![]() |
Lubrificador de corrente by Dalton - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Gambitech (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=37) +--- Tópico: Lubrificador de corrente by Dalton (/showthread.php?tid=421) |
Lubrificador de corrente by Dalton - DALTON - 15-12-2006 Eaê galera.. Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês. Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,, O principio é o mesmo do projeto do Miguel,, utilizando o mesmo reservatório de fusca,,,mas diferindo no que se refere na posição do mesmo e tipo de registro. Eu optei por colocar o reservatório no interior da carenagem dianteira, no lado esquerdo,, fixando-o em dois pontos no suporte do radiador de óleo. Os motivos: primeiro, porque eu utilizo um espaço que ao meu ver nao serve para nada; segundo porque "esconde" o reservatório,, preservando a estética, e, finalmente, porque facilita a colocação/reposição do óleo no mesmo,, bastando um funil alongado por um tubo. ![]() ![]() Com relação ao registro, optei por um registro de gás fabricado pela Aliança e um redutor , facilmente encontrados nas lojas de ferragem ![]() Abaixo o registro e o redutor montados... ![]() ... e o conjunto com o suporte de fixação. Esse nao tem jeito,,, tem que ser dimencionado e confeccionado pelo saharento, assim como a braçadeira e os suportes do reservatório... ![]() Optei por prender o registro no mesmo parafuso que prende o suporte da carenagem esquerda... ![]() ... para facilitar o acesso em movimento. ![]() Quando da abertura total (posição "A") o fluxo do óleo é contínuo, ideal para lubrificação em velocidade média (60/70 km/h), enquanto na posição "B" o óleo vai gotejar, ideal para a lubrificação em baixa velocidade (até 20 km/h). Fixação da ponta do tubo ![]() Os amigos podem notar na foto acima, que eu enfiei no interior do tubo, um pedaço de aproximadamente 3 cm de um cano de cobre,, desses usados em refrigeração, para dar rigidez e para garantir a fixação da ponta do tubo. A ponta do tubo está aproximadamente a 1,5 / 2 cm da corrente. ![]() Eu optei por uma mangueira de parede mais grossa (Goodyear SIPIRAFLEX WINGFOOT PT 300 de 1/4"), e tenho utilizado óleo 90. Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%. - Martinez - 17-12-2006 Qsue issoOOOOOOOOOOOOO... nem a GM ou a FORD faria algo assim. Parabéns. Abraços. - Douglas Torres - 17-12-2006 Muuuuuuuito Legal!!!!!! Acho que eu quero tbémmmmmm... Abração e Parabéns pela gambi... - O Indomado - 17-12-2006 tá muito bem feito o negócio todo! e tb tá muito bem documentado! SUPLETIVO de primeira qualidade... parabéns! ![]() - calves - 10-01-2007 Parabéns cara!!! Fiquei babando, com a torneirinha na posição "A", fluxo contínuo de baba! Abraços! - sapulha - 11-01-2007 Muito legal mesmo, ficou show de bola. Tá até melhor do que o LubJet......rs Tenho um LubJet na minha Sahara, funciona bem, o único problema é o reservatório que é pequeno, e o preço que é bem salgado. Sorte que já veio na menina, herança do antigo dono...rs Re: Lubrificador de corrente by Dalton - Weber - 16-01-2007 DALTON Escreveu:Eaê galera.. Excelente seu projeto Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo. Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente. Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara Elvis - Porto Alegre - RS - Miguelfialho - 09-03-2007 PARABENS, gostei de ver que minha idéia levou frutos ao amigo. Mas ainda não tirei fotos da parte aperfeiçoada do projeto. Substitui o reservatório do fusca pela caixa de ferramentas original, fechei abaixo da tampa com acrílico, silicone e dois parafusinhos, e na parte mais baixa coloquei um tubo de silicone sob pressão direto na torneirinha de aquário...até hoje funciona perfeitamente...mas mesmo assim parabéns! - Miguelfialho - 09-03-2007 Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo. Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente. Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara Elvis - Porto Alegre - RS[quote] Tem rasão , mas esse sistema eu uso esse sistema como uma solução para viajens onde temos que diminuir ao máximo a bagagem, assim não corremos o risco de vasamento. Mesmo em viagem de 500 km em 500km librifico, e de a cada 1500 paro num posto e pago para limpar a corrente, depois deixo gotejar bem lentamente, tendo certeza de passa para a parte de baixo da corrente, usando no reservatório óleo 90, de caixa de marcha... junto com o esticador notei uma sobrevida do conjunto de transmissão na faixa de 40% - DALTON - 09-03-2007 Faço minhas as palavras do Miguelfialho Eu uso o sistema para viagens, acima de 200 km no asfalto,, ou em intervalos menores qdo em estradas de terrade terra (o que nao falta aqui no Centro Oeste) |