Procurei algo a respeito aqui e não encontrei nada , então aproveitei a deixa.
A dúviada e a seguinte, porque motivo muita gente insiste em inverter o sentido de rotação do pneu , tanto na frente quanto atrás, mais na frente.
Estive olhando algumas revistas de motos e muitas delas mostram motos com o pneu dianteiro montado ao contrário do que indica a quela misteriosa setinha na lateral do pneu ,muitas dessas revistas mostram as motos no estande de vendas , ou sejam motos 0 km, provavelmente ainda com o pneu montado dentro da fábrica, muitas fotos de motos no salão duas rodas também mostram isso .
Eu queria saber , tecnicamente , o que isso influencia , se influencia , ou se é só um descuido do montador, tem muita gente que diz que melhora a estabilidade e que o pneu agarra melhor no chão , mas aí isso iria contra todo o desenvolvimento tácnico do pneu , ou então deveria se mudar a setinha de lado do pneu heheheh.
Vamos ver quem mata essa charada e diz pra gente se estamos certos ou errados , eu pelo menos , fiz o borracheiro desmontar o meu pneu e montar certo (deve ter me xingado até a quinta geração ) será que ele estava certo ??????
Clevison,
A grosso modo, imagino escovar o cabelo em um sentido, aí vem um mané e passa a mão no sentido contrário. Que incomoda, isso incomoda. :x
Não entendo nada de pneus. Fico imaginando a trama interna da lona e o resultado de friccionar no sentido contrário ao estabelecido... :roll:
A analogia pode ser estúpida, mas eu não arrisco inverter as "setinhas" preciosas.
jotace Escreveu:Clevison,
Não entendo nada de pneus. Fico imaginando a trama interna da lona e o resultado de friccionar no sentido contrário ao estabelecido... :roll:
A analogia pode ser estúpida, mas eu não arrisco inverter as "setinhas" preciosas.
Pois é Jotace, imagina o camarada roda um certo tempo com o pneu do lado certo , depois , sei lá por que o cara resolve virar o pneu de lado achando que isso vai ajudar a dar mais aderência , será que o ganho é válido , e imagina só o pneu sendo assentado durante muitos kilômetros no sentido da trama metálica, (ou não metálica) aí de repente inverte-se o sentido , sei não isso deve desestruturar o pneu todo por dentro , mas vamos aguardar se alguém tem uma boa explicação para esse mistério.
abraços.
Boa tarde Clevison.
Cara... Você me deixou curioso. Olhei pela janela e vi uma moto nova (uma Falcon) estacionada e não resisti: Fui lá ver o pneu dianteiro.
Fiquei surpreso em ver que é verdade!!! O pneu está montado com o sentido de rotação invertido.
Estou até agora procurando alguma coisa sobre esse assunto na Internet e não achei nada de conclusivo.
A única explicação razoável que eu encontrei foi que, como o pneu dianteiro não tem que fazer o trabalho de tração como o dianteiro e sim o de frenagem, o desenho tem de ficar ao contrário (inversão do sentido de rotação).
Faz até sentido, pois o pneu dianteiro só é bem exigido nas freadas.
Mas ainda não estou contente com essa explicação. Vou procurar mais alguma coisa e, se achar, posto aqui.
Um grande abraço.
AndreVP Escreveu:Boa tarde Clevison.
A única explicação razoável que eu encontrei foi que, como o pneu dianteiro não tem que fazer o trabalho de tração como o dianteiro e sim o de frenagem, o desenho tem de ficar ao contrário (inversão do sentido de rotação).
Faz até sentido, pois o pneu dianteiro só é bem exigido nas freadas.
Mas ainda não estou contente com essa explicação. Vou procurar mais alguma coisa e, se achar, posto aqui.
Um grande abraço.
É isso aí rapaz.
Apesar de ser uma explicação razoável , não tem muito sentido , acredito que todos os fabricantes sabem que as motos só tem tração traseira (acho) heheheheh, já que é assim poderiam ter feito o raio da setinha virada ao contrário.
Ainda acho que o motivo é a simples falta de atenção , que não se justifica de maneira alguma nas motos que saem da linha de montagem já com esse problema, fui na concessionária sundow que tem aqui perto de casa e também encontrei modelos novíssimos , com menos de 3km rodados com o dito cujo olhando pra trás.
Sei que tem gente aqui que manja muito de pneus então ,
VAMO ANDÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ GENTEEEEEEEEEEEEEE
CADÊ A EXPLICAÇÃO
ABRAÇOS.
Também não sei a resposta e nem ao menos sabia que se montavam motos
com o pneu colocado do lado contrário ao recomendado pelo fabricante.
Vou também procurar me informar, mas não estou muito de acordo com a teoria do AndreVP não.
Já notaram que tudo o que vc vai perguntar o cara te responde "... usa conforme o recomendado
pelo fabricante..." logo, o ninguém melhor que o fabricante para dizer como o seu produto
deve ser usado, não acham? Vamos ver quem descobre algo sensato.
Abração.
Olha, sei não...
Apesar de ter minha sahara faz pouco, ando de moto faz bastante tempo (uuuuhh, bota tempo nisso).
Eu não montaria ao contrario não... concordo com o Martinez: ninguem melhor que o fabricante pra dizer como usar seu produto.
Afinal, motivo deve ter pra setinha estar ali, né???
[]'s
hock: GENTÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ............. :!: EU TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS PARA ALISAR E COLORIR CABELOS,A FAMOSA BULA QUE O FABRICANTE COLOCA DENTRO DA CAIXINHA,DIZ O SEGUINTE (LEIA ATÊNSIOSAMENTE ANTES DE USAR),FAÇA O TESTE DE SENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DO PRODUTO :!: RISCOS:INTOXICAÇÃO,QUEDA DE CABELOS E OUTROS PROCESSOS ALERGICOS,COM RISCO ATÉ MAIS SÉRIOS :!: :twisted: MAIS NÃO É QUE VEZ POR OUTRA VAI UMA CABEÇUDA E FAZ TUDO AO CONTRARIO DO QUE MANDA O FABRICANTE,QUE LEVOU ANOS DESENVOLVENDO A FORMULA E PESQUISANDO OS EFEITOS COLATERAIS DA MESMA :!: :twisted: COM OS PNEUS ACREDITO QUE SEJA O MESMO QUE ESTÁ ACONTECENDO,UNS MONTÃO ERRADO POR BURRICE OU DESTRAÇÃO,OUTROS POR QUE QUEREM SIMPLESMENTE REDISCUBRIR A POLVORA :!: :evil:
O sentido de rotação o pneu tem a ver com o desenho da banda de rodagem. O desenho auxilia na remoção da água, reduzindo aquaplanagem, e se colocar invertido a preocupação do fabricante em desenvolver um "desenho" de melhor qualidade vai para as pupuias.
Martins Escreveu: hock: GENTÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ............. :!: EU TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS PARA ALISAR E COLORIR CABELOS,A FAMOSA BULA QUE O FABRICANTE COLOCA DENTRO DA CAIXINHA,DIZ O SEGUINTE (LEIA ATÊNSIOSAMENTE ANTES DE USAR)
Não entendi.... o seu produto serve para pneu careca tbm?.... huahuahua
Calma... amigo... amigo... rs
Abraços
Rá.