Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#21
MARTINEZ, VOCE ESTÁ COBERTO DE RAZÃO!
Nós aqui do Motoclube Beira-Rio de Fatima do Sul-MS, seguimos as regras de viagem em grupo (as mesmas que alguem postou aqui neste topico) e tambem seguimos as regras da PRF (eu conseguí um manual) do seu esquadrão de batedores ( antes que alguem pense mal, "batedores" são aqueles motociclistas que acompanham autoridades e andam em comboio).
E NAO SE DEIXA NINGUEM PARA ATRÁS. Isso é lei aqui no Mato Grosso do SUL.
Eu como sou lerdo, já pedi para me deixarem mas o grupo sempre se recusou. Entao uma vez, com chuva, fiquei numa cidadezinha num hotel, para que os colegas pudessem ir embora mesmo. Eu segui no dia seguinte, sem chuva Big Grin
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#22
Olá Grupo!
Li atentamente as considerações de todos e acho um assunto oportuno.
Andar em grupo exige atenção redobrada. Já participei de 3 moto-romaria,
(hoje proibida pela policia rodoviaria) e sei o perigo de pilotar muito "colado"
como se diz na giria.
Assisti uns filmes de passeio de voceis, e vi um comportamento
muito bom dos participantes. Mas nunca é demais reiterar que acidente de moto sempre deixa sequelas, e grandes prejuizos materiais.
Martinez, parabens pela orientação. E queria te pedir por tudo que é demais
sagrado; devagar nos corredores de transito.
Tive uma experiencia ruim.
Piloto desde os 25 anos de idade, nunca tinha sofrido um unico acidente.
Mas tudo tem uma primeira vez. Dia 11 de Janeiro de 2007, eu trafegava
pela Marginal Tietê com destino a Jundiai, quando na altura da ponte da vila
Guilerme, pelo corredor, um desatento num Golf, mudou de faixa exatamente quanto eu ultrapassava. O tombo foi inevitavel.
Resultado: Tive varias escoriações, dois dedos da mão direita quebrados e um prejuizo razoavel na moto.
Portanto, amigos vamos fazer passeios agradaveis, ir e vir inteiros.
Esse é que o gostoso de um passeio de moto.

Abraço a todos


F
Responder
#23
Fala Maniacos,

Sei que uma coisa muito discutida, é o tipo de formação em comboios, um adotados pelo HOG's que tambem acho melhor, porem é muito criticado por moto clubles, e formação em "X". Para quem vem o comboio passando, mostra um grupo coeso, visivel, dificil de passar despercebido por os motoristas, mas para quem esta na formação, tem nitida noção do espaço entre as motos, então se correr algum imprevisto, não ha risco de colisão.

Sds Saharentas.
Responder
#24
Schuwarz Escreveu:Fala Maniacos,

Sei que uma coisa muito discutida, é o tipo de formação em comboios, um adotados pelo HOG's que tambem acho melhor, porem é muito criticado por moto clubles, e formação em "X". Para quem vem o comboio passando, mostra um grupo coeso, visivel, dificil de passar despercebido por os motoristas, mas para quem esta na formação, tem nitida noção do espaço entre as motos, então se correr algum imprevisto, não ha risco de colisão.

Sds Saharentas.

Bem lembrado Schuwarz... já testei várias formações na estrada e a que melhor se adaptou às regras de segurança em rodovias foi a formação em Zig-Zag duplo ou triplo... explico...

Se a faixa for estreita (até 3 m), a formação seria Zig-Zag duplo:

Se a faixa or maior de 3 m e permitir... a formação seria Zig-Zag triplo:

[Imagem: Zig-Zag.jpg]


Existem várias vantagens destas formações...

Uma delas é a visão completa que o motociclista consegue de seus parceiros... (e por isso essa formação é adotada também por aviões militares...)

Outra vantagem é evitar que os carros façam ultrapassagens perigosas sobre os motociclista... pois o grupo anda unido como um bloco...

Outra vantagem é que os componentes do grupo mantêm-se a uma distância segura do companheiro da frente... se chegar muito perto sai da formação...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#25
Talvez muitos já conheçam, mas sobre segurança ao pilotar tem bastante material
no site da MSF (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.msf-usa.org">www.msf-usa.org</a><!-- w -->) e os livros do David Hough, infelizmente em
inglês, são legais (mas não precisa ler todos, fica meio repetitivo...)

Um abraço.
Responder
#26
martinez Escreveu:O domínio da moto também é indispensável... e aproveitando a deixa, vai um puxão de orelha nos dois ai,
Indomado e Cleber, ambos se enrolaram com as marchas das suas saharas no filme
que fizemos na estrada, lá em Carrancas, o Cleber na minha frente, eu só com uma mão, trocando as
marchas no tempo, sem embreagem, pois estava segurando a câmera e filmando, e o Indomado na frente do
Hamilton, que quase deu um beijinho na bunda dele.

