Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lubrificador de corrente by Dalton
#1
Eaê galera..
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.

Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,

O principio é o mesmo do projeto do Miguel,, utilizando o mesmo reservatório de fusca,,,mas diferindo no que se refere na posição do mesmo e tipo de registro.

Eu optei por colocar o reservatório no interior da carenagem dianteira, no lado esquerdo,, fixando-o em dois pontos no suporte do radiador de óleo. Os motivos: primeiro, porque eu utilizo um espaço que ao meu ver nao serve para nada; segundo porque "esconde" o reservatório,, preservando a estética, e, finalmente, porque facilita a colocação/reposição do óleo no mesmo,, bastando um funil alongado por um tubo.
[Imagem: Reservatorio1.jpg]
[Imagem: Reservatrio2.jpg]

Com relação ao registro, optei por um registro de gás fabricado pela Aliança e um redutor , facilmente encontrados nas lojas de ferragem
[Imagem: Registro.jpg]

Abaixo o registro e o redutor montados...
[Imagem: RegistroMontado.jpg]

... e o conjunto com o suporte de fixação. Esse nao tem jeito,,, tem que ser dimencionado e confeccionado pelo saharento, assim como a braçadeira e os suportes do reservatório...
[Imagem: Registrocomsuporte.jpg]

Optei por prender o registro no mesmo parafuso que prende o suporte da carenagem esquerda...
[Imagem: MontadoSemCarenagem.jpg]

... para facilitar o acesso em movimento.
[Imagem: MontadoFinal1.jpg]
Quando da abertura total (posição "A") o fluxo do óleo é contínuo, ideal para lubrificação em velocidade média (60/70 km/h), enquanto na posição "B" o óleo vai gotejar, ideal para a lubrificação em baixa velocidade (até 20 km/h).

Fixação da ponta do tubo
[Imagem: LateralTubo.jpg]
Os amigos podem notar na foto acima, que eu enfiei no interior do tubo, um pedaço de aproximadamente 3 cm de um cano de cobre,, desses usados em refrigeração, para dar rigidez e para garantir a fixação da ponta do tubo.


A ponta do tubo está aproximadamente a 1,5 / 2 cm da corrente. [Imagem: TuboLubrificante.jpg]


Eu optei por uma mangueira de parede mais grossa (Goodyear SIPIRAFLEX WINGFOOT PT 300 de 1/4"), e tenho utilizado óleo 90.

Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.
Responder
#2
Qsue issoOOOOOOOOOOOOO... nem a GM ou a FORD faria algo assim.

Parabéns.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Muuuuuuuito Legal!!!!!!

Acho que eu quero tbémmmmmm...

Abração e Parabéns pela gambi...
Responder
#4
tá muito bem feito o negócio todo!

e tb tá muito bem documentado!

SUPLETIVO de primeira qualidade...

parabéns! Big Grin
Responder
#5
Parabéns cara!!! Fiquei babando, com a torneirinha na posição "A", fluxo contínuo de baba!

Abraços!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
Responder
#6
Muito legal mesmo, ficou show de bola.
Tá até melhor do que o LubJet......rs

Tenho um LubJet na minha Sahara, funciona bem, o único problema é o reservatório que é pequeno, e o preço que é bem salgado.

Sorte que já veio na menina, herança do antigo dono...rs
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#7
DALTON Escreveu:Eaê galera..
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.

Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,
Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.

Excelente seu projeto

Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo.
Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente.
Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara

Elvis - Porto Alegre - RS
Responder
#8
PARABENS, gostei de ver que minha idéia levou frutos ao amigo.
Mas ainda não tirei fotos da parte aperfeiçoada do projeto. Substitui o reservatório do fusca pela caixa de ferramentas original, fechei abaixo da tampa com acrílico, silicone e dois parafusinhos, e na parte mais baixa coloquei um tubo de silicone sob pressão direto na torneirinha de aquário...até hoje funciona perfeitamente...mas mesmo assim parabéns!
Responder
#9
Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo.
Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente.
Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara

Elvis - Porto Alegre - RS[quote]
Tem rasão , mas esse sistema eu uso esse sistema como uma solução para viajens onde temos que diminuir ao máximo a bagagem, assim não corremos o risco de vasamento. Mesmo em viagem de 500 km em 500km librifico, e de a cada 1500 paro num posto e pago para limpar a corrente, depois deixo gotejar bem lentamente, tendo certeza de passa para a parte de baixo da corrente, usando no reservatório óleo 90, de caixa de marcha... junto com o esticador notei uma sobrevida do conjunto de transmissão na faixa de 40%
Responder
#10
Faço minhas as palavras do Miguelfialho
Eu uso o sistema para viagens, acima de 200 km no asfalto,, ou em intervalos menores qdo em estradas de terrade terra (o que nao falta aqui no Centro Oeste)
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)