Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
3.0 21 ou 90/90 21????
#11
amigos, estive eu a conversar c/ o representante sul-matogrossense da pireli, a respeito disto, e pelo q ele me flw exite sim um diferença entre pneus referenciados em milimetros e polegadas. Ele me disse que há um diferença na forma em que feita a carcaça do pneu, referente ao espaço deixado entre a manha do trançado, essa diferença pode endurecer e amolecer o pneu. e naum esta ligado a formação da borracha. ele me deu enumeros exemplos , e me montrou q existe diferença entre esse dois tipo, e amabos são de formação radial.

Motti
Responder
#12
mott Escreveu:avi uma ondulação no asfalto esta a uns 80km/h e joguei a moto p/ fazer a curva, a moto me jogou a fora, o começou a lançar esquizito, como c o guadro tivesse quebrado ao meio, por sorte consegui segura-la.

pode ate parecer coisa de outro mundo que estou falando d+. eu contatei isso na pele, e vi que a utilzação de pneus deve ser a recomendada pelo fabricante, pois a suspens~~ao foi projetada para aquele tipo de pneus naquela calibragem.


motti

Caro amigo Mott, comigo aconteceu exatamente o contrário. Quando entrava em curvas com ondulações, minha moto saía de frente, ía quicando pro lado de fora... pois bem, um dia precisei trocar o aro dianteiro da minha branquela, mas na hora de comprar não encontrei o aro na medida 1,60 que é a medida original, o mais próximo que encontrei foi 1,85 e comprei este. Aproveitando a mão de obra troquei meu pneu dianteiro que era um 3.00 por um 90/90 e o resultado foi muito bom, pois além de melhorar muuuito nas curvas com ondulações, a moto ficou mais bonita.

Abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#13
mott Escreveu:e amabos são de formação radial.

Motti

O que é amabos?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#14
Bom...

Pneus de medida original!! pirelli MT40 3.00/21 e 4.60/17.
Ambos uma bosta. escorregam muito principalmente depois de meia vida. Não recomendo.

Pneus mais usados entre proprietários de Sahara, pelo custo benefício.
Maggion Viper MT35 3.00/21 e 4.60/17.
São feitos com uma borracha bem macia, mas a malha é bem mais fina que que o MT40 que é Pirelli. mas tem aderência bem melhor que o MT40, com o desenho dos Michelin Sirac. Se furar, não dá pra andar com ele baixo que ele sai do aro e rasga!

Pneu que uso a quase 2000 Km. Pirelli Sport Demon 130/80-17 e MT75 90/90-21 Medidos em milímetros que apesar da diferença em polegadas, é absurdamente mais duro na malha em relação aos MT40 e viper, mas tem a borracha bem macia, o que demonstra que não duram muito, mas em compensação, agarram no asfalto como ventosas. E a moto fica absurdamente mais gostosa de pilotar principalmente em curvas. ela deita muito e não demonstra nenhuma vontade de seguir direto nas curvas. além da vibração que existia nos outros pneus on/off, deixar absolutamente de existir... E ainda com os aros de falcon/Xt600, que deixam os pneus com um perfil mais largo e esteticamente melhores.

EM SUMA!!!
3.00 e 90/90, apenas medidas.[

Quem manda na velocidade é a moto e não o pneu!! apesar do pneu ter um índice de velocidade. Quem manda na estabilidade da moto é a suspensão. os pneus tratam de segurar a moto no chão, mas se a susppensão não estiver nos seus melhores dias, a moto não fica estável nem por reza braba. Já tentaram fazer cuurva correndo com um carro com amortecedores gastos??? mesmo que o pneu seja 185 ou 195 e novo, o carro vai ficar escapando...

A michelin fabrica o sirac com medidas de 3.00 e 90/90 meraente porque algumas motos tem aros de 1,60 pol e suportam o 3.00 que é ligeiramente mais fino e algumas motos usam o de 1.85 que precisa de um 90/90 que é mais largo.

Por exemplo.
Meu aro dianteiro é 1,85 e com o Pneu 3.00 ficou quase quadrado, mas com o 90/90 ficou redondinho. o mesmo com o pneu traseiro.

ufa

acho que chega!!

abração
Responder
#15
douglasrtorres Escreveu:Bom...

Pneus de medida original!! pirelli MT40 3.00/21 e 4.60/17.
Ambos uma bosta. escorregam muito principalmente depois de meia vida. Não recomendo.

Pneus mais usados entre proprietários de Sahara, pelo custo benefício.
Maggion Viper MT35 3.00/21 e 4.60/17.
São feitos com uma borracha bem macia, mas a malha é bem mais fina que que o MT40 que é Pirelli. mas tem aderência bem melhor que o MT40, com o desenho dos Michelin Sirac. Se furar, não dá para andar com ele baixo que ele sai do aro e rasga!

