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HOT PEPERS, QUEM SE HABILITA?
#11
All,

Vejam essa materia sobre Raim Air, ou ventilação forçada para ganho de potência.

Se alguém conseguir chegar perto de 200 km/h com a sassa e meter um funil virado para frente, der uma arrombada na caneta de alta do carbura aí sim, as changes de conseguir 3 CV a mais aumentam muito Big Grin

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Roberto
DagoMBB
Sahara97
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#12
Muito se falou nada se provou, apesar de concordar um pouquinho com cada um de vcs descordo em alguns pontos principalmente o que se refere ao ar frio ser ruim para o motor ou na melhor das hipóteses não adiantar de p. nenhuma, primeiramente a todos os meus amigos aqui devo informar que não sou engenheiro, professor , mestre , e muito menos mecânico , sou só um curioso que leio dezenas de revistas de mecânica por semana , por isso meus conhecimentos se baseiam no que os outros escrevem , mas de qualquer forma o ponto principal está sendo atingido, que é a discussão em geral em busca do conhecimento .

Para botar um pouquinho mais de lenha na fogueira, tirei parte de um texto bem extenso de uma revista que não me lembro mais, mas serve como base para tirar algumas dúvidas, leiam :

Sistemas de Admissão de Ar Frio ou CAI (Cold Air Intake):



As duas coisas mais importantes em um sistema de admissão de ar são a temperatura do ar admitido, e a capacidade de fluxo do filtro e do próprio sistema. É levando isso em conta, que você precisa procurar soluções efetivas para otimizar o desempenho de seu carro. De nada adiantará um filtro importado, de primeira linha, mas mal instalado, com tubulações restritivas e captando ar quente.

No que tange à temperatura do ar, quanto mais frio, mais denso, conseqüentemente maior a potência e o torque do motor. Assim, o ideal é que a tomada de ar esteja em algum local onde haja bastante ar frio, já que dentro do cofre do motor, as temperaturas podem ser muito altas, prejudicando o rendimento do carro.





Em relação ao fluxo, o ideal é que ele seja o mais livre possível, sem estrangulamentos, sanfonas ou obstáculos aerodinâmicos. Com poucas curvas, e de preferência com ângulos bem abertos. O ar deve fluir através de canos de grandes diâmetros, tão curtos quanto possíveis.

Aí chegamos a um pequeno paradoxo: ?Como vou ter um cano curto, se para pegar ar frio, existe uma distância considerável entre o corpo de borboletas e a frente do carro, onde está o ar em temperatura ambiente??.


Realmente, essa é uma pergunta pertinente. É difícil de se conciliar essas duas coisas, mas não impossível. Pode ser feito através de alterações como scoops, recortes no capô ou pára-lamas, reposicionamento de outras peças dentro do cofre e assim por diante. Entretanto, nem sempre as pessoas estão dispostas a dar uma ?retalhada? no carro, obrigando o ar a percorrer um caminho maior, através de um longo CAI. Mas uma coisa é certa: Se você precisar optar entre ar frio ou um cano mais curto, escolha sempre o ar frio. Muitos testes em dinamômetro já provaram que sistemas que captam ar mais denso geram mais potência do que sistemas baseados somente em pouca resistência ao fluxo de ar.

Tenha em mente apenas, que o sistema de admissão com canos mais longos, deve buscar a otimização do fluxo de ar, evitando mangueiras de borracha sanfonadas (prefira canos, com um diâmetro adequado) curvas com ângulos muito fechados e principalmente estrangulamentos na tubulação.


Nos lugares onde o tuning é mais desenvolvido, como Japão, Europa e Estados Unidos, existe disponível uma infinidade de sistemas CAI (admissão de ar frio), Short Ram (semelhante ao CAI, porém com um cano mais curto, localizando o filtro dentro do cofre do motor), Cold Airbox (sistema de caixa semelhante a original, com filtro de alta vazão, e visando alta performance), e você pode ir a qualquer loja especializada, e escolher entre as diversas opções de cada sistema e marca.


