Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca dos rolamentos da balança
#1
Maníacos, acabei de montar a menina ontem, pois estava trocando os rolamentos da balança.

Aí resolvi tirar algumas fotos enquanto fazia o serviço... só peço desculpas pois não é bem
um tutorial, serve mais pra incentivar a todos a darem uma olhada na sua balança e analisar se
não está na hora de fazer essa troca. Até tentei fazer um passo a passo, mas mão tava sempre suja
e ia ferrar a maquina fotográfica... aí desisti.

Aproveitei tb pra pintar a balança e diminuir um elo da corrente.

Agradeço a todos os Sahara Maníacos de Porto, pois todos me deram uma força:
Marcelo Rodrigues : foi quem me incentivou a fazer, pois tinha feito na dele, e falou que
dava pra fazer tranquilamente.

Cleroval : me emprestou o cavalete pra colocar a menina.
Paulinho: deu um trato no "jumelo"... que tava com jogo.
Maffei: me emprestou o Hobbyjet pra pintar a balança.

A mudança foi grande... hoje de manhã dei carona pro meu primo até o trampo dele... nem parecia
a mesma moto, tava muito mais macia... ficou show.

Vamos as fotos :
Ainda montada, já no cavalete
[Imagem: 1.jpg]

[Imagem: 2.jpg]

laterais
[Imagem: 3.jpg]

[Imagem: 4.jpg]

[Imagem: 5.jpg]

Corrente
[Imagem: 6.jpg]

Fotografei como estava pra não esquecer a sequência das peças na hora de montar :oops:
[Imagem: 7.jpg]
[Imagem: 8.jpg]

Já sem a roda
[Imagem: 9.jpg]

Vista do "jumelo"
[Imagem: 10.jpg]

Eixo da balança...
[Imagem: 11.jpg]

Soltando o jumelo do amortecedor
[Imagem: 12.jpg]

Nova vista do jumelo
[Imagem: 13.jpg]

Olhem como deve ficar o jumelo em relação ao amortecedor... tão vendo a marca no jumelo??
o amortecedor tem que ficar bem naquela marca quando for remontar o conjunto. (obs : a
marca que estou falando não é aquela azul, e sim o "furinho" que aparece no jumelo)
[Imagem: 14.jpg]

a "limpeza" que tava no local...
[Imagem: 15.jpg]

depois da limpeza... hehehe
[Imagem: 28.jpg]


Balança e "jumelo" desmontados
[Imagem: 16.jpg]

Vista da menina sem a roda e balança
[Imagem: 17.jpg]

jumelo
[Imagem: 18.jpg]

Olhem o estado do rolamento da balança...
[Imagem: 19.jpg]
[Imagem: 21.jpg]

novo rolamento da balança
[Imagem: 22.jpg]

eixo da roda...
[Imagem: 20.jpg]

roda
[Imagem: 23.jpg]

balança e jumelo sendo pintados
[Imagem: 24.jpg]
[Imagem: 25.jpg]

a tinta que usei pra pintar... é "duco".
[Imagem: 26.jpg]

Rolamento novo da balança no lugar
[Imagem: 27.jpg]

jumelo no lugar
[Imagem: 29.jpg]

balança pintada
[Imagem: 30.jpg]

Balança no lugar
[Imagem: 31.jpg]
[Imagem: 32.jpg]
[Imagem: 33.jpg]

Aproveitei e troquei os rolamentos das rodas... antes de montar, reforcei a graxa dos rolamentos...
[Imagem: 34.jpg]

Já com as rodas montadas...
[Imagem: 35.jpg]
[Imagem: 36.jpg]
[Imagem: 37.jpg]

É isso aí meus amigos...

Saudações Sahara Maníacas a todos!!!
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#2
Fala Marião,

Muito chique sua garagem hein!! Quero um sofa na minha tb!!

Mas falando serio, show de fotos!! Tai uma coisa q eu ainda nao tinha tido a manha de mexer...

