Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Raios de Inox..."NÃO USE"
#11
Putz hein grande Há...

Tem como apertar a tecla SAP aí? Big Grin

Entendi tudo! A repimboca da parafuseta é inversamente proporcional à derivada da integral da vazão nas CNTP, levando em consideração a mecânica dos sólidos na Rey... Confusedhock:

Abraços saharentos!
Responder
#12
ai vai a explicação intaum

Revenimento:
Revenimento, é o tratamento térmico complementar da têmpera, no qual consiste no aquecimento do aço já na estrutura martensítica (temperada), durante um determinado tempo, seguido de um resfriamento rápido ou lento, com a finalidade de diminuir a dureza, as tensões estruturais, a fragilidade e aumentar a ductilidade(mais maleavel) e resistência dos aços.

Normalização do Material:
A normalização (ou alívio de tensão) consiste no aquecimento do aço acima da linha crítica, mantê-lo nesta temperatura o tempo necessário a sua total transformação estrutural e seguir com um resfriamento ao ar calmo.

A normalização tem por objetivo principal, refinar a granulação e conferir ao aço, estruturas uniformes com as características normais de sua composição.

Quando o aço sofre alterações de uniformidade na sua estrutura por efeito de trabalhos a quente, como por exemplo: forjamento, laminação, solda obtenção direta da peça fundida, etc., é indispensavel que o mesmo seja normalizado após estas operações.

A normalização reduz a tendência de empenamento das peças e facilita a dissolução dos carbonetos e elementos de liga

certo????

abraços a todos.....
Responder
#13
O Rá me surpreende com seus conhecimentos... Vc está mais para prof. Pardal que qualquer um de nós, cara! E ainda vem o nosso cavaleiro das sombras com uma aula de tratamento térmico! Caraca!!!!
Voltando ao caso: revenimento é a processo complementar à têmpera, conforme descrito pelo Cavaleiro, visando tornar a superfície ainda maior dureza, aliado à ductibilidade do "miolo". É usando, geralmente, na produção de ferramentaria e de peços sujeitas a alto grau de abrasão.
Já a normalização do aço, por qualquer método que seja, é indissociável à têmpera. Se não normalizar, as tensões geradas na transformação do austenítico em martensítico produzem mais rigidez, o que torna a peça simplesmente temperada extremamente quebradiça.
Não quis fazer referência a estes pormenores porque considerei que complicaria demais a questão.
Vcs, Rá e Cavaleiro, estão absolutamente certos!
Quando fazemos uma faca em aço inox (aliás, não existe aço inoxidável, mas apenas menos manchável = maior teor de cromo/vanádio/molibdênio, etc..) a maior dificuldade que temos é colocar a peça em uma faixa de temperatura muito estreita, o que só é perfeitamente controlável em fornos elétricos de meio gasoso. O processo é caro, muito caro.
Imagine, então, se valeria a pena fabricar raios de roda de motocicleta, a serem vendidos a preços relativamente baratos, com este grau de controle... Obviamente, a têmpera e posterior normalização não têm o grau de precisão necessário à qualidade que pode ser atingida em aço inox.
Por isso acredito que aços carbono cromados são a nossa melhor opção.
Homem, essa troca de figurinhas é ótima!
Abraços, irmãos!
Responder
#14
David Caldeira Brant Lott Escreveu:Marião,
Sou considerado um iniciante na cutelaria. Tem neguinho que é fera, como o Peter Hammer, o Jean, o Ricardo Ferrari, a Silvana e muitos outros. Me botam no chinelo com o que fazem só com a mão esquerda...
O que eu faço é por simples hobby, enquanto estes que citei são profissionais mesmo.
Vou mandar uma MP pra você com algumas fotos.
Abração, irmão...
Cara, pelos trabalhos seus, iniciante?? Show de trabalhos... acabei de ver seu email... parabéns.
O pessoal que você cita, realmente são mestres na cutelaria... já vi trabalhos deles de deixar de queixo caido, de tão lindos.


Agora. o pessoal aqui tá mandando bem hein... Há e Cavaleiro, parabéns...

David, Rá e Cavaleiro, valeu a aula...


Abração meus irmãos!!!
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#15
Conversando com o Ice e o Douglas a um tempo atrás, ambos recomendaram que eu comprasse raios de Inox, só não comprei por causa da diferença de preço, praticamente o dobro!!!

A alguns anos atrás quando eu fazia trilha de bicicleta, trilhas pesadas mesmo, sempre usei raios de Inox, dificilmente eles chegavam a empenar, mas é claro que não da pra comparar uma bicicleta com uma moto!!!

Enfim, nunca imaginei uma situação dessas com os raios de Inox, as vezes pode ser a marca!!!
Me parece que o Douglas usa raios de Inox a um bom tempo ja!!!

Eu comprei raios cromados da Three Heads, acho que pelo mesmo preço dos raios de Inox comuns, mas estão zerados ainda!!!

Abraços
Big Louis NX 350 Sahara 91/91 Preta
Fuja das tentações, mas devagar para que elas possam te alcançar!!!
[Imagem: bannerox6.jpg]
"O que importa não é a cilindrada da motocicleta e sim o caráter do motociclista"
Responder
#16
Big,

Quando li o tópico, pensei na mesma coisa - MARCA.

O Augusto Ferreira (Bruno), trocou os aros e raios de sua moto. Parece que comprou INOX, made in XING LING. Trocou 2 conjuntos, sempre das rodas traseiras. Em Penedo tivemos a oportunidade de ver diversos raios quebrados. Chegando ao RJ, foi ao Gaucho e trocou os raios para os da marca Eninco, também INOX.

Curioso é que os raios mantinham um ângulo estranho, pareciam não estar devidamente adaptados aos aros, de forma que alguns ficavam ligeiramente tortos. Esse fato já ocorria, quando usava os Xing Lings.

Após essa última troca não tive mais notícias. Fala aí Bruno!
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#17
Jota, acho que o Bruno não vai responder, tem séculos que ele não aparece aqui.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#18
Ele chegou a preocupante marca de 5 raios quebrados na roda trazeira mas depois que colocou o terceiro jogo de raios de uma marca melhor, parece que pararam de quebrar
Responder
#19
A marca realmente deve ser levada em consideração, não me lembro qual marca de raios inox usei, mas o mecânico que montou a moto disse que tinha haver com o torque na roda traseira. Eu peso 110 kg mais indumentária completa e bauleto com bagagem e ferramente deve passado do peso total do Douglas mais garupa... Antes de trocar de aro e raios, fiz viajens com garupa e bagagens dos dois, com alforges carregados e nunca tive problemas com raios de aço...
Responder
#20
ENINCO

Só usem raios de INOX da ENINCO!!! Outros quebram com facilidade...

Tem alguns que se compra por aí por 30 reais o jogo... O meu da eninco custou 70 paus cada roda!!!

Sau caro, mas tá no lugar e sem quebrar nenhum até hoje (+ de 1 ano)

Abração
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)