Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo baixando
#11
Sou um sofredor com esse problema, mas aprendi a conviver com ele.
A minha sassá, após trocado óleo tudo certinho, peguei estrada acelerando um pouco, 7500rpm, parece que com o calor o óleo
vira vapor, o ar que sai do motor empurra, sei lá, acho que é problema da junta do meio do motor montada fora da posição, tô nem aí!!!
Completo com óleo novo e pau na máquina, somos felizes!!!!!
Até quando??? Até ela me aguentar e Eu aguentar ela...

Abraço!!
Responder
#12
aminha ta com 75 mil km ta queimando oleo
mas ela ainda ta andando bem entao ja era

enquanto nao perde rendimento vamo indo Smile
Responder
#13
Que a Sahara "esconde" óleo qualquer BOM mecânco de motos sabe...

Ou seja... vc pode "medir" o óleo com EXATAMENTE o mesmo critério, várias vezes e sempre o resultado será diferente...

Parece brincadeira mas é verdade...

Estamos esperando a explicação dos mecânicos de plantão...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#14
A minha esconde óleo também e há tempos já não me preocupo com as medidas na vareta.
Aúnica aferição que faço do óleo é na troca. Toda vez que baixo o óleo, geralmente entre 2000 e 2500Km, verifico se está de acordo... Wink
Responder
#15
Esconder óleo... não existe mágica não, então isso de esconder óleo nem é difícil de entender, e eu discordo totalmente da afirmativa que se medir várias vezes usando o mesmo critério dará medidas diferentes... me perdôem se estiver errado, mas é ilógico.

O que é esconder óleo: simples de fato.
No motor, principalmente na parte superior do cabeçote onde ficam os tuchos, existem reentrâncias e cavidades bastante pronunciadas, onde fica bastante óleo depositado.
Ao ser retirado o óleo para troca, dependendo de como foi feito isso, de quanto tempo a moto ficou inclinada no seu cavalete lateral mais ou menos óleo sairá e todos sabem que tombando a moto para um lado e para outro, sairá mais óleo, justamente este óleo que fica depositado nos espaços entre os tuchos, em algumas depressões da parte superior do cabeçote, e um pouco também do cárter, dos cantinhos, sem falar o que fica depositado no filtro!
– mas vou comentar a troca de óleo sem troca de filtro -
E olha que é bastante óleo, reparem quando algum dia virem o mecânico tirar a tampa dos tuchos, como tem óleo ali encima em muitas depressões e canaletas

Então, ao ser retirado o óleo, deixando escorrer bem ou tombando a moto para retirar o máximo possível, estes espaços ficarão vazios ou com bem menos óleo já que ao tombar para os lados ele desceu para o cárter e foi retirado.
Daí você coloca óleo novo no cárter e faz questão de colocar na medida certinha da vareta, e como reza o manual, com a moto o mais “em pé” possível, legal né?

Só que quando funciona o motor, estes espaços que mencionei se encherão de óleo novamente, e este óleo que fica depositado nas reentrâncias e canaletas do cabeçote não estará no cárter, então após nova medição, simplesmente sumiu um pouco do óleo!
Basta completar após funcionar o motor e pronto, não vai mais esconder óleo nenhum!

Não é nenhum bicho de sete cabeças. Não existe “esconderijo secreto” de óleo, tudo é questão de lógica.
Responder
#16
E como não estamos falando de sessões de magia, se o óleo baixa e não tem vazamentos, só existem duas possibilidades possíveis e uma provável:

Ou alguém está roubando seu óleo, aos pouquinhos para não ser percebido... ou ele está sendo queimado, e ai vira fumaça, nem sempre percebida ou notada.

Como ter algum vizinho roubando óleo do seu motor embora possível é muito improvável, ficamos com a queima do mesmo, que além de possível é o mais provável.

O que normalmente acontece é que com o tempo, devido a fricção natural entre os anéis de segmento e as paredes do cilindro, aqueles se desgastem e tornem-se menos eficientes.
Anéis porque não é um só, e existem tipos diferentes.

