Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#61
O Raul fez comentários muito bons.
Esse lance da hierarquia que existe dentro de alguns MCs, eu não gostaria de ver acontecer aqui.
Se para dar um pum encima da moto tiver que pedir permissão para o capitão, cruzes, acabou a emoção de andar de moto.

Eu quero continuar andando rápido, quero continuar fotografando e filmando de pertinho
os amigos na estrada, quero continuar andando forte quando possível, etc.
Entretanto, temos que fazer isso de forma organizada. E isso só vai acontecer se todos souberem se
portar adequadamente na estrada. Andar em grupo é uma responsabilidade muito grande,
que passa desde das habilidades do piloto, da manutenção da moto, até ao conhecimento de
regras básicas ao pilotar em comboio.

Lembro-me da Ida para Angra, onde passamos dois apuros bons, um eu comentei lá na primeira
mensagem deste tópico, o outro eu me esqueci e vou comentar agora.
Tem um posto policial na Rio/Santos,
não me lembro bem em qual altura da rodovia, mas ele está em uma curva para a esquerda, para
quem vai sentido Rio. Estávamos rodando a cerca de 100 km/h a uma distância de uns
10 metros entre motos. Até aí não vejo problema algum. Acontece que os dois ou três bonitões que iam na frente,
estavam distraídos, não sinalizaram nada para quem vinha atrás, quando demos por fé, estávamos encima dos cones,
com todos embolados, tendo que frear e jogar para a direita. Para quem vinha atrás, novamente, foi um Deus nos acuda.

São essas "malícias", essa vevência de grupo na estrada que a grande maioria aqui não tem.
É isso que me preocupa.

Na volta, eu sabendo do ocorrido na ida, quando estava chegando no posto da policia,
eu tomei a frente, dei duas beliscadinhas no freio, acenei com a mão esquerda para cima e para baixo
com o braço esticado, fazendo sinal para reduzir a velocidade, e mais uma vez a galera estava desatenta,
e eu quase fui atropelado por alguns que vinham atrás, exagerando um pouco lógico... Big Grin Big Grin

Por isso acho bom tentar descobrir alguma coisa sobre como se portar em grupo, além do que o Moacir, xuxu e outros
já postaram ai.

Andar em grupo é como querer ultrapassar um carro, se não fizer com que o cara do carro
entenda que tu quer passar a frente dele, corre o risco de tomar uma fechada.

Outra coisa que sou puto, e reconheço que as vezes até eu peco nesse ponto, são as benditas setas.
Falou em seta é uma verdadeira torre de babel.
Tem neguinho que não dá seta nem a pau, tem neguinho que da uma seta e esquece
a maldita ligada eternamente, tem uns que da pra um lado e vai para o outro Big Grin Big Grin Big Grin ,
tem uns que nem seta tem... kkkkkkkk

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#62
Salve moçada!
Parabéns pela iniciativa!
Eu realmente havia comentado com o Paulino, por ocasião do Passeio na Serra do Cipó que postaria algumas dicas sobre viagem em comboio, ou trem, mas vejo que já ficou desnecessário, vocês já se adiantaram hehehehe...
Mesmo assim vou passar algumas informações que podem ou não ser úteis... Afinal, prefiro pecar pelo excesso, hehehehehe.....

Em qqr viagem em grupo, a formação é super importante, porque é ela quem vai garantir a segurança de todos... Nem o "capitão"nem o "ferrolho" tem condições de tomar conta de todo o grupo, essa responsabilidade é, e tem de ser, compartilhada... o de tràs toma conta do da frente.... e vice versa....

Ser o Capitão (é até bonito o nome, mas a função é um porre) não é uma questão de status... ou porque "sou o presidente do clube" ou qqr coisa que o valha (não se deixe confundir vaidade com competência... ) quer dizer ser responsável pelo caminho correto e por manter a velocidade do grupo, bem como dar sinais de ocorrências na pista (mesmo porque ele é o primeiro a visualizá-las...ou não, hehehehe). Essa pessoa deve ser a mais experiente do grupo, ou a que mais conheça o caminho, os motivos são óbvios, né? hehehehe...

A velocidade a ser desenvolvida, deve ser por volta de 75% da velocidade final da moto de menor potência do comboio. A distância ideal entre as motos é a suficiente para que o motociclista que venha atrás enchergue a viseira do capacete do motociclista que vai à frente.

O Ferrolho é o limpa trilha do comboio. É o responsável por manter sua coesão. Sua moto normalmente é mais potente para poder se deslocar facilmente para qualquer posição do comboio para alertar os "desligados" que deixam a distância aumentar. Em rodovias de pistas duplas, é responsável por "fechar" a pista da esquerda para que nenhum carro vindo de traz fure o comboio. É outra função ingrata, e a pessoa escolhida deve ter responsabilidade e competência para executá-la a contento. Normalmente, o ferrolho tem um auxiliar que faz suas vezes quando tem que se deslocar a algum ponto do comboio.

