15-12-2006, 02:00 PM
Eaê galera..
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.
Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,
O principio é o mesmo do projeto do Miguel,, utilizando o mesmo reservatório de fusca,,,mas diferindo no que se refere na posição do mesmo e tipo de registro.
Eu optei por colocar o reservatório no interior da carenagem dianteira, no lado esquerdo,, fixando-o em dois pontos no suporte do radiador de óleo. Os motivos: primeiro, porque eu utilizo um espaço que ao meu ver nao serve para nada; segundo porque "esconde" o reservatório,, preservando a estética, e, finalmente, porque facilita a colocação/reposição do óleo no mesmo,, bastando um funil alongado por um tubo.
Com relação ao registro, optei por um registro de gás fabricado pela Aliança e um redutor , facilmente encontrados nas lojas de ferragem
Abaixo o registro e o redutor montados...
... e o conjunto com o suporte de fixação. Esse nao tem jeito,,, tem que ser dimencionado e confeccionado pelo saharento, assim como a braçadeira e os suportes do reservatório...
Optei por prender o registro no mesmo parafuso que prende o suporte da carenagem esquerda...
... para facilitar o acesso em movimento.
Quando da abertura total (posição "A") o fluxo do óleo é contínuo, ideal para lubrificação em velocidade média (60/70 km/h), enquanto na posição "B" o óleo vai gotejar, ideal para a lubrificação em baixa velocidade (até 20 km/h).
Fixação da ponta do tubo
Os amigos podem notar na foto acima, que eu enfiei no interior do tubo, um pedaço de aproximadamente 3 cm de um cano de cobre,, desses usados em refrigeração, para dar rigidez e para garantir a fixação da ponta do tubo.
A ponta do tubo está aproximadamente a 1,5 / 2 cm da corrente.
Eu optei por uma mangueira de parede mais grossa (Goodyear SIPIRAFLEX WINGFOOT PT 300 de 1/4"), e tenho utilizado óleo 90.
Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.
Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,
O principio é o mesmo do projeto do Miguel,, utilizando o mesmo reservatório de fusca,,,mas diferindo no que se refere na posição do mesmo e tipo de registro.
Eu optei por colocar o reservatório no interior da carenagem dianteira, no lado esquerdo,, fixando-o em dois pontos no suporte do radiador de óleo. Os motivos: primeiro, porque eu utilizo um espaço que ao meu ver nao serve para nada; segundo porque "esconde" o reservatório,, preservando a estética, e, finalmente, porque facilita a colocação/reposição do óleo no mesmo,, bastando um funil alongado por um tubo.
Com relação ao registro, optei por um registro de gás fabricado pela Aliança e um redutor , facilmente encontrados nas lojas de ferragem
Abaixo o registro e o redutor montados...
... e o conjunto com o suporte de fixação. Esse nao tem jeito,,, tem que ser dimencionado e confeccionado pelo saharento, assim como a braçadeira e os suportes do reservatório...
Optei por prender o registro no mesmo parafuso que prende o suporte da carenagem esquerda...
... para facilitar o acesso em movimento.
Quando da abertura total (posição "A") o fluxo do óleo é contínuo, ideal para lubrificação em velocidade média (60/70 km/h), enquanto na posição "B" o óleo vai gotejar, ideal para a lubrificação em baixa velocidade (até 20 km/h).
Fixação da ponta do tubo
Os amigos podem notar na foto acima, que eu enfiei no interior do tubo, um pedaço de aproximadamente 3 cm de um cano de cobre,, desses usados em refrigeração, para dar rigidez e para garantir a fixação da ponta do tubo.
A ponta do tubo está aproximadamente a 1,5 / 2 cm da corrente.
Eu optei por uma mangueira de parede mais grossa (Goodyear SIPIRAFLEX WINGFOOT PT 300 de 1/4"), e tenho utilizado óleo 90.
Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.