Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Injeção eletrônica na sahara
#31
e aí, alguém já se aventurou?
Estou interessado, mas prefiro esperar pra ver os primeiros resultados...
Alguém vai se habilitar?
falow...
Feio
Responder
#32
Feio Escreveu:e aí, alguém já se aventurou?
Estou interessado, mas prefiro esperar pra ver os primeiros resultados...
Alguém vai se habilitar?
falow...
Feio

Olá Feio, tudo bem?
Fiz algumas pesquisas com instadores de turbo e IE e pelo que vi o módulo que pode dar resultado é a injeção da empresa FuelTech, já postada pelo David anteriormente. A empresa fica aí em POA... será que eles não teriam interesse em desenvolver algo específico para a Sahara?... Se levar em conta que tem muita Sahara em ótimo estado rodando por aí e que o carburador é um conjunto caro e difícil de encontrar, talvez a empresa tenha interesse em projetar ou adaptar um módulo para nossas meninas.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#33
Visitei o site que o Martinez indicou aí em cima na segunda, mas não pude, ainda, ver os preços. Pelo que me disseram, fica por menos de R$500,00, completo, inclusive manuais em português... Serááá?
Quanto a importar, é perfeitamente possível, DESDE que seja individualmente e que o valor final esteja abaixo de US$200,00 (se for pelo correio, quer como remessa quer como compra via cartão de crédito internacional). Se trouxer como bagagem, pode atingir US$300,00.
Então, e este é o motivo de não ter informado antes, é saber o preço nos revenderores, nos EUA ou na Europa... E nossos companheiros de Ponta Porã, Foz do Iguaçu e Livramento, podem nos dar alguma informação?
Responder
#34
Rá,

Contatei a FuelTech. Me disseram que o que já produzem atendem nossas necessidades. Têm razão...

O que interessa:
Pesquisei o que é necessário para fazer uma adaptação de um sistema de injeção eletrônica monoponto. Os preços são médios e não incluí custo de mão de obra. Lá vai...
- Módulo FuelTech AsPRO-1F - R$1.160,00 – em três vezes no cartão VISA
- Sensor de temperatura do ar - Delphi MTE-5053 ou Fiat 75.479.76 - R$69,90
- Sensor de temperatura do motor - Delphi MTE-4053 ou Fiat 026.906.161.12 - R$23,90
- Bico injetor - Bosch 0.280150747 (22 a 25 lb/h) – R$95,00
- Sensor da posição da borboleta - Bosch 0.280120314) – R$95,00
- Bomba de combustível externa - Bosch 0.580464070 (3 bar) ) – R$120,00
- Regulador da pressão de combustível - Bosch 0.280160560) – R$95,00
- Sonda Lambda - Bosch 0.258005096) – R$100,00
O carburador passa a funcionar a seco, servindo apenas como coletor de admissão e suporte para o sensor de posição da borboleta.
Como o injetor fica colocado no coletor de admissão, após o carburador, deve ser feito um trabalho de usinagem no coletor existente ou fundir, em alumínio, novo coletor, já com a abertura necessária. Para a sonda lambda, deve ser feito um furo, com soldagem de uma porca, na junção dos dutos do escapamento.
Quem quiser ousar mais e colocar injeção eletrônica integral, substitua o carburador por um corpo de borboleta (Bosch 0.280750042), que é encontrado, usado, por cerca de R$250,00, já com o sensor de posição da borboleta, e o injetor ficará colocado sobre ele. Deixa de ser necessária a usinagem do coletor.
De qualquer forma, excluída a mão de obra, a adaptech ficará em R$1.758,80, caso se mantenha o carburador. Se for injeção integral, fica em R$1.913,80.

Ainda falta meus contatos dos EUA informarem o preço do kit Keihin.
Também pedi a um amigo, que possui uma concessionária Yamaha, o orçamento de todo o sistema de injeção da Lander. Vamos ver SE e POR QUANTO vendem...

Ainda instalo! Me aposentei e quero viajar, caramba!

Abraços...
Responder
#35
Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
Responder
#36
Estive em uma oficina hoje negociando uma revisão no sistema elétrico da minha thuca e
ouvi uma conversa de um fornecedor com o balconista.

