Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#1
Olá grupo.

Com base em alguns acontecimentos, gostaría de vir a público fazer um apelo quanto ao comportamento
de alguns membros sobre a maneira como pilotam.

Bom, não vou citar nomes, isso não é pessoal, não é esse meu objetivo.
Também, não quero aqui criar atrito com ninguém. Estou tomando a liberdade porque senti isso na pele
uma vez, e também porque hoje, vi um acidente feio por conta disso que quero discutir aqui.

Também, não quero aqui, vender a idéia de que sou um exímio piloto. Sou do ponto de vista que devemos
sempre estar aprendendo e aprimorando nossas habilidades.

Muito bem, vamos as fatos.
Segurança ao andar em grupo, essa é a minha preocupação.

É sabido que alguns dentre nós tem grande habilidade com a moto, anda diariamente vários e vários quilômetros
com a mesma.
É sabido também que muitos andam pouco, mas gozam de tal habilidade.
Entretanto, independente se andam muito ou pouco, alguns dentre nós não possuem a acuidade/habilidade
necessária para manter uma pilotagem segura, principalmente em grupo.

ALERTA: não quero criticar ninguém. Estou movido pela emoção pois acabei de presenciar um
acidente terrível, e isso me reportou a várias situações viajando com os maníacos onde coisa igual
poderia perfeitamente ter acontecido.

Os fatos que pude presenciar até hoje foram:

1 - Ida para o niver de 1 ano. Entroncamento. Todos param, menos um, que além de quase atropelar
um integrante do grupo, passa reto. Por sorte não vinha carro, pois se assim o fosse, teria morrido.

2 - Ida para Ubatuba, um integrante fazendo graça, entra forte na curva, quase entra em colisão com outro membro,
com esposa na garupa. Pista simples, com carro descendo na outra mão.

3. Ida para Serra Negra, integrande descendo a serra e outro muito próximo atrás (4 a 5 metros), quase colidem
em uma curva quando o primeiro freiou mais que o de trás, fazendo com que o de trás perdesse a curva e quase se mata.

4. Ida para Angra, membro na frente do comboio reduz a velocidade repentinamente, sem nenhum sinal de aviso.
Cinco ou seis motos que vinham atrás, fazem das tripas coração para não passarem por cima do
maldito e não colidirem lateralmente.

5. Nessa eu não estava presente, mas sei do caso. Membros passeando no final de semana.
Membro que conduzia o combio em cidade do interior, entra na contra-mão levando consigo os seus amigos.

6. E por fim, um caso que aconteceu ontem em São Paulo, na entrada do Ibirapuera.
Alguém guiando alguém que não sabia o caminho, reduz repentinamente a velocidade para entrar a direita.
Não da seta nem antecipadamente nem no momento, e o "alguém" de trás além de reduzir, frear, rezar e soltar
aquele gemidinho de... "i.. f___deu", se vê em uma situação muito desagradável.

7. Membro usando componentes de outras motos não compatíveis com a sahara,
colocando a integridade de todos em risco (esse foi eu mesmo, ao não
atentar para o fato do borracheiro colocar câmara de ar de biz no pneu da sahara).

Bom, galera, isso é só uma amostra dos riscos que corremos.
Ontem alguém me disse que os organizadores do Ibira Moto Point fornecem curso de
pilotagem com carga horária de 12 horas.
Os grupos são de no máximo 20 pessoas. Inclui parte terórica e as últimas 4 horas são práticas.
Eu particularmente tenho muita vontade de fazer um curso desses, pois tudo o que aprendi foi por conta própria,
na base do fazendo para aprender. Li bastante, procurei na net, conversei com alguns,
sentei na moto e fui praticar.

A mensagem que quero deixar é o seguinte. Todos gostamos de adrenalida, de velocidade.
Eu sou um deles, ando forte, pego corredor, inclusive acho que abuso mais do que devia.
Muitas vezes sou imprudente. Um bom teste para saber se tu pilota bem é servir de guia para alguém.
Tente passar por essa experiência e depois peça a opinião sincera do cara que teve que te seguir.
Você andar sozinho, é uma coisa. Andar em grupo é algo totalmente diferente.
Tu passa a ser responsável pela integridade física do grupo todo.
Se tu faz uma navalhada, o grupo todo pode vir a sofrer as consequências.

