Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pneu invertido "qual a vantagem"
#11
Marião Escreveu:
Hamilton Escreveu:Calma... amigo... amigo... rs
Meu Deus... o que é isso?? Confusedhock: Smile Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Fácil, um homem das cavernas usando chocolate no que ele tem no lugar dos cabelos da cabeça... :twisted: :twisted:
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#12
Só a título de curiosidade,
A muito... muito tempo atrás, a Firestone fabricava um pneu "cantador"... que acima dos 100 km por hora ninguém suportava o barulho... alguns "burrocheiros" descobriram que se invertesse o sentido de rotação o barulho sumia... e junto com ele a segurança...
Abraços,
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#13
genteeeeeeeeeeeeeeeeee eu tambem não seiiii kkkk Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#14
Pessoal eu sei que pneus são muito importantes para segurança do piloto, não dá para arriscar não se o peneus foi projetado para rodar em um sentido, se iverter ele certamente vai perder todas funçõe para qual foi projetado, sem dúvidas. Wink
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#15
http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/...c.php?t=63

segundo o guia de pneus do coutrybike pneus traseiros montados na dianteira devem ter o sentido d rotação invertido.
na minha humilde opnião os pneus são invertidos para q o "spray" d água vá para fora e ñ para o motor e pernas do piloto. mas isso é dedução minha.
ah sei lá ...é 1 misterio total msm
Responder
#16
Gente, os pneus são montados invertidos pra facilitar quando você precisa empurrar a moto para trás.
Como a danada não tem ré, assim vc coloca menos força pra empurrar ela pra trás, e pra frente, o motor que se vire!!!

Parece que vocês não conseguem raciocinar!!!!!!

Huahuahuahua, desculpem, mais foi o melhor que eu pude pensar neste momento.

Abraços.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#17
Isso de montar pneu invertido não pode ser saudável.

Ao projetar o pneu dianteiro, o fabricante parte do princípio que o pneu irá rodar no aro dianteiro de uma moto, que só anda para frente, nunca para trás. O desenho do pneu, então, é preparado para essa utilização.

Ao inverter o pneu, vc passa usá-lo de uma maneira para a qual ele n foi desenhado, só isso. Daí nao pode vir coisa boa.

Se uma moto na rua está com o pneu invertido, vcs podem ter certeza de que a coisa n é deliberada. Alguém, provavelmente, montou o pneu errado e o dono nem se ligou.
Responder
#18
Criançada:

Pesquisando os websites oficiais da Pirelli e da Metzeler, e o inglês "My Net Moto, encerro aqui as dúvidas do pessoal:

1. Quando um pneu é de uso EXCLUSIVO na dianteira, ele vem marcado com a inscrição FRONT - esse pneu somente pode ser montado na dianteira, seguindo a marcação de sentido de rodagem (seta). NUNCA deve ser usado na roda traseira;

2. Os pneus de motocicleta tem funções diferentes - enquanto o Dianteiro se encarrega de absorver as forças envolvidas nas frenagens e curvas, o traseiro é responsável pela tração do conjunto. Essa diferença de funções é levada em consideração no projeto de criação do pneu, tanto na concepção dos componentes, padrão dos sulcos e estrutura interna.

A utilização de um pneu sem a inscrição FRONT na dianteira é permitida, mas observemos alguns detalhes importantes:

- um pneu FRONT é específico para dianteira, e, por conseguinte, muito mais eficiente;
- um pneu sem a inscrição FRONT pode ser usado na dianteira, desde que NUNCA tenha sido utilizado na traseira; a utilização, como já foi citado acima, é diferente, e a estrutura do pneu será comprometida pela mudança de forças;
- a utilização do pneu sem inscrição FRONT na dianteira, com a montagem no sentido INVERTIDO é utilizada com o intuito de diminuir o efeito de aquaplanagem e amenizar o efeito das forças que agem sobre o pneu dianteiro nas curvas e frenagens;
- o website oficial da Metzeler recomenda: montar pneus não específicos para a dianteira deve ser utilizado somente em casos de emergência; adverte, ainda, que o proprietário deverá verificar a legislação de seu país para ter certeza de que não é ilegal.

Fonte: (em inglês)
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.pirellityre.com/web/motorcycle/tyres/tyres-technology/faq/default.page">www.pirellityre.com/web/motorcycle/tyre ... fault.page</a><!-- w -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.metzelermoto.com/web/products/technology/faq/default.page">http://www.metzelermoto.com/web/product ... fault.page</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mynetmoto.co.uk/">http://www.mynetmoto.co.uk/</a><!-- m -->

Abraços!
Responder
#19
Fala, galera!!! Essa é minha primeira postagem e já escolhi um assunto um tanto o quanto obscuro, mas... vamos lá!

O desenho da banda de rodagem dos pneus, sejam eles esportivos, off-road ou uso misto visa SEMPRE a maior aderência, tanto no seco como no molhado, além de durabilidade, conforto ao rodar, etc.
Pois bem, esse desenho é desenvolvido de maneira a expulsar a água e a sujeira da banda de rodagem, por isso os pneus têm sentido de rotação específico. Inverter o sentido, além de submeter a estrutura do pneu a esforços não previstos em projeto, faz com que os sulcos/cravos joguem a água e a sujeira pra dentro da banda de rodagem, aumentando o risco de aquaplanagem e de perda de aderência devido à sujeira. Por isso nunca devemos inverter o sentido de rotação dos calçados de nossas meninas.

Espero ter colocado alguma luz nessa questão. Um grande abraço a todos!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#20
Benvindo ao grupo Arias!

Como moderador do assunto pneus, seguindo a nossa intenção de esclarecer os usuários no que for possível (e até no "quase impossível"), venho lembrar que as opiniões aqui postadas, de caratér técnico, devem basear-se em fatos comprovados - a menos que sejam de caráter humorístico (porque ninguém é de ferro, certo?).

Foram efetuadas pesquisas em sites de fabricantes conceituados de pneus (vide resposta postada por mim anteriormente) e, com base em dados técnicos, existe, SIM, a possibilidade de montar pneus não dianteiros na roda dianteira, com o sentido de rodagem invertido - as situações em que essa possibilidade é permitida estão claramente definidas, e são, na maioria, emergenciais.

Mas que pode, pode...

Lembremos que os tópicos técnicos influenciam muitos usuários - poste sempre embasado, para que nosso fórum seja sempre uma fonte segura de informação aos usuários.

Um grande abraço.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)