Andar de moto é a melhor coisa do mundo (ou uma das, hehehehe...) pra quem gosta, mas é uma das mais perigosas também. As regras existem não para tornar chatas as viagens, mas para garantir a segurança...

Sou membro de um motoclube a 12 anos e nele, a única regra existente, é não ter regras, hehehehehe... Mas na estrada fazemos questão de manter a hierarquia e disciplina de deslocamento. Em todo este tempo, nunca tivemos um acidente na estrada...

Abraços a todos,
Cláudio Demolisher
Responder
#63
Eu fiz o curso do Carpe Diem... muito bom.

Agora estou fazendo o da FMC - também muito bom.



Li todos os posts deste tópico, ótimo posicionamento dos SaharaManíacos neste assunto!

Somente com a intenção de contribuir para este importante tema é que gostaria de contrapor um certo parecer de alguns companheiros SM, sem contudo querer esgotar o tema:

Se eu puder sugerir, não usem o critério de "distância a se manter da moto da frente"... tipo "10 metros, 40 metros, etc, etc, etc..."

Primeiro porque é extremamente difícil avaliar distâncias numéricas visualmente com precisão.

Segundo que, para cada velocidade, se precisa de uma distância diferente para freagem com segurança.


Acredito piamente que o melhor a fazer, ao invés de adotar o critério proposto de distância fixa entre motos, seja adotar o critério de tempo mínimo entre motos

Como usar esse método?

Em um dado momento, marque visualmente um ponto na estrada pelo qual seu colega que está à frente passou.

Para sua segurança (e dele também) você deveria demorar no mínimo uns três segundos para passar pelo mesmo ponto.

Isso vai conferir uma distância entre as motos proporcional à velocidade de translado das motos!

Será que é difícil cronometrar mentalmente três segundos?

Aqui vai um macete:

Repita mentalmente, sem falar:
"Cinquenta e um
Cinquenta e dois
Cinquenta e três
Cinquenta e quatro"

Se você quiser verificar, pegue um relógio pra comparar. É batata... Wink

Se, na estrada, você contou até "cinquenta e dois" você está muito perto... e se contou até "cinquenta e cinco" talvez possa se aproximar mais um pouco.

Não precisa ficar fazendo isso o tempo todo, é claro. Mas faça com frequência! Obrigue sua mente a sair da letargia que pode surgir depois de um tempo andando de moto... é uma boa maneira de se manter sempre a atenção no grupo durante o passeio.

E concordo com o postado: é muito melhor subgrupos de 4 ou 5 motos, cada um com seu "ponteiro" (aqui no SM eu sei que não ocorre vaidade, mas prefiro nunca usar palavras como "capitão da estrada" e "líder" como ouvi em outros lugares, com consequências "infantis" tipo: "quero ser o líder! - Não senhor, eu é que serei!..." Assim como já ouvi, com consequências "infantis" "quero ser o ferrolho! - Não senhor, eu é que o serei!..." - Lamentável...)

Essas são funções nada agradáveis, são um fardo pesado, de muita responsabilidade, pois quem as assume não pode aproveitar direito a viagem, não pode ficar empolgado com a paisagem... é atenção 100% do tempo, não se pode relaxar nessas posições.

Em cada parada é função do ponteiro contar as motos presentes, pra saber se alguém não ficou pra trás... em cada saída é função dele também contar as motos que estão saindo...

Ao fazer paradas, o ponteiro define o tempo de parada em alto e bom som para todos ouvirem, e é dever de todos respeitar esse tempo - isso é respeito para com os demais membros.

Cada sub-grupo tem de ter seu ponteiro e seu ferrolho.

E todos os ponteiros tem de estar inteirados dos pontos de parada que farão durante o translado.

Uma boa razão para os subgrupos, além das já propostas por outros companheiros SM, é facilitar o tráfego dos veículos. Porque é irritante para o motorista que quer ultrapassar um "bloco imenso de 100" motos (além de perigoso para o grupo)...

Pra fazer isso, ele vai ter de acelerar por muito tempo, o que aumentam as chances de acidentes por parte dele - seja por descontrole, seja por ser obrigado a correr pela contra-mão da estrada.

Os sub-grupos devem facilitar a ultrapassagem dos veículos. Para isso, devem manter uma distância grande entre os sub-grupos.

Nenhum sub-grupo deveria permitir que um carro entrasse dentro do sub-grupo, daí a necessidade de coesão entre os membros do sub-grupo, sem brigar por isso, é claro... tem horas que não tem jeito, e é sempre melhor ceder. Não espere que o motorista faça isso. Tome você a iniciativa. O tempo todo, a iniciativa deve ser sua!

