Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
HOT PEPERS, QUEM SE HABILITA?
#1
Já estou ensaiando a muito tempo para abrir esse tópico , procurei muito a respeito disso aqui no fórum e não encontrei nada igual então essa é a hora.

De que se trata esse tópico ?
A idéia é reunir conhecimetos a respeito de motores preparados, não simplesmente o que os gringos fazem , mas o que nós podemos fazer em nossas máquinas, para ganhar um pouco mais em desempenho, pode ser trocando cilindros, bielas , comando mais nervoso, ou até mesmo uma simples troca de giglês visando um ganho pequeno , médio ou Hot Pepers para aqueles que como eu não se preocupam (muito) com o consumo, é claro que um consumo absurdo ninguém quer , por isso é válido reunir informações que ajudem a gente a não fazer basteira.

Não sei se alguém chegou a ver na minha moto, mas eu criei uma forma de aumentar um pouco o fluxo de ar frio no coletor de ar , muitos conhecem mas para que não sabe tem quase a mesma função dos turbos instalados em carros que é admitir uma quantidade maior de ar frio e enviar para dentro do carburador ajudando na queima do combustível já que o ar frio tem menor densidade e ajuda a ter uma queima mais perfeita não sobrando resíduos não queimados , o melhor de tudo é que foi uma alteração muito simples , acho que qualquer um pode fazer e não se gasta mais que 5 reais , muitos podem dizer que não mudou nada , mas sou muito crítico neste ponto e sei que a mudança existe, e outra é uma maravilha para subir serras pela manhã quando o ar ainda é mais frio, só não sente a diferença quem não conhece o que tem no meio das pernas (motor heim)heheheheh.

Vamos colher informações e trocar idéias, acho que 31,5 de potência máxima é muito pouco para um motor que com uma retífica acredito eu pode ultrapassar as 380 cc (me corrijam se eu estiver errado ) ...


Vamos ver no que dá isso .....
Responder
#2
clevison Escreveu:eu criei uma forma de aumentar um pouco o fluxo de ar frio no coletor de ar...
Ensina aí como faz essa gambitech... tenho certeza que muita gente vai se interessar... e se possível...
FOTOS!!! FOTOS!!! FOTOS!!!

Abraçooooooooooooooooo e excelente idéia... Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#3
acho que eu tenho algumas fotos prontas aqui , só que o fotoboquete tá uma eca se não conseguir postar hoje dou um jeito amanhã.
Responder
#4
clevison Escreveu:acho que eu tenho algumas fotos prontas aqui , só que o fotoboquete tá uma eca se não conseguir postar hoje dou um jeito amanhã.
Valeu Clevison... Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#5
Aí Marião a parada é essa
Quem olha não vê quase nada de diferente , tirando esses fios todos
soltos aí ( eles fazem parte de uma ghambi atômica que estou
desenvolvendo, heheheh ) o resto parece normal né?


[Imagem: 0012.jpg]


Aí é que vc se engana, dá uma olhada na entrada de ar do motor, aquele
bagulho verde lá , era pra ter pintado de preto , mas vai deixando
deixando, e nunca que pinta .


[Imagem: 0011.jpg]


essa dá uma visão um pouco melhor do que foi usado para coletar o ar
que ainda está frio pois ainda não passou pelo motor.
Eu usei duas embalagens plásticas dessas usadas para óleo de motor ,
tem até umas que já são pretas , mas eu não tinha foi verde mesmo , fiz
um furo na tampa e dei um jeito de passar a ponta do conduite (de
construção mesmo ) escolhi um antichama e muito resistente , aqueles
amarelinhos não presta não , esse eu botei até no fogo , não pega fogo e
demora muito para derreter , apesar de que, em momento algum esse
conduite encosta no motor, escolhi um de 3/4 não consegui passar o de 1"
mas com paciência deve dar , eu tava com pressa para ver o resultado ..