Pneu que uso a quase 2000 Km. Pirelli Sport Demon 130/80-17 e MT75 90/90-21 Medidos em milímetros que apesar da diferença em polegadas, é absurdamente mais duro na malha em relação aos MT40 e viper, mas tem a borracha bem macia, o que demonstra que não duram muito, mas em compensação, agarram no asfalto como ventosas. E a moto fica absurdamente mais gostosa de pilotar principalmente em curvas. ela deita muito e não demonstra nenhuma vontade de seguir direto nas curvas. além da vibração que existia nos outros pneus on/off, deixar absolutamente de existir... E ainda com os aros de falcon/Xt600, que deixam os pneus com um perfil mais largo e esteticamente melhores.

EM SUMA!!!
3.00 e 90/90, apenas medidas.[

Quem manda na velocidade é a moto e não o pneu!! apesar do pneu ter um índice de velocidade. Quem manda na estabilidade da moto é a suspensão. os pneus tratam de segurar a moto no chão, mas se a susppensão não estiver nos seus melhores dias, a moto não fica estável nem por reza braba. Já tentaram fazer cuurva correndo com um carro com amortecedores gastos??? mesmo que o pneu seja 185 ou 195 e novo, o carro vai ficar escapando...

A michelin fabrica o sirac com medidas de 3.00 e 90/90 meraente porque algumas motos tem aros de 1,60 pol e suportam o 3.00 que é ligeiramente mais fino e algumas motos usam o de 1.85 que precisa de um 90/90 que é mais largo.

Por exemplo.
Meu aro dianteiro é 1,85 e com o Pneu 3.00 ficou quase quadrado, mas com o 90/90 ficou redondinho. o mesmo com o pneu traseiro.

ufa

acho que chega!!

abração



Reralmente os pneus riginais da sahara da pireli fika vidrificados ao chegar em meia vida, eu só utilizo pneus rinaldi, por serem feitos de um materia prima difereciada e utilizar a msm qualidade na carcaça dos pneus pireli( Pireli é dona e produz pneus da rinaldi), eu utilzo esta media a mto tempo, e como piloto posso garantir q a tilização de pneus originais é recomendado, + como o amigo dissi a ultização dos pneus 3.00-21 c/ o aro mais largo dificulta pilotagem q o deixa guadra, pr da uma maior banda de rodagem o q este pneu naum aceita, e a ulização do pneu 90 90-21 na medida 1.65( q é a original da sahara) tbm dificilculta a pilotagem. para um bom funcionamento da suspensão de um veiculo ele deve estar utilizando pneus adeguado p/ o seu trabalho, a ulizaçãode pneus mto largo deixam a suspensão "perdida" fazendo c/ q en algumas curvas (principalmete e baixa) a moto "pule" como c tivesse passando em uma pedra,é como colocar um pneu largo em um carro popular, a suspensão desces carros tem a tendecia de inclinar a roda em curvas, e a colocação de pneus largos trava suspenção e dificulta curvas. como a troca das medidas por outras medidas de pneus deve c verificar o detale da calibragem dos pneus, q deve ser modificada. é interessante lembra um detale na opção da troca dos aros por mais largos o pneu 3.00-21 não é recomendado, neste caso o 90 90-21 c faz justo pois a banda de rodagem dele é maior, e na utilização deste na medida original naum c torna eficar e prejudica a dirigibilidade.

Eu utlizo o pneu Rinaldi WH 21, e uso aro 1.65 e 2.50, pneus 3.00-21 e 4.60-17, pois uso minha moto mto para ir a fazenda e viajar em longas distancia q geralmente naum sei a dificuldades q irei encontrar e para evitar problemas ulizo pneus c/ um uso misto. e msm pq em ksa tenho q subir e descer escadas, e este pneus auxiliam nestes feitos.


Motti
Responder
#16
Olha só pessoal, sei que esse tópico já faz horas que está aqui, mas eu estou procurando pneu pra botar na minha lindinha e encontrei uma tabela bem legal, no site da Maggion
http://www.maggion.com.br/main.php?inc=m...duto&id=16

Sei que de repente só se aplica aos pneus viper da maggion, mas acho que serve para evidenciar que os pneus comercializados em mm e que "dizem" ser o mesmo dos que tem suas medidas expressas em polegadas tem diferença sim...

o exemplo que daria pra usar nessa tabela é o dos pneus trazeiros (110/90-17 e 4.60-17) que tem diferenças de largura e de altura...

Ab. Espero ter contribuido...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)