Para tanto, o sub-grupo tem de estar atento ao que acontece.


Motos esportivas ou semi-esportivas no meio dos SM:
Sabemos que essas motos precisam de vento pra refrigeração, e em virtude da posição esportiva, se cansam mais facilmente, sobretudo a região do pescoço.

Se precisam ou querem desenvolver velocidade para resfriamento, saiam da formação, façam o que tiverem de fazer e voltem a seu sub-grupo, não mais na posição da qual você saiu, mas atrás! Isso não tem a intenção de puni-lo, é simplesmente uma questão de se manter a segurança do sub-grupo de onde você saiu.

Espero sinceramente ter podido ajudar aos amigos SM. Peço desculpas pelo texto longo e se fui prolixo, mas não tive saída.

Um abraço!
Responder
#64
Johnny, mensaagem maravilhosa, parabéns.

É isso ai, atenção nas pilotagens e vamos curtir a estrada.

Grande abraço e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#65
sinceramente... eu não tenho muita experiência em viajem em grupo... pra não falar que não tenho nenhuma... desde que comecei a viajar de moto sempre viajei sozinha ou na compania de mais um... o que tem suas vantagens e suas desvantagens...

depois que eu entrei para o SM é que tive a oportunidade de viajar em grupo... na verdade tirando a volta de Penedo (na ida subiu só eu e o Fbastos) e no bate e volta de Três Rios, só sobraram as idas e voltas do SDU e de Campo Grande...

o que a galera postar de material pra mim será de grande ajuda... já li algo sobre o assunto, alias não dá pra ficar andando em grupo sem ter a noção básica... mas como aprender é sempre bom e aqui no Rio não tem curso de pilotagem.... o for postado será muito bem recebido...

aguardo o manual...

abraços...
Responder
#66
Vi esse vídeo postado lá no M@D. Ele reflete bem a "guerra" desnecessária entre carros e motos. Se um comboio de motos não possibilita a passagem de um carro, isso é errado. Tb é errado o carro forçar ultrapassagem e ainda na faixa interrompida. Enfim, um verdadeiro festival de erros.

Detalhe para o áudio quando o carro tenta passar, o garupa da moto diz "- Segura, Zé! Segura!" ... Como assim, segura??

A m%% começa aos 2minutos e poucos do vídeo...

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ywGfgBSyCIA[/youtube]


Resumindo: várias motos, sim. Mas com distância para prevenir acidentes e liberar a estrada para os apressados.

DRIVE SAFE!!!!

Abçs!
Responder
#67
É gente já tem mais de um mês que eu venho ao fórum e fico aqui pel menos umas 3 ou 4 horas todos os dias tirando sábado e domingo aí fico o dia inteiro , é muita informação , são muitos tópicos , 99 por cento deles são extremamente interessantes do meu ponto de vista, só hoje consegui acabar de ler este tópico , muitos de vcs escreveram mensagens a mais de um ano atrás, eu que estou escrevendo agora , depois de ler todas as mensagens de vcs, penso, muitas pessoas dizen que não fazem isso e não fazem aquilo , parem pra pensar se realmente vcs estão seguindo tudo aquilo que dizem que é correto , não estou criticando ninguém , muito pelo contrário , estou me auto criticando, sempre achei que tocava de maneira extremamente correta e segura , e vejo aqui que existem inúmeros amigos que pilotam muito bem e seriam dignos de reconhecimento , a idéia é se aperfeiçoar a cada momento , , sempre achei muito melhor viajar só, vou no meu tempo, não ultrapasso ninguém, num percurso de 200km, paro pelo menos umas 5 vezes , mesmo porque minha bundinha linda e maravilhosa não agüenta mais do que isso, adoro curtir a viagem e o principal cago de medo de cair de moto a 100km/h, nunca tinha viajado em grupo, a minha primeira experiência foi ao conhecer o MG, na saída de VR indo para Penedo, eu só fui até a proxima entrada de VR e segui para casa , depois voltei de Penedo com algums amigos do MG até a saída de VR indo para Minas Gerais (sou péssimo para guardar nomes, me desculpem os amigos mas guardo no coração a fisionomia de todos com muito carinho ), não sei se durante o percurso fiz alguma coisa errada , agradeço se alguém puxar a minha orelha pois só assim aprendo com os meus erros .

Costumo dizer que para andar de moto a pessoa tem que ter dom , mas não precisa nascer com ele, pode-se adquirí-lo com o passar do tempo, ando de moto a mais de 10 anos e nunca caí , tirando a vez que caí na garagem porque tinha óleo no chão , mas essa não conta né, gostaria que todos nós fizéssemos uma reflexão a respeito da lambanças já fizemos e também que os outros fazem nas ruas e que infelizmente, ás veze temos chance de ver, vamos combinar sempre ao sair com o MG as regras a seguir , quem espera quem , onde vamos parar , e algo que eu acho interessante , a velocidade média a se seguir (vamos a 80 , ou vamos entre 100 e 110) acho importante prá gente não ficar querendo passar de 130 , e no mais desculpem os excessos.

