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Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00 - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Gambitech (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=37) +--- Tópico: Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00 (/showthread.php?tid=1722) |
Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00 - Andarilho - 09-06-2008 Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico. É o seguinte: Troquei o braço de freio tras da sassa,aquele que vai preso ao eixo que movimenta a lona de freio, por um da CG 125. O da CG é mais comprido uns 5 cm, sabendo-se que esse braço faz a vez de uma alavanca, e q, quanto maior o alavanca menos força precisa pra movimenta-la, fiz essa experiencia e deu certo, melhorou sensivelmente a frenagem.Existe ainda de outras motos a venda, maior ou menor, fik a criterio de cada um pela questão da estética. vou providenciar as fotos, mas acho q nao tem segredo,foi super fácil e custou somente cinco reais, uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon. Um abraço Re: Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00 - Fuinessa - 10-06-2008 Andarilho Escreveu:uma boa opção pra quem não dispõe ou não deseja investir 500tão pra instalar um sistema de freio a disco da falcon.Que não vale nada, sinceramente, eu não troco o tambor da Sahara pelo disco da Falcon. Pra ficar legal tem que ser um disco maior. Re: Como melhorar o Freio traseiro com apenas R$5,00 - Piske - 10-06-2008 Andarilho Escreveu:Pessoal, Me perdoem se isso ja foi relatado por algum colega em algum tópico. A idéia parece boa, mas..... Pergunto: Com o braço da alavanca maior, maior será o movimento necessário para frenagem, certo??? Desta forma, ou você terá que "pisar mais fundo" ou então deixará as lonas de freio mais próximas do cubo, o que pode trazer problemas, caso não esteja realmente afastado!!! Se as lonas estiverem encostando pouca coisa no cubo, com o "andar da carruagem" a roda aquecerá e poderá até trancar, na pior das hipóteses. Por isso, chamo a atenção para que a coisa seja muito bem feita e tome-se o cuidado de regular corretamente todo o sistema! Minha opinião! Abração, Piske - Vinicius Guerra - 10-06-2008 Boa Andarilho! Acho o freio traseiro da sahara pouco eficiente. Se você realmente achou que ficou melhor, acho que vou aderir. Se der, coloca fotos aí. Abraço. - Martinez - 10-06-2008 A vareta não fica muito baixa não? Pergunto isso porque quem usa sahara na trilha transfere a vareta para a parte de cima do quadro elástico, e isso usando o conjunto original. freio - Edu Cintra - 10-06-2008 Se achar que a vareta vai ficar muito baixa, é só montar como a minha, com o garfo para cima... Funciona da mesma forma ou até melhor. Só me preocupa uma coisa, a minha já freia bem assim, se ficar melhor, vai travar a roda toda hora... abraços - Andarilho - 10-06-2008 Pois então... Ela não ficou muito baixa, nos primeiros dias eu até achava esquisito (no começo o q é novo soa estranho), mas depois eu até esqueci, e, qto ao "design" da Sahara, meus amigos, motoqueiros de longa data, inclusive alguns deles ex-sassa, nem repararam na moto.Sinal q naum ficou assim uma "aberração". Sobre as fotos, minha digital pifou, e foto do celular sabe como é a qualidade né :x ,portanto vou ver se empresto a do meu mano e ai coloco pra gte ver. Pessoal, foi só uma idéia maluca q tive qdo vi um colega soldando um braço de embreagem de um chevrolet antigo pra se fazer menos força e ficar mais "macia" , ai experimentei, e deu certo. resumindo: Fiz uma experiencia, q pra mim deu certo e resolvi passar adiante, mas todos tem o direito de opinar e discordar. Um abraço a tds e boa semana! - Martinez - 10-06-2008 E o que o Piske questionou é verdade? Tem mesmo que movimentar o pedal do freio por um espaço maior para conseguir frear? - Andarilho - 10-06-2008 E o que o Piske questionou é verdade? Tem mesmo que movimentar o pedal do freio por um espaço maior para conseguir frear? Olha só Martinez, acredito que o q o Piske disse tem fundamento, mas estou usando como usava antes (*depois que piso no freio, +-2 cm de afundamento do pedal e a moto começa a parar), mas como sempre usei a regulagem assim, acredito q eu não possa fazer essa avaliação. A respeito da duração das lonas, acredito q não tenha um desgaste maior significativo, pq pode ser (*eu disse pode ser) que o freio se tornando mais eficaz diminua o desgaste. Resumindo: O "meu" freio melhorou uns 50%, isso é fato! A força que eu fazia para a moto parar é incrivelmente menor, isso é fato! Agora, qto a possivel diminuição da vida útil do conjunto, penso q não terá uma mudança significativa, mas infelizmente não posso afirmar nada. O que posso fazer, ja que uso a moto no dia a dia na cidade, e uso nos fds para lazer, inclusive com pequenas viagens, é prometer de pé junto q ao menor sinal de problemas, vou avisar ao amigos,e , enquanto isso os demais interessados, aguardam ou conversam com seu mecânico de confiança. Vamos trocar idéias, quem sabe com uma informação aqui, outra ali, de tudo certo. - Saboya - 11-06-2008 Gosto de idéias novas e vou experimentar esta também ![]() É certo que o curso do pedal vai ficar um pouco maiór, mas com uma regulagem do freio bem feita talvez não seja problema (respondo depois do teste) Quanto a sensibilidade, é só questão de adaptação pessoal (isso é rápido) Freio inseguro, pelo contrário, não é porque ele vai ficar mais macio (leve) que vai ficar inseguro. E quando estiver com garupa deve ficar uma beleza. Também descarto desgate prematuro dos componentes pois a alavanca maiór só te ajuda a fazer o mesmo trabalho de antes com menos força. Falta ver a questão da estética :?: |