Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas na partida, as vezes...
#11
Gente, desculpe, mas sabe, a classe operário trabalha tanto para manter o emprego que me afastei um pouco do forum Cry , vou dar uma olhada no esquema elétrico e ver se acho qual defeito provoca a falta de partida quando a marcha está engatada e embreagem acionada e a condição de ficar sem partida de vez. posto no máximo amanha ok ? Wink Há, viu cosme, o diagrama elétrico realmente não é dos mais claros, muito confuso e existe umas falhas no desenho, para achar um provável local de falha pelo que o martinez descreveu não foi muito fácil, mas vamos lá Smile
Responder
#12
depois de decifrar um diagrama prá lá de confuso, chguei a um resumo de como funciona o circuito de partida, ele está dividido em duas partes, uma a partida convencional por botão de partida conjugado ao ponto morto e o segundo botão de partida e acionador da embreagem. Ai vai..

A alimentação (12 Vcc) que vem da chave geral é enviada para um contato do botão de partida e tambem para um polo da lâmpada do Ponto morto. O outro polo da lâmpada é ligado ao interruptor do P morto dentro da caixa de cambio. Veja que quando se coloca em P morto, aterra-se a lampada e esta acende indicando neutro.

Ao se acionar o botão de partida, é enviado uma tensão ao relé auxiliar de partida, a corrente passando pela sua bobina de atracação vai direto ao diodo de bloqueio e este aterra o mesmo pelo interruptor de P morto. Se estiver em neutro, o relé auxiliar fecha o contato principal acionando o motor de partida. caso não esteja no neutro, não é fechado circuito e não há atracação (sem fechamento do contato principal).

No caso de se acionar a embreagem, note que o terra que é preciso para se fechar o circuito é fornecido pelo interuptor do manete da embregam, este interuptor bypassa o diodo e o interruptor de neutro. Mesmo com a marcha engatada , conseque-se dar partida pois a embreagem está acionada, e a moto não sairá andando.

O diodo funciona como um bloqueio, a corrente elétrica só passa por ele em um único sentido, ele está lá por uma só razão, da lâmpada de neutro não ficar acendendo toda vez que se aciona a embreagem. Mas a falta dele (defeito) não deixa o acionamento do motor de partida mesmo com a moto em neutro e a lampada acesa, (caso do martinez, com agravante de ser intermitente), no caso de não se conseguir partir engatado mesmo com a embreagem acionada, o provável defeito deve ser o interruptor da embreagem no guidão ou fiação rompida, aposto mais no interruptor. Um WD40 provávelmente resolva o problema.

no caso de não funcionar men por embreagem acionada ou por neutro, ai pode ser várias outra causas que pode ser relé auxiliar com defeito, botão de partida com defeito, fiação rompida além dos mencionados acima como diodo aberto ou com mau contato, e interuptor no manete da embreagem. Espero ter ajudado a entender o sistema elétrico de partida, temto colocar um esquema elérico junto com o post para melhor entendimento ok ?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mysharefile.com/v/6926662/diagrama_sahara_Paint.bmp.html">http://www.mysharefile.com/v/6926662/di ... t.bmp.html</a><!-- m -->
Responder
#13
[Imagem: diagrama_sahara_Paint.bmp.html]
Responder
#14
eduardo_blumer Escreveu:[Imagem: diagrama_sahara_Paint.bmp.html]

Resumindo.....um WD 40??????? vou colocar hoje mesmo e depois aviso se deu certo.................valeu Sherlock Blumer