Aqui no Brasil, o mercado ainda está em desenvolvimento, e se você quiser um sistema assim, precisará encomendar sob medida (me consulte, estou desenvolvendo CAI para alguns veículos). Mas se o trabalho for bem executado, não há dúvidas de que vale o investimento.


Se eu ganhei alguma coisa em cavalos, não sei, já que não tenho dinamômetro , mas o que eu sei é que a diferença existe, e melhorou muito ....
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#13
TÁ TODO MUNDO ERRADO, A QUESTÃO NAO É O AR FRIO, MAS..... O AR, SIMPLESMENTE ISSO, O AR. ENTRANDO MAIS AR E COM PRESSÃO, MELHORA O DESEMPENHO, MAS É PROVAVEL QUE TENHA QUE SE ALTERAR A CARBURAÇÃO...
MAS TENDO MAIS AR, OU SEJA MAIS OXIGENIO PARA QUEIMAR, DEVE SER BOM PARA AS ALTITUDES. VOU TESTAR ISSO NA CORDILHEIRA DOS ANDES.
MAS VOCE ESTÁDE PARABENS! CLEVISON :!: OLHA TEU INVENTO AQUI:
[Imagem: TurboNatural.jpg]
[Imagem: Turbo2.jpg]
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
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#14
dagombb Escreveu:(Só um detalhe JOE , carros turbos tem freio motor igual, quando se reduz não há admissão de pressão no carbura, mesmo que a turbina esteja a milão, as barbuletas da injeção ou dos carbura se fecham...

OU...

Quem disse isso fui eu... kkkkkkkkkkkkk :twisted:

Eu me referi a um motor Turbo Diesel, aonde não tem borboletas controlando a abertura do fluxo de ar na admissão...

Mas no carburado e injetado (gasolina ou outro combustível) a borboleta realmente fecha completamente o fluxo de ar, e a valvula de lenta ou parafuso de mistura, deixa passar apenas o suficiente para queimar o combustível que mantem o motor funcionando. Nessa passagem é impossível a turbina agir...

clevison Escreveu:No que tange à temperatura do ar, quanto mais frio, mais denso, conseqüentemente maior a potência e o torque do motor. Assim, o ideal é que a tomada de ar esteja em algum local onde haja bastante ar frio, já que dentro do cofre do motor, as temperaturas podem ser muito altas, prejudicando o rendimento do carro.

Eu concordo com tyudo que está escrito, menos com isso, em se tratando de motocicletas, aonde a captação de ar está muito longe do "cofre" do motor´.

Em carros de hoje em dia, a captação de ar está sempre atrás do farol ou embaixo do bigode, acima da grade etc. Lugares aonde se capta ar frio constantemente. No caso dos carros mais antigos, a caprtura do ar era dentro do cofre do motor, então ficava realmente diferente dos dias atuais. Mas lembrando que a temperatura ideal dos motores antigos era completamente diferente dosdias atuais, tanto que era possível usar água no radiador sem problemas (tirando a ferrugem) . Agora, nos dias atuais, tente tirar o etileno-glicol do radiador e encher de água. Pegue um congestionamento no centro da cidade, num dia quente... Tua ventoinha vai trabalhar sem descanso, até ferver a água e com a pressão acima de 2 bar se não me engano, tudo ia sair pela tampa...
Já o etileno glicol, tem seu ponto de ebulição acima dos 100º o que faz copm que ele se torne mais estável nos motores atuais que chegam a temperaturas acima disso...

Bom.. Já falei muito...agora eu vou... Tongue

Abração
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#15
Douglas Torres Escreveu:Eu concordo com tyudo que está escrito, menos com isso, em se tratando de motocicletas, aonde a captação de ar está muito longe do "cofre" do motor.

BINGOOOO..... nem precisei escrever...hehe
Rá-1000-ton
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#16
to falando... esse tal de Douglas ainda vai fazer caca...

tipo enfiar a mao suja de graxa na boca de paciente, ou usar as broquinhas pra consertar a sah...

sei que ele ja usou resina odontologica para uma gambi na moto...