Nesse processo todo, qual foi a parte mais complicada??

Oq vc sentia de ruim na balança antes de mexer?

E q cavalete invocado é aquele nas ultimas fotos??

Parabens.

[]s
Responder
#3
dae mariao...
na boa????
pagasse quanto cada rolamento da balança????
soh pra saber...pq logo logo vou ter q mexe nessas partes da minha sara.....

abraçossssss....
Responder
#4
rasc_ Escreveu:Muito chique sua garagem hein!! Quero um sofa na minha também!!
E que cavalete invocado é aquele nas ultimas fotos??
Hhuaushuahsuaushua... essa da garagem foi boa. Aí é a lavanderia... que fica junto com a churrasqueira... por isso sofá... hehehe
O cavalete ali é um que emprestei de um amigo, pois o Cleroval tava precisando do dele( fazia quase duas semanas que estava emprestado... ehhehe). Ele é invocadão mesmo, mas só tem um defeito, é muito alto, só consegui colocar pois a Sassá já etava no cavalete do Cleroval, senão não daria...

rasc_ Escreveu:Tai uma coisa que eu ainda não tinha tido a manha de mexer...
Nesse processo todo, qual foi a parte mais complicada??
Oq você sentia de ruim na balança antes de mexer?
Pode ter certeza que vc tem a manha sim... não é nada difícil...
a parte mais "chata", pois não é complicado, é retirar o rolamento velho da balança... ele tava quase que "soldado", aí é muita martelada pra sair o danado. Inclusive usei uma daquelas mini retificas pra "cortar" a capa do rolamento antigo...
Quanto ao que percebia na balança, era um joguinho quando se fazia curva... achava que era o pneu. Aí quando fomos pra Bueno Brandão, o Cleroval e o Maffei falaram que a Sassá dava uns "pulinhos" quando fazia a curva... aí já viu, desmontei pra conferir, e os rolamentos estavam quase travados...

Cavaleiro_Sombrio Escreveu:pagasse quanto cada rolamento da balança????
Fala garoto, td na boa??
Seguinte, cada rolamento tava R$ 16,00. Aí na hora de pagar, ganhei um descontinho, ficou em R$ 14,00.
Gastos :

Rolamentos da balança : R$ 28,00
Rolamentos da Roda : R$ 12,00 ( 6203, foram trocados os dois )
Rolamento da flange da coroa : R$ 8,00 ( 6204U )
Tinta : R$ 20,00
Serviço de embuchamento de eixo do jumelo: R$ 20,00
Graxa : Já tinha

os rolamentos estão destacados em vermelho
[Imagem: manual.jpg]

[Imagem: balana.jpg]



Saudações Sahara Maníacas a todos!!!
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#5
Fala meu amigo Marião!!! Tudo bem?

Eu também estou dando uma geral na minha menina. Não sou eu mesmo a fazer o serviço pois estou sem tempo e sem local para isso. Mandei para o "Dotô das engrenage".
Porém, acabei ficando revoltado com o antigo dono: Acho que ele nunca tinha dado uma manutenção preventiva na moto. Na suspensão traseira estava praticamente tudo inutilizado. Para você ter uma idéia, tive que comprar os dois links completos, pois os que estavam lá já estavam sem a bucha/rolamento e estavam gastando o material do próprio link. :twisted: :twisted: :twisted:
Eu também tirei fotos de tudo, assim que terminar eu posto aqui.
Parabéns pela manutenção e pelas fotos. Como você, eu também adoro mexer na moto.
Ah... se eu tivesse uma garagem com lavanderia, churrasqueira e sofa...hehehehe
Por enquanto vou me contentando com a minúscula varanda do apartamento Cry Cry Cry

Grande abraço.
Responder
#6
Ta ai algo que nunca vi!

Mesmo por que não vi muita coisa mesmo

Adorei a explicação.

Bem, como disse na minha apresentação, iria fazer todas as perguntas que sempre quis e agora tenho gente para responder.

