Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas na partida, as vezes...
#61
Olá pessoal,

Acabei de chegar... Minhas primeiras mensagens foram a procura de uma Sahara e agora tenho uma!!! Uma Sahara 91 Cinza, Vermelho e Preta.

Porém... Estou com um problema desde o primeiro dia com ela... Ela não pega. O motor gira, mas não pega... Após alguns dias só fazendo ela pegar no tranco, levei-a a um mecânico. Resultado: troquei a bateria. Coloquei uma Yuasa, original, R$ 130,00 no lugar de uma bateriazinha de marca esquisita que tava lá... Resultado: Continuou sem funcionar... Daí o mecânico falou que era o alarme... Resultado: Desconfigurou todo o alarme Positron e a moto pegou... No dia... Dia seguinte: Nada. Tranco de novo... Daí no último domingo tava invocado... Fui fazer pegar no tranco novamente... Depois da chuva com chão molhado... Resultado: Ela pegou, mas... a embreagem escapou de minha mão e eu e a Sahara pro chão... Tudo ralado (um cotovelo, os dois joelhos e a carenagem da Sahara) descobri o seguinte: Depois que ela pega uma vez, ela passa a pegar... Hoje, ela não quis pegar... Dei um tranquinho sem precisar fazer ela pegar, em seguida bati na partida e ela pegou.

Esse mesmo mecânico (ou seria chutânico?!?) cogitou CDI, Carburação, etc...

Ou seja: fazendo o procedimento de dar um tranquinho, em seguida ela pega quantas vezes for necessário na partida, mas... deixou um tempo parada ela volta a não querer pegar... Daí vai um tranquinho de novo e etc...

Hoje, falei com outro mecânico e ele condenou o motor de arranque inteiro.... Falou que eu ia gastar uns R$ 400 para recondicionar e um novo sairia uns R$ 700...

Depois de toda essa história, vem a pergunta... Será que são somente as escovas? O relê de partida pode ter algo haver???

Socorro!!!!!!! Querem fazer eu trocar metade da moto para fazê-la pegar!!!

Abs!!!
Responder
#62
Cara!!!

eu acho que é a embreagem do motor de arranque, cremalheira, eu acho que é esse o nome.

Ela faz um barulinho, tipo liquidificador ligado sem o copo, quando vc liga o start?

Se sim é isso mesmo.
Responder
#63
Não, o barulho é do motor de arranque girando o motor da moto, porém sem ela pegar...

É como se a moto estivesse sem faísca... O motor de arranque gira o motor e este não pega. Aí vc dá um tranquinho, bate na ignição e ela pega...

Esquisitíssimo!!!


Abs.
Claudio
Responder
#64
Encom Escreveu:Não, o barulho é do motor de arranque girando o motor da moto, porém sem ela pegar...

É como se a moto estivesse sem faísca... O motor de arranque gira o motor e este não pega. Aí você dá um tranquinho, bate na ignição e ela pega...

Esquisitíssimo!!!


Abs.
Claudio

Se o motor de arranque tá girando na boa e o problema é com o "motor" propriamente dito,
não há porque condenar o seu arranque!!!

É necessário fazer uma verificação do problema a parti daí.
Verifique parte elétrica!
Vela, fusíveis, relês, cabos, etc....

Faça um vistoria geral!!!

Boa sorte,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#65
Da uma checada tb no suporte da escova ...

A do meu colega welligton e uma 91 e acontecia a mesma coisa , ai trocou o suporte de escova que pagou uns 15 reais e pronto resolveu o problema , o CDI vc pode usar o da Strada 200 ou Xr 200 que custa em torno de 30 reais da marca militec...


mas boa sorte com a motoca e melhoras ....
Juan Frids
11 97517 9350 Claro 
Responder
#66
Valew pessoal, vou levar em um eletricista amanhã e depois posto aqui o resultado... Abs!
Responder
#67
Mais uma etapa da epopéia...

Ontem cedo saí de casa e fui trabalhar... Rodei uns bons 30Km até meu trabalho e aí resolvi passar em um auto-elétrico de confiança lá perto. Cheguei, desliguei a moto e comecei a explicar o problema, aí falei que como a moto tava quente ela pegava normal e não dava para repetir o problema naquele momento... Só para contrariar... Ela não pegou e tava com a bateria, novinha, arriada...

O cara pegou a bateria de emergência dele e fez uma chupeta e aí sim, ela pegou de primeira... Fez uns testes e como é auto e não moto elétrico me indicou um mecânico de moto de confiança. Não tive tempo de levar pois fui trabalhar. Deixei para outro dia...

Eis que, na hora do almoço, tranco. A tarde pegou. Fui até a faculdade entregar um trabalho, na saída debaixo de um temporal, tranco. Quando cheguei em casa nem a buzina tocava...

Hoje, claro ela não pegou pela manhã... Fiz uma chupeta com meu carro e ela pegou de prima. Encafifado, segui o conselho do Piske e desmontei a moto inteira! Coloquei a bateria para carregar e fui conferir toda a parte elétrica. Achei um monte de emendas de fio mal feitas e mal isoladas. Refiz todas! Inclusive soldando uma por uma, isolando adequadamente e refiz tb o chicote do alarme da Positron.

Fiz os testes indicados no manual de serviços da Sahara antes e depois e já notei uma diferença: a voltagem de carga da bateria aumentou de 11.5V para 12.8V em marcha lenta...

Até agora a noite era só bater que ela pegava de primeira... Vamos ver amanhã cedo.

Abs!
Claudio
Responder
#68
xiii... pois é. aí pode entrar chicote cortado, estator não dando mais carga ou retificador fraco. tomara que seja só esse chicote mesmo!

abraço e boa sorte!
Responder
#69
Bom... Retornando...

Hoje cedo fui dar a partida e... nada. O motor de arranque girava o motor, girava e nada de pegar... ou seja, acho que o motor de arranque está legal... É alguma outra coisa... Fui pra rua e dei um tranco e a moto pegou... Dei umas aceleradas e enquanto colocava o capacete para sair ela morreu. Bati na partida e... normal... pegou imediatamente... Saí e parei em uns 5 ou 6 lugares, desligava e ligava normalmente.

Em suma, o problema só aparece após ela ficar um tempo parada... Vcs acham que pode ser carburação? Ou CDI? Sei lá, nem se em que mais pensar...

Abs!
Claudio
Responder
#70
Encom Escreveu:Bom... Retornando...

Hoje cedo fui dar a partida e... nada. O motor de arranque girava o motor, girava e nada de pegar... ou seja, acho que o motor de arranque está legal... É alguma outra coisa... Fui pra rua e dei um tranco e a moto pegou... Dei umas aceleradas e enquanto colocava o capacete para sair ela morreu. Bati na partida e... normal... pegou imediatamente... Saí e parei em uns 5 ou 6 lugares, desligava e ligava normalmente.

Em suma, o problema só aparece após ela ficar um tempo parada... vocês acham que pode ser carburação? Ou CDI? Sei lá, nem se em que mais pensar...

Abs!
Claudio

Pois é Claudio....

Já que você deu uma revisada na parte elétrica e a princípio está ok, acho que o problema
está é na carburação mesmo....

Inda mais vendo aquela foto que você postou no outro tópico, do filtro de ar... :? :? :?

Se vc der uma boa limpeza no carburador e arrumar o esquema do filtro,
acho que resolve o problema de vez......

Abraços e boa sorte!!!

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)