Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pneu invertido "qual a vantagem"
#1
Procurei algo a respeito aqui e não encontrei nada , então aproveitei a deixa.

A dúviada e a seguinte, porque motivo muita gente insiste em inverter o sentido de rotação do pneu , tanto na frente quanto atrás, mais na frente.

Estive olhando algumas revistas de motos e muitas delas mostram motos com o pneu dianteiro montado ao contrário do que indica a quela misteriosa setinha na lateral do pneu ,muitas dessas revistas mostram as motos no estande de vendas , ou sejam motos 0 km, provavelmente ainda com o pneu montado dentro da fábrica, muitas fotos de motos no salão duas rodas também mostram isso .

Eu queria saber , tecnicamente , o que isso influencia , se influencia , ou se é só um descuido do montador, tem muita gente que diz que melhora a estabilidade e que o pneu agarra melhor no chão , mas aí isso iria contra todo o desenvolvimento tácnico do pneu , ou então deveria se mudar a setinha de lado do pneu heheheh.


Vamos ver quem mata essa charada e diz pra gente se estamos certos ou errados , eu pelo menos , fiz o borracheiro desmontar o meu pneu e montar certo (deve ter me xingado até a quinta geração ) será que ele estava certo ??????
Responder
#2
Clevison,

A grosso modo, imagino escovar o cabelo em um sentido, aí vem um mané e passa a mão no sentido contrário. Que incomoda, isso incomoda. :x

Não entendo nada de pneus. Fico imaginando a trama interna da lona e o resultado de friccionar no sentido contrário ao estabelecido... :roll:

A analogia pode ser estúpida, mas eu não arrisco inverter as "setinhas" preciosas. Wink
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
jotace Escreveu:Clevison,


Não entendo nada de pneus. Fico imaginando a trama interna da lona e o resultado de friccionar no sentido contrário ao estabelecido... :roll:

A analogia pode ser estúpida, mas eu não arrisco inverter as "setinhas" preciosas. Wink


Pois é Jotace, imagina o camarada roda um certo tempo com o pneu do lado certo , depois , sei lá por que o cara resolve virar o pneu de lado achando que isso vai ajudar a dar mais aderência , será que o ganho é válido , e imagina só o pneu sendo assentado durante muitos kilômetros no sentido da trama metálica, (ou não metálica) aí de repente inverte-se o sentido , sei não isso deve desestruturar o pneu todo por dentro , mas vamos aguardar se alguém tem uma boa explicação para esse mistério.

abraços.
Responder
#4
Boa tarde Clevison.
Cara... Você me deixou curioso. Olhei pela janela e vi uma moto nova (uma Falcon) estacionada e não resisti: Fui lá ver o pneu dianteiro.
Fiquei surpreso em ver que é verdade!!! O pneu está montado com o sentido de rotação invertido.
Estou até agora procurando alguma coisa sobre esse assunto na Internet e não achei nada de conclusivo.
A única explicação razoável que eu encontrei foi que, como o pneu dianteiro não tem que fazer o trabalho de tração como o dianteiro e sim o de frenagem, o desenho tem de ficar ao contrário (inversão do sentido de rotação).
Faz até sentido, pois o pneu dianteiro só é bem exigido nas freadas.
Mas ainda não estou contente com essa explicação. Vou procurar mais alguma coisa e, se achar, posto aqui.

Um grande abraço.
Responder
#5
AndreVP Escreveu:Boa tarde Clevison.

A única explicação razoável que eu encontrei foi que, como o pneu dianteiro não tem que fazer o trabalho de tração como o dianteiro e sim o de frenagem, o desenho tem de ficar ao contrário (inversão do sentido de rotação).
Faz até sentido, pois o pneu dianteiro só é bem exigido nas freadas.
Mas ainda não estou contente com essa explicação. Vou procurar mais alguma coisa e, se achar, posto aqui.

Um grande abraço.