Falaram em 70 mil fazer da yamaha rodando no Brasil e que já começaram a dar
problemas na bomba elétrica.

Detalhe, a bomba custa mais de R$ 1.000,00 na yamaha. Esse fornecedor ai estava
oferecendo uma paralela por R$ 400,00.

Se eu não me engano, a fazer foi lançada em 2005, muito cedo para já estar dando problemas em uma peça tão cara.


Fui.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#37
.

Sou novo na comunidade por isso vou avisando que minhas opiniões são meio jurássicas. Não se assustem.

Acho que uma das grandes vantagens da Sahara é ser carburada. Pelo fato de que se houver qualquer problema tiro o carburador e desmonto em cima da mesa da cozinha (com os chios naturais da patroa) e conserto tudo.

Tem mais, como o Brant Lott disse "mecânicos daqui não conhecem nada de injeção eletrônica". Esse é um problema real. Mecânico, mão-de-obra, peças. Principalmente se você estiver no Piri-Piri do Piauí ou no Atacama.

Já sofri um pouco com injeção em carro e em moto, me sentindo de mãos atadas.

Agora não levem muito a sério minha opinião porque estou numa fase bem zen mesmo. Estou valorizando ao máximo a simplicidade.

Ah e quanto à subida nos Andes, pode ser feito um sistema (estou começando a pensar no assunto) de ajuste da mistura como os aviões.

Antes que me esqueça uma da vantagens da injeção eletrônica é você poder trabalhar com taxa de compressão maior (Da XT é 10,0:1 e da Sahara 8,9:1). Portanto coloquem em seus orçamentos o rebaixamento do contra-pistão do cabeçote.

.
Responder
#38
PESSOAL!!!

Por uma necessidade estou revivendo este tópico.
Meu carburador a mais de 3 meses vem dando dor de cabeça.
Duas revisões nele foram feitas e o problema continua.

Bom, o que fazer:
1. Novo bura de sahara, não compensa, novo é o olho da cara e usado prefiro não arriscar.
2. Bura da Falcon, caro e continua carburada sendo que daqui a 6 meses
as montadoras serão obrigadas a fabricar somente injetadas.
3. Esperar 6 meses com a moto ruim, ai credo. Big Grin E ainda esperar aparecer
kit no mercado para tentar adaptar na minha moto...

Problema: Neste início de ano devido ao doutorado não pude fazer a minha
tal viagem de aventura anual. Assim, pretendo arrepiar com uma viagem
internacional em janeiro. Com a carburação ruim é mais complicado viajar pra fora do Brasil.

Resumo da ópera:
A DELPH, empresa vencedora da licitação para fornecer o esquema para a
yamaha no Brasil é daqui de Piracicaba. Os testes feitos que apareceram
inclusive na revista duas rodas foram feitos aqui em Tupi, exatamente onde
nós corremos de kart com as luluzinhas.
Esperamos aparecer algo pra falcon ou vamos correr atrás do nosso projeto?

Estou disposto a colaborar e ao invés de comprar novo carburador
usado partir direto pra injeção e se bobiar pra sahara a alcool.
Os testes da DELPH com a twister acusou aumento de 1 cv na potência
com um aumento de consumo por volta de 30% passando pra álcool
e colocando a injeção eletrônica de combustivel.
Com a diferença de preço do alcool para a gasolina, pra mim que utilizo bastante a moto,
em seis meses eu pago o investimento somente com a redução do que gastaria com gasolina.

Segundo especulações que consegui, ESPECULAÇÕES, o custo para a
transformação está entre R$ 1.200,00 e 1.500,00 hoje.

Alguém a fim de entrar nessa comigo?

Preciso ter uma idéia de interessados para poder apresentar um projeto para DELPH.
Baratear custo, mapear algo específico para sahara, sei lá, especular o
assunto e ver se conseguimos algo bom pra gente.
Certamente se eu apresentar interesse de uma moto eles vão fazer vista
grossa, assim como me esnobaram no salão duas rodas.
Mas certamente se aparecer pelo menos uma dúzia de interessados a coisa pode mudar de figura.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#39
1 - Martinez
2 - O Indomado
3 - ?
Responder
#40
1 - Martinez
2 - O Indomado
3 - Alexandro
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)