Estava lendo aqui no fórum sobre colocar uma engrachadeira no eixo da balança para acabar com o nhec nhec da suspensão traseira.

Aproveitando estas imagens legais e a descrição das peças, onde a engrachadeira iria entrar?

Como este serviço ajudaria a acabar com o barulho.

Vc já mexeu na caixa do garfo dianteiro para ver os rolamentos cônicos que tem la?
Alguma dica para isto?
Minha Hortência estala toda vez que o guidão esta todo para a direita ou para a esquerda. Geralmente quando estou estacionando a menina.

Já agradeço a explicação... que sei que vai ser longa e detalhada.

ah, mais uma coisa... obrigado pelas boas vindas... foi muito legal...

abraços

Diego
Responder
#7
Beleza Marião.....agora não precisa diminuir a velocidade em quebra-molas.....vai passar macio, macio...eheheh Big Grin
Responder
#8
AndreVP Escreveu:Eu também tirei fotos de tudo, assim que terminar eu posto aqui.
Ah... se eu tivesse uma garagem com lavanderia, churrasqueira e sofa...hehehehe
E aí André, só alegria...
Graças a Deus suspensão traseira ficou show... já tô tranquilão depois dessa arrumada... mas e aí, as fotos????
Quanto a garagem com lavanderia, churrasqueira e sofá, tá a disposição dos irmãos Maníacos... podemos fazer um churras, é só combinar!!! Wink

joventinodias Escreveu:Aproveitando estas imagens legais e a descrição das peças, onde a engrachadeira iria entrar? Como este serviço ajudaria a acabar com o barulho.

você já mexeu na caixa do garfo dianteiro para ver os rolamentos cônicos que tem la? Alguma dica para isto?

ah, mais uma coisa... obrigado pelas boas vindas... foi muito legal...
E aí Diego, td bão??

Seguinte, sou xeretão e vou fazendo umas coisas, mas num entendo muito não... hehehe, ou melhor, entendo quase nada. Fiz esse acerto pois um amigo Maníaco me deu uma força... o Marcelo Rodrigues, aqui de Porto.
[Imagem: 30-1.jpg]
Quanto a engraxadeira, nessa foto, acho que deve ser esse o local... Os rolamentos devem estar ressecados ou gastos... por isso o nhec nhec...

Cara, nunca mexi na dianteira... então não tem como eu te falar algo... ainda vou tentar fazer isso. Então vou deixar pra alguém que já fez te dar uma opnião...

E quanto as boas vindas, é sempre muito bom ver que a irmandade está crescendo, e sempre que entra mais um irmão, a gente fica muuuuuito feliz...
Grande abraço... e sempre que quiser perguntar algo, tenho certeza que todos que souberem um pouco vão ter o maior prazer em te ajudar... Wink

Rogerio Ctba-Pr Escreveu:agora não precisa diminuir a velocidade em quebra-molas....
Hehehe... Rogério, já tô sentindo a diferença... nem parece mais que existe quebra molas... hehehe
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#9
Marião, eu desmontei a minha moto toda para dar uma reformada, quando cheguei na balança traseira me assustei estava um bagaço, os rolamentos da balança estavam fundidos na mesma, muito pior que os seus, mas a maior dificuldade minha estão nas peças do pro-link, vou ter que trocar quase todos os rolamentos, ai eu vi no seu tópico que vc fez embuchamento? Fica bom? Eu fui na autorizada aqui em Paranaguá, e só um rolamento do pró-link custa R$ 60,00, achei um absurdo.
Responder
#10
Alexandro Escreveu:ai eu vi no seu tópico que você fez embuchamento? Fica bom?
Aí Alexandro... o embuchamento ficou show... o Paulinho fez pra mim... tá sem jogo nenhum... nem parece que é peça usada... hehehehe. Mas é seguinte... o embuchamento foi feito em um dos eixos do jumelo... e os rolamentos estavam bons. Não sei se com os rolamentos ruins vai dar certo...

Abraçooooooooooooooooo Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)