É isso aí rapaz.

Apesar de ser uma explicação razoável , não tem muito sentido , acredito que todos os fabricantes sabem que as motos só tem tração traseira (acho) heheheheh, já que é assim poderiam ter feito o raio da setinha virada ao contrário.

Ainda acho que o motivo é a simples falta de atenção , que não se justifica de maneira alguma nas motos que saem da linha de montagem já com esse problema, fui na concessionária sundow que tem aqui perto de casa e também encontrei modelos novíssimos , com menos de 3km rodados com o dito cujo olhando pra trás.


Sei que tem gente aqui que manja muito de pneus então ,

VAMO ANDÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ GENTEEEEEEEEEEEEEE

CADÊ A EXPLICAÇÃO


ABRAÇOS.
Responder
#6
Também não sei a resposta e nem ao menos sabia que se montavam motos
com o pneu colocado do lado contrário ao recomendado pelo fabricante.

Vou também procurar me informar, mas não estou muito de acordo com a teoria do AndreVP não.

Já notaram que tudo o que vc vai perguntar o cara te responde "... usa conforme o recomendado
pelo fabricante..." logo, o ninguém melhor que o fabricante para dizer como o seu produto
deve ser usado, não acham? Vamos ver quem descobre algo sensato.

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
Olha, sei não...
Apesar de ter minha sahara faz pouco, ando de moto faz bastante tempo (uuuuhh, bota tempo nisso).
Eu não montaria ao contrario não... concordo com o Martinez: ninguem melhor que o fabricante pra dizer como usar seu produto.
Afinal, motivo deve ter pra setinha estar ali, né???
[]'s
Responder
#8
Confusedhock: GENTÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ............. :!: EU TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS PARA ALISAR E COLORIR CABELOS,A FAMOSA BULA QUE O FABRICANTE COLOCA DENTRO DA CAIXINHA,DIZ O SEGUINTE (LEIA ATÊNSIOSAMENTE ANTES DE USAR),FAÇA O TESTE DE SENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DO PRODUTO :!: RISCOS:INTOXICAÇÃO,QUEDA DE CABELOS E OUTROS PROCESSOS ALERGICOS,COM RISCO ATÉ MAIS SÉRIOS :!: :twisted: MAIS NÃO É QUE VEZ POR OUTRA VAI UMA CABEÇUDA E FAZ TUDO AO CONTRARIO DO QUE MANDA O FABRICANTE,QUE LEVOU ANOS DESENVOLVENDO A FORMULA E PESQUISANDO OS EFEITOS COLATERAIS DA MESMA :!: :twisted: COM OS PNEUS ACREDITO QUE SEJA O MESMO QUE ESTÁ ACONTECENDO,UNS MONTÃO ERRADO POR BURRICE OU DESTRAÇÃO,OUTROS POR QUE QUEREM SIMPLESMENTE REDISCUBRIR A POLVORA :!: :evil:
Responder
#9
O sentido de rotação o pneu tem a ver com o desenho da banda de rodagem. O desenho auxilia na remoção da água, reduzindo aquaplanagem, e se colocar invertido a preocupação do fabricante em desenvolver um "desenho" de melhor qualidade vai para as pupuias.


Martins Escreveu: Confusedhock: GENTÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ............. :!: EU TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS PARA ALISAR E COLORIR CABELOS,A FAMOSA BULA QUE O FABRICANTE COLOCA DENTRO DA CAIXINHA,DIZ O SEGUINTE (LEIA ATÊNSIOSAMENTE ANTES DE USAR)

Não entendi.... o seu produto serve para pneu careca tbm?.... huahuahua

Calma... amigo... amigo... rs

Abraços
Rá.


[Imagem: DSC03807.jpg]
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#10
Hamilton Escreveu:Calma... amigo... amigo... rs
[Imagem: DSC03807.jpg]
Meu Deus... o que é isso?? Confusedhock: Smile Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)