Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo baixando
#21
Bem vindo Roger.

Amigão, faz o seguinte.
Se a moto está fria, funcione ela durante 5 minutos na lenta, 30 segundos com o afogador puxado,
depois na lenta.
Se após 30 segundos se ela ainda morrer, dê partida novamente e segure em 3.000 rpm no acelerador, até ela firmar.
Depois que parar de morrer, deixe na lenta (900 a 1300 rpm é o adequado para a lenta,
tente ajustar a moto para lenta de 1000 rpm).

Se já estiver quente, desligue a moto e deixe no descanso normal.
Somente se a sua moto tiver alongador ou ficar muito inclinada, providencie uma maneira de
deixá-la mais na vertical.

Espere de 3 a 5 minutos, nivele a moto e efetue a verificação do nível na vareta.

Não tem como dar errado. Fazendo assim, o que aparecer na vareta
já leva em consideração o que ela esconde de óleo.
Pelo menos para motores de funcionamento normal é assim.
Para esses que escondem óleo não sei, mas acredito ser igual.

Sugiro quando isso acontecer, secar completamente o óleo do motor, tombando a moto
para os lados, e medir, quanto de óleo tem.
Foi assim que fiz para definir a quantidade certa de óleo a ser colocada na minha, que no caso é 1,7 litros.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#22
Big Grin Big Grin Obrigado pelas boas vindas, xuxudamalmita!! Se você é de Curitiba, parabéns. Considero essa cidade espetacular. Quanto aos passeios, é só uma questão de tempo (pouco espero) Wink , para que eu possa estar participando com todos vocês.

Um Abraço
Responder
#23
Iso é um proiblema mesmo, a minha nunca jogou nada pelo respiro, nunca pingou.... mas parte do oleo some....

Estou começando a pensar que esta queimando um pouco.

Acho que uma coisa que faz com que parte de oleo seja gasto, é o que normalmente vc faz com sua moto, quando vc pega muita estrada os nossos motores esquentam demais e acho que evapora um pouco...

Abraços
Responder
#24
Martinez, Obrigado pelas boas vindas, e valeu pelas dicas. Big Grin Vou realizar os procedimentos que você citou, e assim que obtiver resultados estarei postando aqui. Wink

Um abraço.
Responder
#25
Bom toda vez que alguem diz que o óleo sumiu, e completa e depois ve sair pelo suspiro só me vem uma imagem na cabeça, o radiador de óleo...ja notaram por onde o óleo passa p ser resfriado...são algumas voltas...ehehe
Então...pode ocorrer de algum ficar retido lá pela própria pressão no sistema...dai os 5 min não seriam suficiente p o óleo voltar totalmente p o carter...
É apenas uma suposição.
[Imagem: 2007%5C05%5C22%5Cbikepics-907552-800.jpg]
[Imagem: 2007%5C05%5C22%5Cbikepics-907553-800.jpg]
Responder
#26
Fala Roger44,

Pois é, minha angustia é igual a sua...
Acabei de pegar minha Sahara, 30.000 km, antigo dono zeloso assim como o da sua, moto redondinha...

Mas a p... do oleo nao dura no motor!!!
Aparentemente nao queima oleo,
A compressao ta boa,
Tb não vejo nada saindo pelo respiro do motor...

Faço todo o ritual pra medir o nivel do oleo (tomba pra ca, tomba pra la, esquenta, esfria....)

E nada do oleo!!!

Oq fiz agora foi colocar um algodão preso na saida do respiro, pra ver se nao vaza nada de oleo por ali mesmo...

Fora isso nao sei mais oq fazer. Alguma sugestão dos colegas?

[]s
Responder
#27
Como é seu nom rasc? Diz ai pra ficar mais fácil se dirigir ao amigo e ajudar.

Bom, quanto vc tem que completar (mL) e com qual frequencia (Km)?

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#28
Opa Martinez...

Meu nome é Ricardo, RASC é a abreviação do nome todo e acabou virando meu nick padrão na internet..

Mas vamos ao misterio do oleo desaparecido.

Não tenho medidas exatas, quando completo deixo entre o nivel min e max.
Tenho checado o nivel toda semana (~ 400km). Depois dessa kilometragem o oleo nem suja a vareta...
Completo a olho ate voltar a marca media. Deve dar uns 200ml de oleo...

Como falei, ate hoje nao notei vazamento pelo respiro, coloquei um algodao agora pra ver se nao vaza nada mesmo.

Motor redondo, nenhum vazamento visivel....

:roll:

[]s
Responder
#29
Rasc...

Passa o dedo na saída do escape. Se a sujeira do seu dedo sair facilmnente ao esfregar um dedo no outro, fique tranquilo que sua moto não está queimando óleo, ou fique nervoso, por não saber aonde está a origem do problema.

mas se seu dedo ficar sujo e quando vc esfregar um no outro para tirar, a sujeira persistir e vc sentir um padrão oleoso, disconfie que sua moto está perdendo óleo...

A minha tá queimando uma coisa entre 100 a 200 ml a cada 1000 km, mas acrdito que o problema esteja nos retentores da valvula de escape, pois o motor não enfumaça nadinha, e a vela sempre sai limpa, portanto acredito que o óleo está passando direto do comando para o escapamento...

Abração
Responder
#30
Fala Douglas,

Pois é, fiz o teste do dedo no escape e nao deu outra... A sujeira fica empregnada no dedo. Não chega a ser oleoso, mas ta longe de ser só fuligem.

Esse feriado rodei pouco mais de 500 Km. Antes de sair completei o oleo deixando entre os niveis da vareta. Chegando agora fui medir e a vareta nao pesca nada!!!! :?

Mas como falei antes, a moto ta com 30 mil km. Não ta muito cedo pra ta queimando isso tudo de oleo?? Alias, a sua ta com qts km?

Vc disse desconfiar dos retentores da valvula de escape, alguem mais saberia outras causas de perda de oleo que nao pelos aneis do pistao??

:?: :?: :?:

[]s
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)