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder
#15
outra coisa que vc pode fazer é desconectar os dois fios que vão no interruptor do manete e ligar direto, com a marcha engatada dar partida, mas não esqueça de acionar a embreagem senão.....................este tipo de problema , sefor mal contato nesta chave , um WD40 geralmente dá certo, faz um teste e me fala ok? vamos resolver de um modo
Responder
#16
Ok, sou mais um então! fbastos a minha acontece a mesma coisa. SÓ PEGA se estiver no NEUTRO. Martinez, normal é isso: o motor só dar partida se estiver no NEUTRO... OU COM A EMBREAGEM ACIONADA caso esteja engatada. Descobri esse erro na minha moto da pior maneira:
Eu estava no sinal fechado e quando fui sair com a moto ela apagou (eventualidade). Acionei a EMBREAGEM e NADA!!!!!!!!!!!!!!! O sinal já aberto, os carros passando por mim e eu PROCURANDO O NEUTRO pra poder dar partida! Confusedhock: FELIZMENTE VEJO QUE TEM SOLUÇÃO ESSE PROBLEMA. Vou acompanhar o tópico e levar a Cavala pra SANAR isso.
Responder
#17
Carlos, no manete da embreagem existe um interruptor que quando acionada a embreagem fecha seu contato permitindo que se de a partida na moto, se vc pegar o desenho simplificado que fiz <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mysharefile.com/v/6926662/diagrama_sahara_Paint.bmp.html">http://www.mysharefile.com/v/6926662/di ... t.bmp.html</a><!-- m --> pode talvez ajudar a achar o problema, só pode ser, a chave/interruptor com defeito (mau contato) ou fiação até ele rompida. o circuito de partida da sahara é o seguinte:

Uma alimentação (12 Volts) vem da bateria
Passa pela chave liga/desliga no painel
Vai para o botão de partida na base do manete do acelerador
Segue para o relé de partida abaixo do banco ao lado da bateria
Saindo do relé de partida a corrente tem duas alternativas para que possa haver fechamento de circuito e assim com o relé fechado o motor de partida seja acionado.

A primeira uma é fechar o circuito com o interruptor do NEUTRO, (note que pelo desenho depois que a corrente elétrica passa pelo relé tem uma bifurcação podendo seguir por um ou os dois caminhos) um contato do interruptor é o negativo da bateria, fechando assim o circuito.
O segundo caminho é seguir até o interruptor do manete da embreagem que quando vc aciona, fecha contato com o negativo, também fechando o circuito.
Note que existe um componente (diodo) entre o relé e o interruptor do neutro, ele estálá para somente não deixar que ao acionar a embreagem, a luz do neutro fique acendendo, lógico que se retirar não irá funcionar a partida via neutro, só com embreagem acionada, mas se o mesmo entrar em curto, o sintoma é que a luz do neutro se acende com acionamento da embreagem.
Vc pode fazer um teste, desligue os dois fios que estão ligado na chave junto com o manete, ligue um com outro e acione a partida com a moto engatada, importante não esqueça de acionar a embreagem, se funcionar, é a chave com problema, se não vc pode ligar um fio com outro e ligar os dois no quadro, qualquer parte negativa do chassi e tentar acionar a partida, se funcionar, o problema está na fiação que vai do interruptor ao negativo, o interruptor pode estar funcionando.
Espero que possa ter ajudado, mas mesmo assim este problema é bem simples, não devendo ficar caro ok? ou é fiação ou interruptor, nos dois casos, custo deve ser bem em conta né ?
Responder
#18
Caramba!! Confusedhock: Eu não me atrevo a mexer em P.N na moto. Mas com todo esse esquema explicado dessa forma, a gente que tá com certos problemas na moto, chega no eletricista com conhecimento de causa e falando de igual pra igual. Assim ele não enrola a gente dizendo que é a "rebimboca da parafuseta". hehehe. Vou levar a Cavala amanhã mesmo. Valeu Big Grin
Responder
#19
é, a ideia é boa, se vierem com problema de relé de partida, regulador, sei lá, sai fora que o pobrema vai ficar ainda pior !
Responder
#20
eduardo_blumer Escreveu:é, a ideia é boa, se vierem com problema de relé de partida, regulador, sei lá, sai fora que o pobrema vai ficar ainda pior !

sHERLOCK......AINDA NÃO FIZ O TESTE.FAREI ESSE FIM-DE-SEMANA.NA PÁSCOA

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)