Não se esqueçam nunca, muitas vezes vc está na estrada com sua esposa ou seu marido, vc é responsável pela vida dele ou dela , deve ser muito difícil de viver o resto da vida sabendo que em um acidente , por imprudência nossa perdemos alguém que amamos muito ,(não gosto nem de pensar nisso) abraços e juizo...


______________________________________________________________

Não se esqueçam de visitar o tópico "PROJETO SONHANDO ALTO "

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=2608">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... php?t=2608</a><!-- m -->
Responder
#68
Martinez Escreveu:Outro fato que gostaria de comentar.
Eu era um caso a parte, estava com problemas na moto e concordo que não poderia comprometer
a viajem de mais de 15 motos. Mas, condeno o comportamento da galera que saiu no domingo por volta das 10 e meia
lá de Carrancas.
Sairam pelo menos umas 15 motos, todas juntas. Não precisou nem 150 km de estrada para o grupo
se desfazer. Duas horas depois você encontrava maníaco em praticamente todo ponto da pista.
Encontrei o Anderson, o Pedro e o Elinaldo em um ponto, encontrei o Hamilton e a Cris em outro.
Depois encontrei o Elinaldo sozinho em outro. Teve membro com problemas na moto e quase que fica sozinho na pista.
Definitivamente isso não está correto. Irmandade é pra viver e andar unida.

Fica aqui o eu apelo para que, como nesses dois anos de estrada, milhares de quilômetros
rodados, nada veja a acontecer em nossas viagem. Como o grupo tem crescido muito, cada vez entrando gente nova,
aumenta também a minha preocupação com a segurança de meus amigos.

Caso alguém se interesse, ou saiba mais sobre dicas de segurança, técnicas de pilotagem, etc.
vamos debater, pois o assunto é de extrema importancia.

Grande abraço a todos.

Por isso cuidado, se pilotas em grupo ou está guiando alguém por onde não conhece, atenção redobrada.


Muito boa a colocação !
Aqui no Sul o grupo pegou um péssimo habito
Na ida todos rodam tranquilos seguindo o Cabeça (capitão-guia)
Na volta parece a corrida maluca,todos querem chegar logo em casa.
O grupo quando vai ,não é o mesmo que retorna.
Estamos aos poucos corrigindo isto.
Mas não é muito facil
Responder
#69
Olá tios Saharentos.

Tenho certeza de que sou a ultima pessoa para falar de segunraça,
mas leio muitas coisas pela internet, e li uma parte das instruções de com viajar em grupo dos "motorsvivos " aqui da Baixada Santista.
http://www.motorsvivos.com.br
logo na entreda tem "dicas" com varios itens;

Resolução nº 203 CONTRAN - Referente ao uso de capacetes
NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS - Formato pdf
MANUAL DE VIAGENS EM GRUPO
MOTO SEGURANÇA - PORTAL DA SEGURANÇA NO MOTOCICLISMO
Capacetes (INMETRO) - Formato pdf
Os bons tempos loucos do chopper
Motor 2 ou 4 tempos ? Qual a diferença ?
Gasolina no tanque
O Pneu Furou?
Troca de Pneus
Calibragem dos Pneus
Como começaram os Moto Clubes ?
Você sabe o estilo da sua moto?
Comprar chão, um negócio doloroso
Segurança Básica
Adquirindo uma moto usada
Como comprar um capacete
Integração entre Piloto e Garupa
Manutenção da Bateria
Vai precisar deixar a moto parada?
Mitos da Lubrificação
Como fazer curvas
Óleo Sintético ou Mineral?
Novidades sobre Pneus Tourer e Sport-Tourer
Diferença entre potência e torque

talves alguma coisa possa ajudar os sahara maniacos.

abreijus saharentos
Responder
#70
Gostaria de falar na posição de novo membro do grupo. Nunca peguei longos trechos e muito menos andei em grupo. Pra todo lugar sempre sozinho. Não tenho vergonha ou humildade de admitir que preciso aprender com vocês.
Gostaria de sugerir que só fosse permitido a novos membros andar em comboi após ter andado com um membro mais antigo, espécie de instrutor sobre como o grupo anda em estradas. O resultado seria segurança para todos. Acho também que mesmo o membro sendo antigo, ser fizer graça e expuser a risco qualquer outro membro do grupo, deveria ser penalizado , ´por exemplo impedindo que o memso vá com o grupo em um pequeno encontro.
Não é prta comprar briga é só para que possa fazer uma análise de consciência e ver que vida é uma só. Cumprindo sua penalização deve ser parabenizado por todos e reincorporado ao comboio.

Valeu!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)