Sahara Maniacos

Versão completa: Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00
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Andarilho

Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico.
É o seguinte:
Troquei o braço de freio tras da sassa,aquele que vai preso ao eixo que movimenta a lona de freio, por um da CG 125. O da CG é mais comprido uns 5 cm, sabendo-se que esse braço faz a vez de uma alavanca, e q, quanto maior o alavanca menos força precisa pra movimenta-la, fiz essa experiencia e deu certo, melhorou sensivelmente a frenagem.Existe ainda de outras motos a venda, maior ou menor, fik a criterio de cada um pela questão da estética.

vou providenciar as fotos, mas acho q nao tem segredo,foi super fácil e custou somente cinco reais, uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.

Um abraço
Andarilho Escreveu:uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.
Que não vale nada, sinceramente, eu não troco o tambor da Sahara pelo disco da Falcon. Pra ficar legal tem que ser um disco maior.
Andarilho Escreveu:Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico.
É o seguinte:
Troquei o braço de freio tras da sassa,aquele que vai preso ao eixo que movimenta a lona de freio, por um da CG 125. O da CG é mais comprido uns 5 cm, sabendo-se que esse braço faz a vez de uma alavanca, e que, quanto maior o alavanca menos força precisa pra movimenta-la, fiz essa experiencia e deu certo, melhorou sensivelmente a frenagem.Existe ainda de outras motos a venda, maior ou menor, fik a criterio de cada um pela questão da estética.

vou providenciar as fotos, mas acho que não tem segredo,foi super fácil e custou somente cinco reais, uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.

Um abraço

A idéia parece boa, mas.....

Pergunto:
Com o braço da alavanca maior, maior será o movimento necessário para frenagem, certo???

Desta forma, ou você terá que "pisar mais fundo" ou então deixará as lonas de freio
mais próximas do cubo, o que pode trazer problemas, caso não esteja realmente afastado!!!
Se as lonas estiverem encostando pouca coisa no cubo, com o "andar da carruagem"
a roda aquecerá e poderá até trancar, na pior das hipóteses.
Por isso, chamo a atenção para que a coisa seja muito bem feita e
tome-se o cuidado de regular corretamente todo o sistema!

Minha opinião!

Abração,
Piske
Boa Andarilho!

Acho o freio traseiro da sahara pouco eficiente.

Se você realmente achou que ficou melhor, acho que vou aderir.

Se der, coloca fotos aí.

Abraço.
A vareta não fica muito baixa não?
Pergunto isso porque quem usa sahara na trilha transfere a vareta para a parte
de cima do quadro elástico, e isso usando o conjunto original.
Se achar que a vareta vai ficar muito baixa, é só montar como a minha, com o garfo para cima...
Funciona da mesma forma ou até melhor.
Só me preocupa uma coisa, a minha já freia bem assim, se ficar melhor, vai travar a roda toda hora...

abraços

Andarilho

Pois então...
Ela não ficou muito baixa, nos primeiros dias eu até achava esquisito (no começo o q é novo soa estranho), mas depois eu até esqueci, e, qto ao "design" da Sahara, meus amigos, motoqueiros de longa data, inclusive alguns deles ex-sassa, nem repararam na moto.Sinal q naum ficou assim uma "aberração".
Sobre as fotos, minha digital pifou, e foto do celular sabe como é a qualidade né :x ,portanto vou ver se empresto a do meu mano e ai coloco pra gte ver.
Pessoal, foi só uma idéia maluca q tive qdo vi um colega soldando um braço de embreagem de um chevrolet antigo pra se fazer menos força e ficar mais "macia" , ai experimentei, e deu certo.
resumindo: Fiz uma experiencia, q pra mim deu certo e resolvi passar adiante, mas todos tem o direito de opinar e discordar.
Um abraço a tds e boa semana!
E o que o Piske questionou é verdade?
Tem mesmo que movimentar o pedal do freio
por um espaço maior para conseguir frear?

Andarilho

E o que o Piske questionou é verdade?
Tem mesmo que movimentar o pedal do freio
por um espaço maior para conseguir frear?


Olha só Martinez, acredito que o q o Piske disse tem fundamento, mas estou usando como usava antes (*depois que piso no freio, +-2 cm de afundamento do pedal e a moto começa a parar), mas como sempre usei a regulagem assim, acredito q eu não possa fazer essa avaliação.
A respeito da duração das lonas, acredito q não tenha um desgaste maior significativo, pq pode ser (*eu disse pode ser) que o freio se tornando mais eficaz diminua o desgaste.
Resumindo:
O "meu" freio melhorou uns 50%, isso é fato!
A força que eu fazia para a moto parar é incrivelmente menor, isso é fato!
Agora, qto a possivel diminuição da vida útil do conjunto, penso q não terá uma mudança significativa, mas infelizmente não posso afirmar nada.
O que posso fazer, ja que uso a moto no dia a dia na cidade, e uso nos fds para lazer, inclusive com pequenas viagens, é prometer de pé junto q ao menor sinal de problemas, vou avisar ao amigos,e , enquanto isso os demais interessados, aguardam ou conversam com seu mecânico de confiança. Vamos trocar idéias, quem sabe com uma informação aqui, outra ali, de tudo certo.
Gosto de idéias novas e vou experimentar esta também Big Grin
É certo que o curso do pedal vai ficar um pouco maiór, mas com uma regulagem do freio bem feita talvez não seja problema (respondo depois do teste)
Quanto a sensibilidade, é só questão de adaptação pessoal (isso é rápido)
Freio inseguro, pelo contrário, não é porque ele vai ficar mais macio (leve) que vai ficar inseguro. E quando estiver com garupa deve ficar uma beleza.
Também descarto desgate prematuro dos componentes pois a alavanca maiór só te ajuda a fazer o mesmo trabalho de antes com menos força.
Falta ver a questão da estética :?:
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