Sahara Maniacos

Versão completa: Pneu invertido "qual a vantagem"
Você está visualizando uma versão simplificada de nosso conteúdo. Ver versão completa com a formatação apropriada.
Páginas: 1 2 3
Marião Escreveu:
Hamilton Escreveu:Calma... amigo... amigo... rs
Meu Deus... o que é isso?? Confusedhock: Smile Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Fácil, um homem das cavernas usando chocolate no que ele tem no lugar dos cabelos da cabeça... :twisted: :twisted:
Só a título de curiosidade,
A muito... muito tempo atrás, a Firestone fabricava um pneu "cantador"... que acima dos 100 km por hora ninguém suportava o barulho... alguns "burrocheiros" descobriram que se invertesse o sentido de rotação o barulho sumia... e junto com ele a segurança...
Abraços,

santiago

genteeeeeeeeeeeeeeeeee eu tambem não seiiii kkkk Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Pessoal eu sei que pneus são muito importantes para segurança do piloto, não dá para arriscar não se o peneus foi projetado para rodar em um sentido, se iverter ele certamente vai perder todas funçõe para qual foi projetado, sem dúvidas. Wink

roberto casper

http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/...c.php?t=63

segundo o guia de pneus do coutrybike pneus traseiros montados na dianteira devem ter o sentido d rotação invertido.
na minha humilde opnião os pneus são invertidos para q o "spray" d água vá para fora e ñ para o motor e pernas do piloto. mas isso é dedução minha.
ah sei lá ...é 1 misterio total msm
Gente, os pneus são montados invertidos pra facilitar quando você precisa empurrar a moto para trás.
Como a danada não tem ré, assim vc coloca menos força pra empurrar ela pra trás, e pra frente, o motor que se vire!!!

Parece que vocês não conseguem raciocinar!!!!!!

Huahuahuahua, desculpem, mais foi o melhor que eu pude pensar neste momento.

Abraços.

AMBN

Isso de montar pneu invertido não pode ser saudável.

Ao projetar o pneu dianteiro, o fabricante parte do princípio que o pneu irá rodar no aro dianteiro de uma moto, que só anda para frente, nunca para trás. O desenho do pneu, então, é preparado para essa utilização.

Ao inverter o pneu, vc passa usá-lo de uma maneira para a qual ele n foi desenhado, só isso. Daí nao pode vir coisa boa.

Se uma moto na rua está com o pneu invertido, vcs podem ter certeza de que a coisa n é deliberada. Alguém, provavelmente, montou o pneu errado e o dono nem se ligou.

Country Biker

Criançada:

Pesquisando os websites oficiais da Pirelli e da Metzeler, e o inglês "My Net Moto, encerro aqui as dúvidas do pessoal:

1. Quando um pneu é de uso EXCLUSIVO na dianteira, ele vem marcado com a inscrição FRONT - esse pneu somente pode ser montado na dianteira, seguindo a marcação de sentido de rodagem (seta). NUNCA deve ser usado na roda traseira;

2. Os pneus de motocicleta tem funções diferentes - enquanto o Dianteiro se encarrega de absorver as forças envolvidas nas frenagens e curvas, o traseiro é responsável pela tração do conjunto. Essa diferença de funções é levada em consideração no projeto de criação do pneu, tanto na concepção dos componentes, padrão dos sulcos e estrutura interna.

A utilização de um pneu sem a inscrição FRONT na dianteira é permitida, mas observemos alguns detalhes importantes:

- um pneu FRONT é específico para dianteira, e, por conseguinte, muito mais eficiente;
- um pneu sem a inscrição FRONT pode ser usado na dianteira, desde que NUNCA tenha sido utilizado na traseira; a utilização, como já foi citado acima, é diferente, e a estrutura do pneu será comprometida pela mudança de forças;
- a utilização do pneu sem inscrição FRONT na dianteira, com a montagem no sentido INVERTIDO é utilizada com o intuito de diminuir o efeito de aquaplanagem e amenizar o efeito das forças que agem sobre o pneu dianteiro nas curvas e frenagens;
- o website oficial da Metzeler recomenda: montar pneus não específicos para a dianteira deve ser utilizado somente em casos de emergência; adverte, ainda, que o proprietário deverá verificar a legislação de seu país para ter certeza de que não é ilegal.

Fonte: (em inglês)
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.pirellityre.com/web/motorcycle/tyres/tyres-technology/faq/default.page">www.pirellityre.com/web/motorcycle/tyre ... fault.page</a><!-- w -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.metzelermoto.com/web/products/technology/faq/default.page">http://www.metzelermoto.com/web/product ... fault.page</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mynetmoto.co.uk/">http://www.mynetmoto.co.uk/</a><!-- m -->

Abraços!
Fala, galera!!! Essa é minha primeira postagem e já escolhi um assunto um tanto o quanto obscuro, mas... vamos lá!

O desenho da banda de rodagem dos pneus, sejam eles esportivos, off-road ou uso misto visa SEMPRE a maior aderência, tanto no seco como no molhado, além de durabilidade, conforto ao rodar, etc.
Pois bem, esse desenho é desenvolvido de maneira a expulsar a água e a sujeira da banda de rodagem, por isso os pneus têm sentido de rotação específico. Inverter o sentido, além de submeter a estrutura do pneu a esforços não previstos em projeto, faz com que os sulcos/cravos joguem a água e a sujeira pra dentro da banda de rodagem, aumentando o risco de aquaplanagem e de perda de aderência devido à sujeira. Por isso nunca devemos inverter o sentido de rotação dos calçados de nossas meninas.

Espero ter colocado alguma luz nessa questão. Um grande abraço a todos!

Country Biker

Benvindo ao grupo Arias!

Como moderador do assunto pneus, seguindo a nossa intenção de esclarecer os usuários no que for possível (e até no "quase impossível"), venho lembrar que as opiniões aqui postadas, de caratér técnico, devem basear-se em fatos comprovados - a menos que sejam de caráter humorístico (porque ninguém é de ferro, certo?).

Foram efetuadas pesquisas em sites de fabricantes conceituados de pneus (vide resposta postada por mim anteriormente) e, com base em dados técnicos, existe, SIM, a possibilidade de montar pneus não dianteiros na roda dianteira, com o sentido de rodagem invertido - as situações em que essa possibilidade é permitida estão claramente definidas, e são, na maioria, emergenciais.

Mas que pode, pode...

Lembremos que os tópicos técnicos influenciam muitos usuários - poste sempre embasado, para que nosso fórum seja sempre uma fonte segura de informação aos usuários.

Um grande abraço.
Páginas: 1 2 3