Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trava do pinhão
Galera, o anel elástico caiu! Rodei uns 150km com a Sahara hj e ele caiu. Será que a folga no eixo tá tão grande que o anel não tá dando resultado? Esse anel já caiu com alguém? Tô usando o de 20mm.

Putz, já tô até vendo... Vou ter que abrir um motor que tá redondinho só pra trocar o eixo, pqp...

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ lá se vão minhas economias!
Responder
E aí.
Sexta-feira, troquei o pinhão (15), pois ia a um encontro de motociclista
em Marataizes com Thompsom. (e não fui)
Esmerilhar aquele arco, montei tudo. Quando saí foi aquela barulheira. Resumindo: desmontei, esmerilhar e montei umas 3 vezes e o barulho continua.Eu uso o anel elastico.
Hoje, não sai de moto e tambem não mexi de tão perto que estou. Estive pensando: O eixo estriado onde fica o pinhão pode está grande, então o pinhão ora bate na carcaça perto do retentor, ora encosta no anel elastico e raspa na tampa do pinhão ( O PINHÃO CORRE NO EIXO ).
# até gostei do 15 dentes mas se não resolver amanhã (feriado), volto prá 14. Alguma ideia será bem vinda.


abraços
Responder
Grillo Escreveu:E aí.
Sexta-feira, troquei o pinhão (15), pois ia a um encontro de motociclista
em Marataizes com Thompsom. (e não fui)
Esmerilhar aquele arco, montei tudo. Quando saí foi aquela barulheira. Resumindo: desmontei, esmerilhar e montei umas 3 vezes e o barulho continua.Eu uso o anel elastico.
Hoje, não sai de moto e tambem não mexi de tão perto que estou. Estive pensando: O eixo estriado onde fica o pinhão pode está grande, então o pinhão ora bate na carcaça perto do retentor, ora encosta no anel elastico e raspa na tampa do pinhão ( O PINHÃO CORRE NO EIXO ).
# até gostei do 15 dentes mas se não resolver amanhã (feriado), volto prá 14. Alguma ideia será bem vinda.
abraços

Grande GG (Giovane Grillo) Smile
Veja a resposta do Lobo abaixo... é isto que tu tem que fazer...

olobo Escreveu:
Pablo Ortiz Escreveu:coloquei o pinhão de 15 e não consegui adaptar uma parte ( formato meia lua) que encaixava com a tampa protetora do pinhão. Resolvi nem coloca-lá, tem algum problema nisso??

Pablo,

para conseguir encaixar novamente você tem que cortar a meia lua fora e deixar apenas os pinos onde se encaixam os parafusos.

Foi assim que fiz na minha.

[]s

Está no tópico abaixo (pág. 6)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=22&start=75">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 2&start=75</a><!-- m -->
Responder
Pessoal, desisti do anel elástico. Coloquei outro anel agora, sai para rodar e ele caiu tmb. E olha que antes de colocar o anel novo, dei um banho de trava química nele!

Parece que a ponta do eixo secundário que sobra para vc colocar o tal anel elástico é muito pequena, dai o anel não consegue ficar muito tempo no eixo. Basta rodar um pouco, dar umas esticadas de maneira a fazer o pinhão rebolar no eixo (já com folga) e pronto... O anel pula fora!

Tô entrando em desespero aqui. O mais phoda é que vc ficar com medo de pegar estrada achando que a moto vai te deixar na mão. É como eu me sinto no momento, confiança "zero" na máquina.

No momento, o pinhão tá preso apenas por uma trava nova, que por sua vez tá presa com dois parafusos novos de aço, banhados na trava química. Sei lá, pra mim essa meleca vai soltar a qualquer momento.

Pr´eu voltar a ter confiança na moto, só vejo duas soluções:

1 - Soldar o pinhão no eixo;

2 - Substituição do eixo ($$$$$).

Tô com vontade de aproveitar o feriado para dar umas esticadas com ela por ai. Se o conjunto aguentar, beleza, de repente os parafusos de aço banhados na trava química vão dar conta do recado. Se soltar, o jeito é deixar a moto no mecânico e pedir pro cara adotar uma solução mais drástica (solda ou substituição do eixo pra acabar com a folga).

Tava pensando agora no seguinte: o fato do pinhão estar sambando no eixo significa que o eixo está desgastado ou que o pinhão está desgastado? O certo não seria o eixo ser duro o suficiente para, no atrito com o pinhão, gastar sempre o pinhão e nunca o eixo?

Abs,
Responder
AMBN.
Sem querer rimar, soldar nem pensar.
Cara, seu problema está complicado, tente uma solução com seu mecanico, mas, esqueçe solda.
abraços.
Responder
AMBN, esquece a solda! Já tentou usar um (ou mais de um) anel de diâmetro menor? Tenta o de 18mm. Deve entrar muito justo, talvez segure. Só uma dúvida: aquele rasgo no eixo pra encaixar a trava de pinhão desapareceu?
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
Pois é galera, tmb não sô muito chegado nessa idéia da solda. Se a droga do pinhão soltar de novo, vou abandonar a moto na Honda e pedir pros caras trocarem o eixo. Aproveitando que o motor está aberto, ainda peço pros mecanicos darem uma geral.

Arias, as ranhuras do eixo ainda estão lá. O eixo todo é cheio de ranhuras. É nessas ranhuras que eu prendo, aleatoriamente, o anel elástico. Tô fazendo algo errado?

Cara, eu acho que eu não consigo prender o anel de 18mm na minha moto. Falta habilidade, saca? Vai entrar justo demais. Vou na loja de parafusos comprar esse anel de 18mm e pedir para o meu mecânico colocar, é o jeito!
Responder
AMBN, acho que não conseguimos nos entender! Smile
O que eu estou falando é o sulco radial, onde originalmente fica a trava do pinhão. É como um corte no eixo, não são as estrias que fazem com que o pinhão gire solidário ao eixo. Sinceramente não me lembro de ter visto outro.
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
Humm, peraí, agora entendi.

Cara, eu não prendo o anel elástico nesse sulco radial. A minha trava está presa nesse tal sulco radial. De repente esse sulco tá até gasto, não sei. O anel elástico vai na ponta do eixo, logo depois da trava, preso nas estrias que fazem o pinhão girar, como nas fotos que o pessoal postou aqui nesse tópico.

É por isso que comigo o macete não está funcionando? O certo é prender o anel elástico nesse sulco radial, e não nas estrias, depois da trava?

Na comunidade da Sahara no Orkut me falaram para primeiro prender o anel elástico. Depois, colocar uma trava nova por cima. Os parafusos que prendem a trava deveriam receber arruelas da mesma espessura do anel, para poder dar aperto. Gostei dessa idéia, acho que assim deve funcionar.
Responder
É isso aí, AMBN! Dá uma outra olhada aí nas fotos e você vai ver que o anel fica exatamente no sulco onde ficaria a trava original. Coloca lá que o macete vai funcionar contigo também!!!
Bem melhor que trocar o eixo, não é? rsrsrs
Boa sorte!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)