Então fica a dica, se vai andar em grupo, sinalize certinho e antecipadamente o lado que vai
virar.
Se está em alta velocidade na pista e tem que reduzir, dá primeiro um toquinho no freio, uma sinalizada,
depois freie para valer.
Se não conhece a pista, não abuse da sorte, pilote com prudência.
Se está em grupo, fique atento ao comportamento dos outros na pista.
Não fique muito próximo a ponto de não ser visto pelo retrovisor. Não aproxime lateralmente sem ser notado.

Acredito que o objetivo de todos aqui é sair no final de semana, ter um passeio agradável
e voltar para casa inteiro para mais uma semana de trampo duro.
Fatalidades acontecem, e como tal, podem cair sobre qualquer um de nós, entretnto, seria terrível se envolver
em um acidente infantil, onde a culpa foi por imprudência ou desatenção de um amigo seu.

Outro fato que gostaria de comentar.
Eu era um caso a parte, estava com problemas na moto e concordo que não poderia comprometer
a viajem de mais de 15 motos. Mas, condeno o comportamento da galera que saiu no domingo por volta das 10 e meia
lá de Carrancas.
Sairam pelo menos umas 15 motos, todas juntas. Não precisou nem 150 km de estrada para o grupo
se desfazer. Duas horas depois você encontrava maníaco em praticamente todo ponto da pista.
Encontrei o Anderson, o Pedro e o Elinaldo em um ponto, encontrei o Hamilton e a Cris em outro.
Depois encontrei o Elinaldo sozinho em outro. Teve membro com problemas na moto e quase que fica sozinho na pista.
Definitivamente isso não está correto. Irmandade é pra viver e andar unida.

Fica aqui o eu apelo para que, como nesses dois anos de estrada, milhares de quilômetros
rodados, nada veja a acontecer em nossas viagem. Como o grupo tem crescido muito, cada vez entrando gente nova,
aumenta também a minha preocupação com a segurança de meus amigos.

Caso alguém se interesse, ou saiba mais sobre dicas de segurança, técnicas de pilotagem, etc.
vamos debater, pois o assunto é de extrema importancia.

Grande abraço a todos.


Obs. Sobre o acidente que presenciei, tratou-se de um cara em uma XT660 azul, que estava a uns
100 metros na minha frente, seguido de perto por uma cara de twister verdinha.
Aqui em pira tem uma rua que é mão simples, e a uma certa altura, passa a ser mão dupla, somente com
uma marcação no asfalto. O cara da XT jogou na contra mão para fazer uma ultrapassagem,
o carinha da TW não sabia que era contra-mão, deu de frente com um golzinho. Eu me assutei que quase cai da moto.
O cara voou por cima do gol e cai do outro lado, e o carro que vinha atrás quase passa por cima.
Quando passei pelo acidente, notei que a placa da Twiste era de Amparo, ou seja, o cara não conhecia
a cidade, entrou na onda do cara da XT e se ferrou.

Por isso cuidado, se pilotas em grupo ou está guiando alguém por onde não conhece, atenção redobrada.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Martinez,

Realmente é muito importante revermos sempre as tecnicas de pilotagem em grupo, e colocá-las em prática, elas não estão aí pq é bunitinho andar todo mundo certinho, mas sim pq é mais seguro...

Aproveito para pedir aos amigos que estiveram nas estradas comigo, que façam suas observações, sobre coisas certas e erradas que tenho feito, para aprender com meus próprios erros e servir de exemplo nos acertos...