DOUGLAS! TROCA DE PROFISSÃO! VOCÊ ESTÁ NA ERRADA!
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#17
Clevison,

No seu texto anterior """" No que tange à temperatura do ar, quanto mais frio, mais denso, conseqüentemente maior a potência e o torque do motor. Assim, o ideal é que a tomada de ar esteja em algum local onde haja bastante ar frio, já que dentro do cofre do motor, as temperaturas podem ser muito altas, prejudicando o rendimento do carro""""""

Está certinho certinho, por isso que o filtro da sassa não fica em cima do cabeçote ou do lado do escapamento, assim com em autos a captação fica de cara com o vento.......

Aliás um carro turbo bem feitinho, fidedgino, deve ter um intercoller, para baixar a temperatura do ar de admissão e manter rendimento. Sem isso o maluquetes tem alguns segundos apenas para manter pé embaixo (mesmo ccom omponentes forjados Confusedhock: ) sob pena de ver a usina fundir.

Na verdade a fisica é mesma para todos nós, seu conceito tá perfeito, só tenho duvidas se sua ideía realmetnte trás diferença em comparação com o original.

Claro que um sistema super mega mirabolante, que nem esses raim air com certeza melhoram o rendimento, só não podemos esquecer de uma coisa básica, não há milagre, para + potência é preciso +ar e + gasol, até o próximo Eisten nascer temos de nos conformar com isso Wink
Roberto
DagoMBB
Sahara97
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#18
Nossssssssa que doideira Confusedhock: Pruque posto 2 veis.

Blz aumenta minhas milhagens, daqui a pouco saio do "acelerando para o sucesso" Big Grin
Roberto
DagoMBB
Sahara97
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#19
Déja vu de novo ?????

Se preocupa não dagombb ele costuma atacar por aqui mais do que se imagina kkkkkkkkkk.

Ratificação :

No que se refere a cofre do motor acho que todo mundo percebeu que retirei o texto de um site de mecânica de autos , mas a idéia geral é que vale , agradeço muito todos os esclarecimentos que todos vcs deram, muitos até baseados em fatos físicos, mas devemos levar em conta que essa alteração (pra melhor ) que digo que sentí na minha moto , se trata de uma alteração feita em uma moto com mais de 10 anos e quase 60mil km rodados , pode ser que antes dessa alteração ela funcionava abaixo das suas expectativas , e depois da alteração passou a ter um suprimento ideal de ar , com isso voltando a ter um desempenho normal , como nunca andei em outra sahara não tenho parâmetros a seguir , quem sabe em algum evento não tenho chance de experimentar outra , e outros poderão com serteza me dizer suas imprenssões.

Acho que vale a pena dizer que na posição em que se situa a caixa de ar na sahara , ela não recebe tanto ar quanto recebe da forma com que instalei os captadores ,no local onde se encontra ela puxa o ar para dentro , e devo acreditar também que pelo fato de se localizar atrás do motor deve receber o ar uma mixaria mais quente do que se ele for recebido lá na frente do motor , bom mesmo seria se desse para inverter o motor e colocar o carbura na frente com uma captação enorme de ar , e o escap atrás, diminuindo o curso e melhorando o fluxo (mais livre) que o ar percorre do motor ao fim do escap ...(ô imaginação a minha , se fosse bom algum engenheiro já tinha pensado nisso né).

Sentí também uma pequena mudança com relação as rotações do motor , mas não sei se foi por causa do esquema do ar ou se foi por causa da instalação do scap duplo , ja que foram feitas no mesmo dia .

Posso estar enganado, mas acho que a baixas rotações a entrada de ar é normal e quando se está a 120 km/h o fluxo é mais intenso onde geralmente se está jogando uma quantidade maior de gasolina dentro do carbura .

Gostaria que os engenheiros de plantão dessem o seu parecer técnico.
Responder
#20
Clevison blz?
Já vou adiantando que não conheço nada de mecânica, pois se escrever alguma besteira já está aí uma boa explicação. É que olhando suas fotos, me ocorreu uma dúvida..... se vc pegar uma chuva, a agua indo direto para o filtro não pode causar algum problema?

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
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