Um tipo é o anel de compressão, aquele desenhado para impedir que os gases da explosão vão para o cárter, o que tiraria a eficiência e força do motor.
Outro tipo é o anel raspador, que tem a função de "raspar" o óleo da parece do cilindro, impedindo que ele suba e seja queimado junto com a combustão.

quando os anéis estão gastos, a moto perde compressão, já que parte dos gases da explosão vão para o cárter, e o óleo passa a não ser raspado de forma eficiente, ficando uma película nas paredes do cilindro onde ocorre a explosão, isso faz com que parte do óleo passe a ser queimada, saindo junto com os gases pela descarga e causando carbonização do motor, que é aquele depósito de "carvão" que normalmente fica incrustrado na cabeça do pistão.

é por aí que foge seu óleo, e nem sempre isso é claramente percebido, afinal tudo que queima faz algum tipo de fumaça ou vapor, até a gasolina, e identificar a queima de óleo com facilidade só quando esta é em grande quantidade.
Responder
#17
Será que a sua motoca não tá mandando óleo pelo espiro enquanto você anda com ela, assim não se percebe vazamentos, pois parada não vaza, e também não queima óleo...
Responder
#18
A resposta do Paulao é a mais coerente na minha opinião.
Grande abraço
Vitor.

[Imagem: bg_02.jpg][Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#19
Bem, sou novo no fórum sendo esse meu primeiro post. Tenho uma Sahara 97 com 43 mil KM originais, comprei a moto de um amigo meu, super zeloso, e que de cara já veio falando desse problema "cronico" que "toda Sahara tem".Ele mandou até trocar os anéis, verificou nivel do óleo trocou filtro (original), conversou com muita gente, e quase foi bater às portas de um pai de Santo para ver se resolvia o problema e...nada...A danada continuou a jogar óleo pelo respiro....
Lendo os tópicos desse fórum, deparei com muitas situações parecidas, e muitas respostas que seriam as mais lógicas possíveis, como por exemplo a do Paulao, só que...Gostaria de fazer a seguinte colocação a titulo de desabafo: Dando continuidade a saga "Vamos acabar com o vazamento da Sahara" realizei todos os procedimentos que me foram recomendados, mas a danada continuou a jogar óleo pelo respiro quando ando na estrada em velocidades de até 120 km/h. Dai coloquei aquela valvula corta chamas dos motores Ford, e...Viva!!! funcionou muito bem, rodei cerca de 300km com a moto sem vazar nada, nas mais variadas situações, o óleo não baixava nada, eu estava super feliz, até que...Ontem, depois de uma volta de uns 100km com a patroa na garupa, em velocidade média de 80 a 100 km/h (a patroa tava junto né!), cheguei em casa e fui verficar o óleo, realizando exatamente os mesmos procedimentos anteriores, até a moto fica sempre no exato mesmo lugar para não ter chance de erro, e o óleo sumiu...A vareta não pescava mais nada, sendo que nas tres verificações anteriores estava tudo ali, certinho. (antes que eu esqueça, não jogou óleo pelo respiro), então, triste e um tanto desanimado com a moto resolvi completar o nível, coloquei o suficiente para ficar pouco acima do nível mínimo, saindo para a estrada logo em seguida...E a moto jogou um monte de óleo pelo respiro, com valvula corta fogo e tudo, medi novamente o nível do óleo, e estava do mesmo jeito que deixei antes de sair....
Dai caros companheiros, ficam algumas questões:
Se o motor esconde óleo em suas muitas reentrancias, como saber quando o nivel está de fato baixo, e quando está só escondendo óleo? Considero desagradável e muito perigoso o óleo jogado pelo respiro pois molha o pneu, e dai pra um tombo é rapidinho...mas não pode faltar óleo no motor então...o que fazer? A moto não fuma, nada...

Nossa! que texto enorme!! É que não me conformo com as esquisitices desse motor, concordo com partes do texto do Paulao, mas fica dificil saber o que fazer quando todas os procedimentos lógicos e racionais te deixam na mão. Dai, dá até pra acreditar que exista um Duende das Saharas....Esses seres tem fama arteiros.....

Abraços a todos.
Responder
#20
Roger44 Escreveu:Bem, sou novo no fórum sendo esse meu primeiro post.
Abraços a todos.

Ola Roger... Parabéns pelo seu post... começou já com o pé direito... agora só falta participar de nossos encontros...

Um abraço
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)