Quanto ao curso de pilotagem, se tivesse um aqui no RJ, eu o faria, tem coisas que a gente aprende nesses cursos que podem nos livrar de grandes frias...
Responder
#3
Com certeza temos muito a aprender, claro que tem uns que andam melhor que outros, talvez estes correm mais riscos ainda devido ao excesso de confiança. Nas viagens que fiz com nosso grupo, pude perceber que a maioria andam com muita prudência, isso é muito bom. Sempre percebo que os mais experientes acabam tomando a frente e escoltando o grupo todo. Raramente nesses encontros que estive presente houve abusos ou imprudencias. No retorno de Carrancas, gostei muito da atitude do nosso amigo Cleroval... (Cleber), o mesmo fez um trabalho facilitando a ultrapassagem de alguns veículos pelo comboio dos saharentos. As vezes pensamos em acelerar um pouco mais devido a sede de chegar em casa. Quando estamos partindo para uma viagem ao encontro desse maravilhoso grupo, tudo é lindo e maravilhoso, não tem transito que nos desanime, porém a volta sempre é um pouco mais cruel e não vemos a hora de chegar em casa. Porém, é nessa hora que devemos estar atento e não se apressar, pois a pressa é inimiga da perfeição. Tudo isso que o Martinez colocou é um prato cheio para que possamos estar sempre atento para tudo que ocorre ao nosso redor quando estamos nas estradas. Um simples descuido pode comprometer todo aquele final de semana maravilhoso que passamos juntos. Como muitos do grupo já sabem, ando muito pouco com minha Sahara, posso dizer que só ando quando aparece esses encontros dos Saharamanicos. Quero dizer aqui com muita satisfação que mesmo andando pouco e com pouco experiência no trânsito, me sinto muito seguro quando estou junto a familia Saharamanicos nas estradas visto que a maioria conduz suas máquinas com muita prudência. Parabéns a todos e vamos estar sempre atento para essas dicas do Martina e outras que com certeza aparecerão.

Um abraço!
Responder
#4
Marcellão, o saharento que mais compra baterias no Brasil.

Faltou você ontem no Ibira.
Pois né, você começa a pensar no pior quando ve a coisa preta e acontecendo embaixo do seu nariz.
O que vi foi horrível, e não quero isso acontecendo aqui na nossa família.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Acho super legal ver um comboio de motos, mas acredito que deva-se utilizar uma distância mínima de 70/100 mts. Como no relato do Martinez, a tendencia é ter os mesmos movimentos da moto da frente mas quando se está muito próximo a visibilidade fica comprometida.
Quando fui pro pantanal, dois membros do comboio insistiram a viagem toda em andar lado a lado (que estupidez). Em estradas simples ou duplas e mesmo com os outros quatro criticando um monte os caras foram e voltaram desse jeito, tremenda burrice, ainda bem que não aconteceu nada.
Comboio e irmandade na estrada é tudo de bom, mas não precisa andar de mãos dadas...

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#6
Martinez, mais uma vez, muito obrigado, pois foram
inúmeras dicas que todos precisamos conscientizar e
aplicar na tocada da sahara.
Vejo por mim a tocada em viagem a 100km/h nas estradas,
isso aprendido e aplicado cada vez mais com após meu cadastro
nessa linda familia SAHARENTA, que benção!!
No mais, olhos e reflexos apurados!!
Responder
#7
Valdeir Escreveu:Acho super legal ver um comboio de motos, mas acredito que deva-se utilizar uma distância mínima de 70/100 mts.
T+

Vai ser precavido assim lá em Curitiba.
Bom, estando a 80 km/h, vai precisar de 24,8 metros para parar a moto.
Estando a 100 km/h, precisa de 34,0 metros para parar completamente a moto.
Como não passamos de 100, 110 km/h nas viagens, não precisa guardar os 100 metros que o Valdeir
comentou, a meu ver, 40, 50 metros são mais que o suficiente.
Mas a minha crítica não é essa.
Pode até andar do lado, desde que ambos estejam cientes que alí do lado tem uma moto.
O problema está em você pilotar desatentamente, ai vem um de trás, a milhão (sempre alguém faz isso)
e vai que alguém resolva dar uma jogadinha para a esquerda, dano-se tudo, colisão na certa.
Acho que apartir do momento que vai andar em grupo,
necessariamente o integrantes devem saber onde seus parceiros de pista,
mais precisamente os de trás estão.
Se vai ultrapassar, faça ser visto pelo amigo da frente, e assim por adiante.
Não me incomodo de andar a 100 km/h a 10 metros de um amigo, ou amigos,
desde que tenha confiança e esteja me sentido seguro.