[Imagem: 0010.jpg]


nesta dá pra ver onde o conduite passa por debaixo do banco , não
liguem para os pedaços de isopor , é que eu acho que ajuda a diminuir o
calorzinho na busanfa ,


[Imagem: 0008.jpg]


E por fim o conduite é curvado com muita facilidade e entra dentro do
coletor (caixa de ar )


[Imagem: 0009.jpg]


Tudo foi feito de forma muito rude já que a idéia inicial era ver se iria
funcionar , mas como funcionou e muito bem , dizem que em time que
está ganhando não se mexe né ...


... Mas acho que feito com mais calma pode -se melhorar e muito sua
funcionalidade , tanto nas conexões que foram feitas com fita isolante,
quanto no devido selamento da caixa de ar aproveitando assim melhor o
fluxo de ar frio , perguntas estou a disposição ...
Responder
#6
Bom...

Eu acho que ar frio na admissão pode prejudicar o rendimento do motor pela seguinte Pergunta...


Porque o ar frio sempre desce e o quente tende a subir?

Porque o quente é mais leve, menos denso...
Fisicamente falando, as moleculas aquecidas estão mais agitadas, com consequente distância entre elas, tornando o ar menos denso e com melhor aproveitamento da mnistura, pois terá mais "espaço" para o combustível misturar. Fazendo uma mistura mais Homogênea.

Tanto que todos os carros inclusive o Fusca, tem uma mangueira que liga o respiro do carter ao filtro de ar, esquentando o ar da admissão e assim melhorando o aproveitamento do motor.

Inclusive a Honda colocou na FAN 125 um sistema de aproveitamento de ar quente, que melhorou inclusive o consumo da moto. Pode comparar a CG125 Titan e a FAN 125 que o consumo é completamente diferente entre elas. e é o mesmo motor...

Eu já fui em Petrópolis (frio Pa caraio) num dia brabo com neblina, um frio de rachar, e a moto morria toda hora... No entanto, quando cheguei na Washington Luis, (quente pa caraio) o motor voltou a trabalhar normalmente.

Fora que lá em cima ele parecia ser menos elástico nas acelerações, mesmo quente


Na verdado, o Turbo, trabalha com um compressor que pega o ar que sai pelo escape (impulsor da turbina) e faz girar um conjunto de hélices que fazem o ar entrar na câmara de admissão com pressão. Esssa pressão é que faz o motor ganhar potência, não a temperatura do ar...
Tanto que motores turbinados não tem um freio motor tão efetivo quanto o aspirado normal. O ar entra sempre sob pressão.

Bom... Acho que é isso...

Abração
Responder
#7
Bom, quanto a parte da discussão técnica e física, muito bem explicada pelo Douglas, eu sei que a Sahara e outras motos tem uma temperatura de motor chamada "ideal" para trabalhar. O trabalho do colega clevison, aliás, muito bem executado, me deixou com a pulga atras dazoreia... Mas a finalidade dessa modificação, realmente deixa margem à dúvidas.

Conversei uma vez com o M&C e ele me disse algo interessante, sobre a refrigeração do RADIADOR. Afirmou q melhorando esse quesito, a moto melhora muito em desempenho e em longas viagens...

Ajudei ou atrapalhei? rs ... Enfim, me retiro junto com a pulga (ainda atrás dazoreia)
Responder
#8
All, meu pitaco

A invenção do colega de fato não altera 0,00001 CV de potência.

O que pode ajudar seria em movimento dias que se frita ovo no asfalto, onde teoricamente a admissão de ar frontal estaria um tiquinho mais fria em comparação com o ar admitido pela lateral da moto. (Claro que se no trajeto trocar calor com partes quentes, o tiquinho passaria a ser tiquiiiiiiiiinho mesmo), entonçe , teoricamente o motor trabalharia em uma faixa de temperatura mais adequada visto que o ar entrando no motor estaria mais fresquinho :roll: , o que não aumenta rendimento, mas preserva o motor.

