motor da Sahara não deve ser muito barato( se alguem puder me dizer quanto gastou eu agradeceria) eu francamente vou optar por respeitar as recomendações dos fabricantes.
Em todo caso é melhor preveni né? Big Grin

Tudo blz João Paulo... Smile Smile
É, sabia que iria causar polémica, essa era a intenção, rsrsrsrsrs Big Grin Big Grin Big Grin , a grande verdade é que quero me convencer que estou errado Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: , pois nunca ouvi uma explicação convincente, já retifiquei motores que carros, motos, já tive carro zero e nunca tive nenhum cuidado em amaciar, sempre andei normalmente e não tive problemas, tive um celta VHC do qual sempre andei na estrada, no meu trabalho viajo muito, ou seja, trocando marcha de 4000 a 5000 rpm o que é muito pra um carro, rodei 210 mil sem encostar uma chave no motor e o vendi em perfeito estado.
Entendo o ponto de vista que prevenir não custa, quando fiz o cabeçote da minha menina tive um estremo cuidado nos primeiros km's, até porque foi eu quem montou, porém também tenho outro ponto de vista, se for para dar problema que seja na garantia, não que se deva levar ao limite do motor, mas andar como se costuma, normalmente....
obrigado por responder, sei que ainda vão me convencer que estou errado, e no fundo é isso que eu quero...rsrsrsrs Big Grin Big Grin Big Grin
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)