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Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00
#1
Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico.
É o seguinte:
Troquei o braço de freio tras da sassa,aquele que vai preso ao eixo que movimenta a lona de freio, por um da CG 125. O da CG é mais comprido uns 5 cm, sabendo-se que esse braço faz a vez de uma alavanca, e q, quanto maior o alavanca menos força precisa pra movimenta-la, fiz essa experiencia e deu certo, melhorou sensivelmente a frenagem.Existe ainda de outras motos a venda, maior ou menor, fik a criterio de cada um pela questão da estética.

vou providenciar as fotos, mas acho q nao tem segredo,foi super fácil e custou somente cinco reais, uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.

Um abraço
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#2
Andarilho Escreveu:uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.
Que não vale nada, sinceramente, eu não troco o tambor da Sahara pelo disco da Falcon. Pra ficar legal tem que ser um disco maior.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

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Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

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#3
Andarilho Escreveu:Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico.
É o seguinte:
Troquei o braço de freio tras da sassa,aquele que vai preso ao eixo que movimenta a lona de freio, por um da CG 125. O da CG é mais comprido uns 5 cm, sabendo-se que esse braço faz a vez de uma alavanca, e que, quanto maior o alavanca menos força precisa pra movimenta-la, fiz essa experiencia e deu certo, melhorou sensivelmente a frenagem.Existe ainda de outras motos a venda, maior ou menor, fik a criterio de cada um pela questão da estética.

vou providenciar as fotos, mas acho que não tem segredo,foi super fácil e custou somente cinco reais, uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.

Um abraço

A idéia parece boa, mas.....

Pergunto:
Com o braço da alavanca maior, maior será o movimento necessário para frenagem, certo???

Desta forma, ou você terá que "pisar mais fundo" ou então deixará as lonas de freio
mais próximas do cubo, o que pode trazer problemas, caso não esteja realmente afastado!!!
Se as lonas estiverem encostando pouca coisa no cubo, com o "andar da carruagem"
a roda aquecerá e poderá até trancar, na pior das hipóteses.
Por isso, chamo a atenção para que a coisa seja muito bem feita e
tome-se o cuidado de regular corretamente todo o sistema!

Minha opinião!

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
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#4
Boa Andarilho!

Acho o freio traseiro da sahara pouco eficiente.

Se você realmente achou que ficou melhor, acho que vou aderir.

Se der, coloca fotos aí.

Abraço.
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#5
A vareta não fica muito baixa não?
Pergunto isso porque quem usa sahara na trilha transfere a vareta para a parte
de cima do quadro elástico, e isso usando o conjunto original.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#6
Se achar que a vareta vai ficar muito baixa, é só montar como a minha, com o garfo para cima...
Funciona da mesma forma ou até melhor.
Só me preocupa uma coisa, a minha já freia bem assim, se ficar melhor, vai travar a roda toda hora...

abraços
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
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#7
Pois então...
Ela não ficou muito baixa, nos primeiros dias eu até achava esquisito (no começo o q é novo soa estranho), mas depois eu até esqueci, e, qto ao "design" da Sahara, meus amigos, motoqueiros de longa data, inclusive alguns deles ex-sassa, nem repararam na moto.Sinal q naum ficou assim uma "aberração".
Sobre as fotos, minha digital pifou, e foto do celular sabe como é a qualidade né :x ,portanto vou ver se empresto a do meu mano e ai coloco pra gte ver.
Pessoal, foi só uma idéia maluca q tive qdo vi um colega soldando um braço de embreagem de um chevrolet antigo pra se fazer menos força e ficar mais "macia" , ai experimentei, e deu certo.
resumindo: Fiz uma experiencia, q pra mim deu certo e resolvi passar adiante, mas todos tem o direito de opinar e discordar.
Um abraço a tds e boa semana!
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#8
E o que o Piske questionou é verdade?
Tem mesmo que movimentar o pedal do freio
por um espaço maior para conseguir frear?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#9
E o que o Piske questionou é verdade?
Tem mesmo que movimentar o pedal do freio
por um espaço maior para conseguir frear?


Olha só Martinez, acredito que o q o Piske disse tem fundamento, mas estou usando como usava antes (*depois que piso no freio, +-2 cm de afundamento do pedal e a moto começa a parar), mas como sempre usei a regulagem assim, acredito q eu não possa fazer essa avaliação.
A respeito da duração das lonas, acredito q não tenha um desgaste maior significativo, pq pode ser (*eu disse pode ser) que o freio se tornando mais eficaz diminua o desgaste.
Resumindo:
O "meu" freio melhorou uns 50%, isso é fato!
A força que eu fazia para a moto parar é incrivelmente menor, isso é fato!
Agora, qto a possivel diminuição da vida útil do conjunto, penso q não terá uma mudança significativa, mas infelizmente não posso afirmar nada.
O que posso fazer, ja que uso a moto no dia a dia na cidade, e uso nos fds para lazer, inclusive com pequenas viagens, é prometer de pé junto q ao menor sinal de problemas, vou avisar ao amigos,e , enquanto isso os demais interessados, aguardam ou conversam com seu mecânico de confiança. Vamos trocar idéias, quem sabe com uma informação aqui, outra ali, de tudo certo.
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#10
Gosto de idéias novas e vou experimentar esta também Big Grin
É certo que o curso do pedal vai ficar um pouco maiór, mas com uma regulagem do freio bem feita talvez não seja problema (respondo depois do teste)
Quanto a sensibilidade, é só questão de adaptação pessoal (isso é rápido)
Freio inseguro, pelo contrário, não é porque ele vai ficar mais macio (leve) que vai ficar inseguro. E quando estiver com garupa deve ficar uma beleza.
Também descarto desgate prematuro dos componentes pois a alavanca maiór só te ajuda a fazer o mesmo trabalho de antes com menos força.
Falta ver a questão da estética :?:
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