O Colega Douglas colocou muito bem, turbo compressor, é pressão positiva de admissão, portanto, + ar + combustível = + Potência. Na sassa quem continua admitindo ar é o pistão, o sistema não é pressurizado é aspirado.
(Só um detalhe JOE , carros turbos tem freio motor igual, quando se reduz não há admissão de pressão no carbura, mesmo que a turbina esteja a milão, as barbuletas da injeção ou dos carbura se fecham, aí é um abraço ou a pressão saí pela válvula de prioridade (aquela que tem gripe e espirra ou dá-lhe contra golpe no eixo da turbina se não tiver a válvula de prioridade.

E o que escreveu o Colega JOE, sobre o radiador de óleo é mesmo que disse no começo, preserva mais o motor das bichinhas (das nossas motos Wink ), Só que também tem um entonces nessa parada, se esfriar o óleo demais, já viu, adeus lubrificação adequada, por isso que os motores tem uma temperatura ideal de trabalho, nem muito gelado que nossa cerveja nem muito quente que nem a sopa da vovó.
Roberto
DagoMBB
Sahara97
Responder
#9
Eu tenho um desafio para vocês que gostam de trabalhar com vento.

Eu a cerca de 1 ano atrás fui estudar a respeito de aerodinâmica, fiquei uns 15 dias lendo a respeito...
tudo para poder bolar uma bolha alongada perfeita...

Então lá vai.

Pergunta 1.
Qual o fluxo de ar por centímetro quadrado em metros cúbicos por segundo estando a 120 km/h?
Para facilitar, podemos usar a velocidade do vento como sendo abaixo ou até mesmo desprezível.

Pergunta 2.
Tomando como base o fato que a 120 km/h, se tu esticar o braço perpendicular ao seu corpo
e abrir a mão mantendo os dedos juntos, vc praticamente não consegue manter o braço reto,
dada a força do vento (alto fluxo - metros cúbicos por segundo por centímetro quadrado),
qual seria então a rpm de uma ventuínha capaz de aumentar tal fluxo?
Pode ser só 10% Big Grin Big Grin

Me desculpem, mas sinceramente não acredito nisso, até que me provem do contrário, a afirmação
do Cláudio não procede... viajando na estrada a ventania é grande, muito grande, eu que tenho mais
de 50 mil km de estrada sei disso.

Tem mais um tetalhe importante, o volume de óleo é pequeno, logo, o volume de óleo no radiador
é muito menor ainda. Para que essa pequena quantidade refrigerada surta eveitos consideráveis,
tal refrigeração teria que ser algo brutal... ele desceria bem mais viscoso, teria mais dificuldade de
passar pelo filtro e entraria no virabrequim...
Eu acho muito difícil mesmo com boa refrigeração lá no radiador, chegar mais frio no virabrequim... sei lá...
e tem mais um porém já alertado acima, se chegar muito frio no virabrequim, adeus lubrificação...

Depois de pegar minha sahara com 36 mil e hoje já passou os 90 mil, digo o seguinte...
motor de sahara é quente, mas esquenta acima do normal (famoso calorão na perna direita)
por alguns motivos... os principais que pude identificar são:

1. óleo abaixo do recomendado
2. alta rotação do motor
3. motor velho, cansado, com folgas.
4. embreagem cansada.
5. motor vibrando e ou fora do ponto.
6. óleo do motor acima de 2500 km rodados...
7. marcha errada ou altos rpms para baixa velocidade (alto esforço)

A 120 km/h, sexta marcha, asfalto, plano, moto em dia, motor redondinho, não inventa moda criançada... Big Grin Big Grin

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Acredito que o sistema do Clevison funcionaria se empurrase mais mistura para dentro do motor, mas provavelmente precisaria de algumas mudanças internas. Mais ar no filtro acho que não muda nada.
Não sei como está hoje mas as FZRs e Vmax vinham com o sistema EXXUP, que funcionava como um turbo natural, quanto mais velocidade mais mistura e mais potência.

Abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)