E vamos conversando.
Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Obrigado Marcelo pelo lembrete da volta de Carrancas, e aos demais membros do grupo que já postaram mensagens e aos que ainda vão postar referente a segurança, um assunto muito sério.
Como trabalhei muito tempo com Transportadora na função de Supervisor, tenho cursos de segurança defensiva feitos juntamente com os motoristas que comigo trabalhavam. Já com as motos não tenho esta noção, mas leio muito como se portar na estrada, tanto sozinho como em grupo com a moto.

E, como nosso amigo Indomado disse, caso tenha feito alguma "navalhada" com alguém do grupo, por favor, ME FALEM pois preciso saber onde estou errando.


Abraço a todos
[Imagem: logo_phpBB-1.gif][Imagem: formiga.gif]
Responder
#9
Martinêz, concordo que é exagerado, mas em uma viagem de 600/700 Km o reflexo muda e não é sempre que se conhece as habilidades de todos que estão na fila.
Na volta de Carrancas eu o Luis e o Norberto andamos por muito tempo colados, depois comentamos exatamente isso, que no caso de nós três tinhamos total confiança um no outro, mas imagina se fossem umas 20 motos que vieram se juntando pelo caminho? Seria bem diferente.
Mas pra ficar bom vamos deixar por 50 metros intão...

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#10
Cleroval Escreveu:E, como nosso amigo Indomado disse, caso tenha feito alguma "navalhada" com alguém do grupo, por favor, ME FALEM pois preciso saber onde estou errando.

Sábio Cleroval... a pessoa inteligente não é aquela que sabe MAIS, mas aquela que, sabendo MUITO, possui a humildade de aprender sempre MAIS... e vc é um destes... parabéns...

Seguindo os seus passos... eu também, apesar de minha pouca experiência com a Sahara (5 meses), liderei por alguns trechos, um pequeno grupo de 6 motos na viagem para a Serra do Rio do Rastro... muito embora houvesse motocilistas do porte e experiência de Fbastos e Elvis...

Conforme as fotos no tópico correspondente (http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/...php?t=1403), foram trechos percorridos embaixo de chuva, névoa e serração... no ponto mais alto e frio do Sul do país...

Gostaria muito de saber destes saharentos qual (ou quais) atitudes minhas poderiam ser revistas...

Aproveitando o ensejo, e a citação pelos colegas acima... gostaria também de sugerir uma idéis para aquelas ocasiões onde fazemos um "comboio" de motos nas estradas...

Resumindo a idéia do Luizito aqui de Curitiba, pode-se viajar em "comboio" de quantas motos quiser... mas formando "duplas" ou "trios irmãos"... explico:

Caso alguma moto falhe no meio da estrada, apenas o "irmão" pára junto para socorrer...

Até porque numa pane... apenas 1 (uma) outra moto pode ser útil, para levar ao borracheiro, ao mecânico, etc...

Talvez uma outra moto para ficar cuidando da moto com problemas
na estrada...

Isto evita o atraso desnescessário de TODOS do comboio... (principalmente na VOLTA, quando todos estão cansados e doidos para chegar em casa).

Já li uma história de um grupo de 15 motos, quando um deles ESQUECEU a namorada na cidade e o GRUPO TODO voltou para pegá-la...

Vai ser companheiro assim lá no....

Quanto ã distancia entre motos... (desde que não seja abaixo de 3 m - do lado nem pensar... se alguem fizer isto comigo eu paro e converso sério...) ...não vejo problemas em ficar a 10m, 50m ou mesmo a 1 Km, desde que você e o seu companheiro tenham sempre a noção desta distância e mantenham o contato visual na maior parte do tempo... para socorrê-lo no caso de uma pane...

Afinal... é para isto que viajam juntos...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)