Galera, agora o buraco é mais embaixo, vamos ver quem entende do assunto mesmo.
Estimulado pelo amigo Edu, resolvi abrir meu motor também.
Bom, o problema é, fazer pelas metades não dá, é jogar dinheiro fora. Logo, se vai fazer, faça bem feito.
Bom, bem feito.... hummmm.... haja dinheiro.... 8) 8)
Então vamos aos problemas e possíveis soluções.
Cabeçote trincado e retífica
Até pensei em comprar um novo, mas segundo o meu mec, se comprar o cabeçote tem que comprar a tampa junto,
pois pode ser de não casar direitinho uma peça diferente.
- Retifica do cabeçote R$ 250,00
- Solda das trincas R$ 120,00
- Retífica do cilintro R$ 90,00
Total das retíficas R$ 460,00
Kit de Juntas do motor
As juntas da dona honda, originais
- junta da carcaça
- juntas das tampas laterais
- junta do cilindro
- junta do cabeçote
- junta da tampa do cabeçote
Ficam pela bagatela de R$ 308,00
Opções paralelas
Me foi recomendado juntas fisher, mas não encontro em canto algum.
Consigo encontrar com facilidade juntas valflex, o kit completo sai por menos de R$ 50,00.
Ajuda:Tem que ser Fisher? Valflex presta? Existe outra marca confiável? Onde conseguir?
Pistão e jogo de anéis
Na dona Honda,
- pistão R$ 296,00
- pino do pistão R$ 70,00
- jogo de anéis R$ 170,00
Total R$ 536,00
Opção paralela
A metal leve, fornecedora de pistões para a honda não tem pistão para a sahara, pelo menos não encontrei.
A marca toko me disseram ser difícil de encontrar e de qualidade inferior a marca metal leve.
Sobrou uma opção muito boa, e a única que é a KM, entretanto, só encontrei a variação KMP.
Anéis foram indicados Rick, mas segundo os vendedores de lojas que visitei, não aprovam o rick.
Disseram também que para cada pistão vai um anel diferente, não entendi bem.
Se eu comprar um pistão KMP não vou conseguir colocar um jogo de anéis originais, é isso?
Bom,
- pistão e pino KMP - R$ 39,00
- anéis rick - R$ 34,00
Total R$ 73,00
Ajuda: Que pistão comprar, KMP mesmo? E os anéis, sem ser rick, qual seria a outra opção confiável? Onde comprar?
Corrente de comando
Aos 55 mil eu troquei o tensor, caracol e mola tensora.
Agora com mais de 80 mil, terei que trocar a corrente, a coroa e o pinhão.
Na honda.
- corrente de comando R$ 186,00
- coroa R$ 137,00
- pinhão R$ 127,00
Total R$ 450,00
Opção paralela
Paralela entre áspas, pois quem fornece essas peças para a honda é a DID, e a DID sem ser na caixinha da honda custa:
- corrente de comando R$ 135,00
- coroa R$ 120,00
- pinhão R$ 105,00
Total R$ 360,00
Até ai estava indo bem, consiguo aqui e ali, agora que veio a paulada pra matar de vez...
Rolamentos...
Aqui o bicho pega, não entendo nada desses rolamentos, marcas, etc.
- rolamento esfera C3 R$ 400,00
- rolamento esfera 36 R$ 198,00
- rolamento comando R$ 50,00
- rolamento radial esfera 17 R$ 99,00
- rolamento radial esferas R$ 110,00
- rolamento radial esferas R$ 60,00
- rolamento 6203 R$ 74,00
Total R$ 992,00
Opções paralelas
Necas, não encontrei nada...
Ajuda:Fabricante confiável, alguma marca, etc. Mil barões em rolamentos é phoda...
Fora os itens listados acima, mais uma dúvida é sobre a biela.
A original custa na dona honda R$ 345,00.
Só original mesmo?
É isso, quem souber de como conseguir baratear esses custos, principalmente esses rolamentos, o titio aqui agradece.
Só em juntas, pistão e comando da pra economizar R$ 800,00, mas esses rolamentos estão de matar.
Segue orçamento
Abraços.