Aceito o puxão de orelha, mas a 2ª marcha simplesmente entrou em falso e voltou pro neutro... quem nunca passou por isso? Wink

vou colocar o pedal um tiquim mais pra baixo, pois isso ja me aconteceu no transito do dia-a-dia e fiquei preocupado com o resultado desse desengrenamento...

aproveitando os desabafos...

em sao tome, estava de carro de passeio, na ida pras cachoeiras o povo se mandou na frente e ficamos pra trás, na tentativa de alcançar o grupo, raspou-se o fundo do carro várias vezes, teve hora que cheguei pra cacau e disse: "vamos voltar, nao to vendo nem a poeira descendo lá na frente e nao sabemos o quanto ainda temos que rodar, nem em que condições esta buraqueira está..."
Responder
#27
É Indomado, aconteceu comigo em Carrancas. Estava com a carretinha e não podíamos correr, foi combinado de todos irem juntos, mas como o Martinez falou, ficamos para trás e encontramos pelo caminho vários Maníacos. Só dois deles que encontramos duas vezes na estrada; o Joe e o Elinaaaaaaaaaldo.
[Imagem: logo_phpBB-1.gif][Imagem: formiga.gif]
Responder
#28
paulino Escreveu:No retorno de Carrancas, vi o tanto que devemos melhorar nossa postura nas estradas... Infelizmente, algumas motocicletas atrapalhavam o trânsito, obrigando inclusive alguns veículos fazerem ultrapassagens perigosas...

Olá Paulino, realmente no retorno de Carrancas você fez um trabalho legal facilitando e auxiliando aqueles veiculos que tentavam uma ultrapassagem pelo nosso grupo... sua atitude foi ótima e de grande segurança para o grupo uma vez que sua moto mais parecia uma BMW e os veículos consequentemente respeitavam...

Um abraço!
Responder
#29
Muito bem.

Esse assunto já é velho, né Martina? Hehehe... O pior é que na proporção que vamos, eu imagino um niver de 3 anos com 100 motocicletas - já pensou? Se não catequisar agora, dançou, neném!

Não sou a pessoa ideal pra falar de pilotagem - sou precavido até demais (piorado um pouquinho pela escolha dos pneus - trilha, never!). Mas apesar de "navalhar" de vez em quando (acredito que ninguém é perfeito) procuro ter atenção e concentração redobradas quando em grupo.

Eu tenho uma sina meio que de "pára-raio" nas nossas viagens - sempre tem um Saharento que cisma em colar do lado, ou na traseira, o que me deixa de calças curtas várias vezes.

Na volta de Carrancas, vim um grande trecho acompanhado do Marcellão - que, embora não ande muito com sua Sassa, sempre me deu exmplos de precaução e ótima pilotagem. No meio de uma curva forte, na Fernão, debaixo de chuva (não muito forte), peguei uma poça ou óleo, não sei, e perdi a traseira de uma forma que saí da faixa central e fui parar na faixa da direita, tentando controlar a motocicleta para não cair. Marcellão estava posicionado atrás de mim, em formação zig-zag, mantendo distância segura, e pode assistir à tudo sem comprometer a segurança dele, e permitindo que eu tivesse espaço suficiente para tentar contornar a situação.

Da mesma forma, quando pegamos uns 80 Kms de corredor a 30 Km/h, fui liderando a tocada por entre os carros, respeitando o estilo do Marcellão, que foi muito piloto em confessar que não gosta de andar por corredores - esse comprometimento com o companheiro é essencial!

Concordo plenamente em conseguirmos umas turmas e fecharmos cursos de direção defensiva e pilotagem. Mesmo que não possam comparecer todos, os que estiveremn presentes podem trocar informações com o restante do grupo, e assim, todos ganham.

Abraços!
Responder
#30
Country Biker Escreveu:Na volta de Carrancas, vim um grande trecho acompanhado do Marcellão - que, embora não ande muito com sua Sassa, sempre me deu exmplos de precaução e ótima pilotagem. No meio de uma curva forte, na Fernão, debaixo de chuva (não muito forte), peguei uma poça ou óleo, não sei, e perdi a traseira de uma forma que saí da faixa central e fui parar na faixa da direita, tentando controlar a motocicleta para não cair. Marcellão estava posicionado atrás de mim, em formação zig-zag, mantendo distância segura, e pode assistir à tudo sem comprometer a segurança dele, e permitindo que eu tivesse espaço suficiente para tentar contornar a situação.
Da mesma forma, quando pegamos uns 80 Kms de corredor a 30 Km/h, fui liderando a tocada por entre os carros, respeitando o estilo do Marcellão, que foi muito piloto em confessar que não gosta de andar por corredores - esse comprometimento com o companheiro é essencial!

Pois é Country, como já disse antes, quando do retorno de nossos encontros, tenho a sorte e o prazer de sempre voltar com você. Até mesmo por estar sempre com a Michelle você se torna mais cauteloso e assim me sinto mais seguro porque querendo ou não você acaba impondo meu rítmo. Muito obrigado pela consideração e respeito ao ritmo dos demais companheiros!!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)