Sahara Maniacos

Versão completa: Lubrificador de corrente by Dalton
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Eaê galera..
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.

Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,

O principio é o mesmo do projeto do Miguel,, utilizando o mesmo reservatório de fusca,,,mas diferindo no que se refere na posição do mesmo e tipo de registro.

Eu optei por colocar o reservatório no interior da carenagem dianteira, no lado esquerdo,, fixando-o em dois pontos no suporte do radiador de óleo. Os motivos: primeiro, porque eu utilizo um espaço que ao meu ver nao serve para nada; segundo porque "esconde" o reservatório,, preservando a estética, e, finalmente, porque facilita a colocação/reposição do óleo no mesmo,, bastando um funil alongado por um tubo.
[Imagem: Reservatorio1.jpg]
[Imagem: Reservatrio2.jpg]

Com relação ao registro, optei por um registro de gás fabricado pela Aliança e um redutor , facilmente encontrados nas lojas de ferragem
[Imagem: Registro.jpg]

Abaixo o registro e o redutor montados...
[Imagem: RegistroMontado.jpg]

... e o conjunto com o suporte de fixação. Esse nao tem jeito,,, tem que ser dimencionado e confeccionado pelo saharento, assim como a braçadeira e os suportes do reservatório...
[Imagem: Registrocomsuporte.jpg]

Optei por prender o registro no mesmo parafuso que prende o suporte da carenagem esquerda...
[Imagem: MontadoSemCarenagem.jpg]

... para facilitar o acesso em movimento.
[Imagem: MontadoFinal1.jpg]
Quando da abertura total (posição "A") o fluxo do óleo é contínuo, ideal para lubrificação em velocidade média (60/70 km/h), enquanto na posição "B" o óleo vai gotejar, ideal para a lubrificação em baixa velocidade (até 20 km/h).

Fixação da ponta do tubo
[Imagem: LateralTubo.jpg]
Os amigos podem notar na foto acima, que eu enfiei no interior do tubo, um pedaço de aproximadamente 3 cm de um cano de cobre,, desses usados em refrigeração, para dar rigidez e para garantir a fixação da ponta do tubo.


A ponta do tubo está aproximadamente a 1,5 / 2 cm da corrente. [Imagem: TuboLubrificante.jpg]


Eu optei por uma mangueira de parede mais grossa (Goodyear SIPIRAFLEX WINGFOOT PT 300 de 1/4"), e tenho utilizado óleo 90.

Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.
Qsue issoOOOOOOOOOOOOO... nem a GM ou a FORD faria algo assim.

Parabéns.

Abraços.

Douglas Torres

Muuuuuuuito Legal!!!!!!

Acho que eu quero tbémmmmmm...

Abração e Parabéns pela gambi...
tá muito bem feito o negócio todo!

e tb tá muito bem documentado!

SUPLETIVO de primeira qualidade...

parabéns! Big Grin
Parabéns cara!!! Fiquei babando, com a torneirinha na posição "A", fluxo contínuo de baba!

Abraços!
Muito legal mesmo, ficou show de bola.
Tá até melhor do que o LubJet......rs

Tenho um LubJet na minha Sahara, funciona bem, o único problema é o reservatório que é pequeno, e o preço que é bem salgado.

Sorte que já veio na menina, herança do antigo dono...rs

Weber

DALTON Escreveu:Eaê galera..
Eu quero registrar o quanto me orgulho de fazer parte desse grupo maravilhoso e do quanto a opinião de todos vcs foram importantes na hora de decidir pela Sahara.. Apesar de postar pouco,, entrar no forum e dar uma xeretada no que é postado se tornou parte da minha rotina diária e praticamente tudo o que sei dessa maquina maravilhosa eu devo a vocês.

Quero deixar aqui a minha modesta contribuição,, com um lubrificador de corrente que aperfeiçoei a partir do projeto do saharento Miguelfialho,,
Já rodei 1000 km com a gambitech e tem funcionado 100%.

Excelente seu projeto

Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo.
Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente.
Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara

Elvis - Porto Alegre - RS

Miguelfialho

PARABENS, gostei de ver que minha idéia levou frutos ao amigo.
Mas ainda não tirei fotos da parte aperfeiçoada do projeto. Substitui o reservatório do fusca pela caixa de ferramentas original, fechei abaixo da tampa com acrílico, silicone e dois parafusinhos, e na parte mais baixa coloquei um tubo de silicone sob pressão direto na torneirinha de aquário...até hoje funciona perfeitamente...mas mesmo assim parabéns!

Miguelfialho

Só gostaria de fazer uma observação:a corrente de transmissão somente deve ser lubrificada no sentido interno>externo.
Ou seja seu purgador deveria ficar dentro da volta da corrente.
Esta informação acompanha inclusive o Manual de Serviço da Sahara

Elvis - Porto Alegre - RS[quote]
Tem rasão , mas esse sistema eu uso esse sistema como uma solução para viajens onde temos que diminuir ao máximo a bagagem, assim não corremos o risco de vasamento. Mesmo em viagem de 500 km em 500km librifico, e de a cada 1500 paro num posto e pago para limpar a corrente, depois deixo gotejar bem lentamente, tendo certeza de passa para a parte de baixo da corrente, usando no reservatório óleo 90, de caixa de marcha... junto com o esticador notei uma sobrevida do conjunto de transmissão na faixa de 40%
Faço minhas as palavras do Miguelfialho
Eu uso o sistema para viagens, acima de 200 km no asfalto,, ou em intervalos menores qdo em estradas de terrade terra (o que nao falta aqui no Centro Oeste)
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