Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca dos rolamentos da balança
#21
Bom pessoal, fazia tempo que estava para mexer no garfo traseiro e hoje eu e o Batata aproveitamos que a moto está desmontada e lá fomos nós desmontar o garfo traseiro.
Para minha surpresa eu descobri que não era o rolamento que estava deixando a traseira boba.
Pensei, analisei e por fim conclui que realmente não era o rolamento, mas sim a falta dele.

Vejam a foto do rolamento:

[Imagem: rolema.jpg]

Não é engano não! ... não tinha rolamentos.... só poeira e os roletes.
O eixo estava travado e comeu todo:
[Imagem: eixo.jpg]

Para desmontar somente será possível usando prensa hidráulica e espaçadores. Não consegui achar o eixo novo, mas a concessionária encomendou e me prometeu que recebo em uma semana.

O projeto é porco demais, pois além de não ter como lubrificar o local recebe muita água pulverizada em dias de chuva e o retentor só veda porcamente nas extremidades deixando o furo central para entrada de água e poeira. Colocar engraxadeira só se for uma em cada extremo, fazendo coincidir o furo lateral do rolamento (para lubrificação) com o furo da engraxadeira.

[Imagem: rolamento.jpg]

Lembrei do meu professor de projeto que em 1979 dizia para os menos afortunados da sala que eles seriam projetistas de suspensão.
O cara era gerente de projetos da Volks e falava que todo projeto priorizava motor, câmbio e sistema de freios e o restante ficava com as equipes menos preparadas. O resultado é que os carros brasileiros da época tinham bons motores mas eram ruins de curvas e buracos.
Lógico que a situação hoje já não é mais essa... mas ficou claro para mim a deficiência do projeto.

Abraços,
Rá e Batata
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#22
Hamilton Escreveu:Não é engano não! ... não tinha rolamentos.... só poeira e os roletes.O eixo estava travado e comeu todo:

Abraços,Rá e Batata
Caraca, pela sua foto, vejo que o meu estava bão demais... hehehe. Caraca, só pó!!!!

Abração pro c e pro meu amigo Batata!!! Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#23
Marião Escreveu:
Hamilton Escreveu:Não é engano não! ... não tinha rolamentos.... só poeira e os roletes.O eixo estava travado e comeu todo:

Abraços,Rá e Batata
Caraca, pela sua foto, vejo que o meu estava bão demais... hehehe. Caraca, só pó!!!!

Abração pro c e pro meu amigo Batata!!! Wink

Hamilton, pode acreditar que a minha balança estava pior que a sua, quando vi me deu medo, mas agora já está na reforma, mandei jatear, todo o quadro e o motor, já estou preparando para Morretes, agora eu preciso de umas dicas, por acaso vc sabe a especificação do rolamento da balança? E como eu faço para reforçar o quadro e o bagageiro?

Grato.
Responder
#24
Alexandro Escreveu:...por acaso você sabe a especificação do rolamento da balança? E como eu faço para reforçar o quadro e o bagageiro?

Fala Alexandro, tudo bem garoto?

Sobre o quadro e bagageiro você encontra mais informações nos tópicos:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=548&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 48&start=0</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=444&highlight=refor%E7o+bagageiro">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... +bagageiro</a><!-- m -->

Em relação à suspensão traseira, se for só o rolamento do garfo traseiro (balança) eu aconselho você a comprar o original mesmo, o preço está em torno de R$ 15,00, (dependendo do desconto que você conseguir). O código Honda é 91071-MAO-003. Aconselho também a comprar as buchas - 52109-430-300 - pois são bem baratas e geralmente enferrujam e estragam na hora de tirar.
Eu gastei com os dois rolamentos e as duas buchas R$ 32,60. O eixo e os retentores são mais salgados. O eixo está R$ 39,00 e cada retentor a bagatela de R$ 39,80 (quase R$ 80,00 o par). Os retentores eu não vou comprar, afinal eles não são eficientes. Vou colocar cola de silicone na parte interna dos retentores na hora da montagem e assim tentar deixar o máximo possível a água de fora.
Um rolamento travar por falta de manutenção eu posso entender... agora "virar pó" é a primeira vez que vejo em mais de 30 anos mexendo com elementos mecânicos.

"... do pó viemos ao pó voltaremos..."

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#25
Smile
A suspensão traseira das XLs e XLXs250 e 350 tinha bicos graxeiros,5 no total,sendo 2 no eixo da balança,um em cada extremidade.Não sei porque D.Honda tirou esse elementos da Sahara.Quanto ficaria trocar a da Sahara pela da XLX350,caso a daquela estivesse muito danificada?

Um lugar que também é responsável pelo nhec-nhec da suspensão é o eixo superior do amortecedor.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#26
Seguinte galera..

Desmontei a suspensão trazeira e um dos rolamentos da balança e o eixo estão travados.. A princípio entrou água e engripou tudo.. vou colocar o eixo, os rolamentos e as buchas novas


Hamilton Escreveu:[ Os retentores eu não vou comprar, afinal eles não são eficientes. Vou colocar cola de silicone na parte interna dos retentores na hora da montagem e assim tentar deixar o máximo possível a água de fora.
Rá.

Hamilton, eu vou seguir sua sujestão e colocar silicone na parte interna dos retentores. Além disso, vou aproveirar a idéia do Marião, colocar uma engraxadeira e depois de montado,, vou meter graxa e forma a preencher todo o interior do eixo da balança, para dificultar a entrada da água... Você acha que nesse caso o excesso de graxa pode ser prejudicial?

Alguém já trocou o rolamento, retentores e bucha assinalados em vermelho?

[Imagem: braooscilante.jpg]

Vale a pena procurar no paralelo ou é melhor comprar direto da Honta?
Responder
#27
Encomendei todas as peças da D. Honda,, com exceção do rolamento do braço oscilante, cujo preço de R$ 67,00 eu achei um absurdo.

[Imagem: braooscilante.jpg]


O dito é o número 20 da figura acima e o código é 91078-KN5-003.

Alguém sabe a especificação/medida desse rolamento? O que estava no braço está todo enferrujado e nao dá para ver a numeração.

Ou ainda,, alguem sabe de alguma loja que tenha para vender?
Responder
#28
Encontrei os rolamentos em Taguatinga, marca INA, pela bagatela de R$ 18,00.

Se alguem precisar é só falar...
Responder
#29
existe diferença de preços de uma loja H. pra outra

esse rolamento numero 20 aí de cima, do braço oscilante, numa custa 60 e noutra custa 66

o eixo desse rolamento, numero 11, numa estava 26 e noutra 24 reais

O rolamento numero 21 do link é que é uma paulada... 126 reais cada 1

Pra galera do Rio, a Honda no centro, rua marrecas tem bons preços

Um mecanico tinha recomendado graxa nautica pros rolamentos balança/link, já que essa graxa não dissolve com água.
Responder
#30
Se acontecer o que aconteceu com um companheiro acima, qualquer torneiro mecânico faz o embuchamento do eixo pra vc.

fiz no eixo da minha roda dianteira, pois ao trocar os rolamentos da roda, vi que ainda tinha uma folga. Observando melhor reparei que o eixo tava gasto
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)