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3.0 21 ou 90/90 21????
#1
3.0 21 ou 90/90 21????

ó dúrvida cruél...

a diferença em R$ é de 80,00 em favor do 3.0

mas e no resto?

o 3.0 é mais baixo? mais alto? vale a pena?
sei que ele é mais "fino" que o 90/90

pergunto pq consegui o 130/80 17 e encomendei o 3.0 21 por causa do preço...

mas aí me pergunto: nao seria melhor levar o 90/90 por ser mais largo tb? eles tem para pronta entrega... e amanha terão o 3.0 tb...

ou nao faz diferença?
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#2
ninguem?

poxa... Cry
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#3
Pow Indomado, não sei responder, tem que analisar as caracteristicas técnicas e principalmente perguntar aos entusiastas de plantão! O Joe não dez uma modificação dessas?

Ed.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
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#4
hehe... lá vai minha consideração.

Eu particularmente prefiro o mair largo, por duas razões simples.
Primeiro, maior banda de rodagem sugere maior aderência.
Segundo, estEticamente, a moto fica mais bonita, mais encorpada, mais harmônica.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#5
ai meus reais...

ja vi que vou pagar o mico de ter encomendado o mais barato pra levar o mais caro... Big Grin

a mulher vai pensar: "ô sujeito indeciso..."
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#6
Ninguém gosta do Tio Oddy...

O cabra se esfola pra fazer um Guia completíssimo, e os preguiçosos não lêem - UGWBE*%@#@!%@!TEWQGEHWQGE!!!!!!!

Vamos lá, criançada:

3.0-21 ou 90/90-21

O sistema de identificação Métrico coniste no seguinte:

90/90-21, onde:
-90 = largura nominal em milímetros
-90 = razão percentual entre a largura nominal e a altura do pneu
-21 = diâmetro interno em polegadas

ou seja, o pneu tem 90mm de largura, 81mm de altura e serve em aros 21"

O sistema de identificação 3.0-21 é de identificação por Polegadas, então temos pneus de 3 polegadas de LARGURA nominal, e diâmetro interno de 21 polegadas.

Temos que cada polegada corresponde a 25,40 milímetros - logo, um pneu 3.0-21 é MAIS ESTREITO do que um 90/90-21.

3.0-21 = 76,20mm LARGURA nominal
90/90-21 = 90mm LARGURA nominal

E tenho dito.
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#7
a Diferença entre o 3.00-21 e o 90 90-21 é q o 3.00-21 esta em polegada e o 90 90-21 esta em milimetros, tbm tem um relação c/ a formação da estrutura do pneu, com a medida em polegada é um pneu mais macio c/ a estrutura deferente do em milimetros, a trança da formação do pneu q pode ser em aço ou em nylon é diferente entre ele.
Esse é um dos motivo que a sahara qndo colocado um pneu referenciado em milimetros fika um pouco mais dura i aredia em curvar, até msms em ondulação a suspeçao pode trabalhar de um forma inadeguada e em alguns casos balançar a moto td.

Depois de um acontecimento comigo descobri q os pneu para a utilizaçaõ em motos devem ser escolhidos com mto cuidado. vou abreviar o acontecimento: estava eu com minha sahara com pneus 90-90-21, 120/90-17, travegando pela av. corrego prosa(via parque) qndo avi uma ondulação no asfalto esta a uns 80km/h e joguei a moto p/ fazer a curva, a moto me jogou a fora, o começou a lançar esquizito, como c o guadro tivesse quebrado ao meio, por sorte consegui segura-la.Com isso fikei preocupado i fui pesquisar pergunte p/ mta gente capacitada, e td fl q era por causa do pneu, e ciataram acontecementos parecidos, eu naum acreditei, masi resolvi colocar os pneus na medida original. e posteriomente ja colocado pneus de medida original, passei no msm lugar com a mesma velocidade e a moto naum teve a msm resposta.

pode ate parecer coisa de outro mundo q estou falando d+. eu contatei isso na pele, e vi que a utilzação de pneus deve ser a recomendada pelo fabricante, pois a suspens~~ao foi projetada para akele tipo de pneus nakela calibragem.


motti
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#8
Caro Mott:

Não desacredito de sua história, de maneira alguma - e até concordo que utilizar pneus de construção diferenciada podem, sim, alterar a dirigibilidade original da motocicleta.

Mas você está enganado quanto a pneus referenciados em Milímetros ou Polegadas e sua correspondência em tipo de construção do pneu.

O que define o sistema de construção do pneu são marcações de "traço" (-) ou as letras "R" ou "B" ao lado da medida, segundo a tabela abaixo:

- Diagonal (bias) = construção padrão
R Radial (bias-radial) = radial
B Belted (bias-belted) = radial com aço

Da mesma forma, também não existe referêncial algum entre pneus identificados com um ou outro sistema e o tipo de composto utilizado.

Aliás, não existe um sistema de identificação para tipo de composto, o que atrapalha bastante o proprietário na hora de definir sua compra, pois esse tipo de informação só pode ser encontrada dentro dos sites dos fabricantes - e em comparações com os produtos da mesma marca.

Ou seja, dentro do site da Pirelli, por exemplo, você pode saber que o Sport Demon é fabricado com um composto mais mole do que um MT70, mas como saber se é mais mole ou mais duro que um Anakee, da Michelin???

Muitos aqui do Forum sabem que eu já utilizo os MT75 há quase 2 anos na Sahara, pneus que saem de fábrica com identificação em milímetros (diferentes dos MT40, originais, que vem com identificação em polegadas) e posso garantir, com toda a certeza do universo, que o que menos acontece é a moto ficar arredia em curvas - ao contrário, a moto começou a fazer curvas depois da troca de pneu.

Sei da importância da escolha de um pneu, e da influência direta na dirigibilidade, mas não será a compra de um pneu identificado por polegadas oou milímetros que vai alterar isso - a identificação é, tão somente, uma nomenclatura universal.
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#9
Amiguinhos...

estive com ambos os pneus nas mãos...

comparei, comparei...

os dois tinham as mesmas medidas!

como estava numa revenda michelin, perguntei pro funcionario mais experiente (gerente), ele mostrou bastante segurança ao falar sobre pneus de moto...

resultado: o 3.0 foi desenvolvido para um limite de velocidade menor que o 90/90, limite este, que a minha sahara nao alcançaria (algo em torno de 180 Km/h)

e como a VISA tinha feito a gracinha de bloquear meu cartao de credito, forçosamente, tive que optar pelo mais barato, pelo menos fiquei mais tranquilo ao ver que nao estaria perdendo nada em largura...

como prova dos 9, vou comparar os pneus montados e cheios (tenho o 90/90 na tornado e agora o 3.0 na sarita), pois desmontados e vazios, os pneus são identicos...
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#10
Criançada - de novo vou dar pitaco...

Sei que o Indomado recebeu a informação de diferenças entre os limites de velocidade máximos de cada um dos pneus disponíveis na citada loja - muito bem.

Vou esclarecer para não confundir... não é por ser 3.0-21 ou 90/90-21 que um ou outro pneu tem limites de velocidades diferentes...

Existe uma tabela de índice de velocidade, onde um código alfanumérico determina a velocidade máxima para o pneu (lembrando que deve-se utilizar como base o menor indice entre os 2 pneus - dianteiro e traseiro).

A tabela completa de índices encontra-se em http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/...63&start=0.
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