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Peças do motor, original vs paralelo, o que compensa? - Versão para Impressão

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Peças do motor, original vs paralelo, o que compensa? - pastor_edu - 23-03-2007

Saharentos:
Ando às voltas com a retifica e troca de pistao e aneis, a Honda me cobra 350 reais pelas peças, com desconto, mesmo assim caro. Estou pensando en usar este kit
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.laquila.com.br/internas/marca_catalogo_lista.asp?show=41&show_cat=54&show_page=5">http://www.laquila.com.br/internas/marc ... how_page=5</a><!-- m -->

Alguem sabe se vale a pena? alguem já usou? eu nao quero dar mais grana prá Honda :?


- O Indomado - 23-03-2007

Aproveitando a pergunta do nosso querido amigo, vou acrescentar uma minha...

é interessante aumentar a cilindrada da sahara, tipo, para 400 cc? ou esquece, nao vale a pena?


- Rudy - 23-03-2007

Pastor_Edu
De que vale uma economia na hora se a moto ficar na estrada depois......
Nas motos não se deve economizar ...principalmente nos itens que deixam a gente , eventualmente na mão .
Acessórios , adesivos , bolsinhas , devemos procurar um bom desconto , mas em peças que são parte construtivas da Sahara ......nem pensar....!
saudações

Rudy Belitz
São José dos Campos


- Martinez - 23-03-2007

Concordo com o amigo Rudy.

Entretanto, com resalvas... pegamos como exemplo a DID, e algumas outras empresas que fornecem peças para a honda.
Quando se compra delas, só pelo fato de não ter a assinha ou a marca Honda estampada na peça,
paga-se muito mais barato.
Isso, claro, se deve ao fato de não ter sido submetida aos testes que a honda faz, e por não ter a garantida da honda.

Então, acho que desde que se saiba de quem está comprando, pode-se até arriscar algumas empresas, poucas no caso...
Essa especificamente, não conheço Edu, portanto, prefiro não opinar.

Abraços.


- pastor_edu - 25-03-2007

Concordo com voces, no meu motor só tem peças originais, mas o objetivo deste topico é discutir se alguem sabe de alguma marca boa, eu lembro que antigamente, para os carros, existia a possibilidade de usar peças da METAL-LEVE, e eram boas mesmo.
Para motos nao existe isso? e as marcas dos kits de aumento de cilindrada, nao prestam? Premium, Dabliu...nao digo o aumento de cilindrada e sim as Marcas, ainda que custem mais do que as da Honda. Só prá ter uma alternativa.....eu vi uma tal de WISECO, mais cara que as originais Honda.


- Adriano - 25-03-2007

Pastor, na época que fazia trilhas andei retificando o motor com peças, paralelas, e tive um resultado satisfatorio, mas as marcas que você citou não conheço, agora quanto a aumentar cilindrada da 350 o mecânico amigo não me aconselhou a não mecher com isso.


- Valdeir - 25-03-2007

Pastor, quando comprei minha Sahara retifiquei a parte de cima do motor, ela era standart e foi para 0,25.
Fui na dica do mecânico, pistão KMP e anéis Rick. Esses anéis Rick existem duas linhas, uma que vem em uma caixinha e outra que vem em uma cartela. O mecânico me disse que o de cartela é bom e o de caixinha não presta.
Já fiz 5.000 km, andando somente em estradas e a moto não baixa uma gota de óleo.

APROVEI!

Abraço.


- Martinez - 25-03-2007

Olá amigo.

5.000 km na minha opnião é pouco para se chegar a uma conclusão.
Eu rodo 5 mil km em questão de poucos meses.
Já pensou ter que abrir o motor novamente em 3 meses pra trocar a mesma peça?

Olha, eu troquei eixo tensor, caracol e mola tensora do conjunto corrente de comando, isso com 55 mil, hoje a moto
está com 82 mil.
Acho que aí já da pra ser mais seguro e dizer se a peça presta ou não.

Abraços.


- Martinez - 27-03-2007

Galera, agora o buraco é mais embaixo, vamos ver quem entende do assunto mesmo.

Estimulado pelo amigo Edu, resolvi abrir meu motor também.

Bom, o problema é, fazer pelas metades não dá, é jogar dinheiro fora. Logo, se vai fazer, faça bem feito.

Bom, bem feito.... hummmm.... haja dinheiro.... 8) 8)

Então vamos aos problemas e possíveis soluções.

Cabeçote trincado e retífica
Até pensei em comprar um novo, mas segundo o meu mec, se comprar o cabeçote tem que comprar a tampa junto,
pois pode ser de não casar direitinho uma peça diferente.

- Retifica do cabeçote R$ 250,00
- Solda das trincas R$ 120,00
- Retífica do cilintro R$ 90,00
Total das retíficas R$ 460,00

Kit de Juntas do motor
As juntas da dona honda, originais
- junta da carcaça
- juntas das tampas laterais
- junta do cilindro
- junta do cabeçote
- junta da tampa do cabeçote
Ficam pela bagatela de R$ 308,00

Opções paralelas
Me foi recomendado juntas fisher, mas não encontro em canto algum.
Consigo encontrar com facilidade juntas valflex, o kit completo sai por menos de R$ 50,00.
Ajuda:Tem que ser Fisher? Valflex presta? Existe outra marca confiável? Onde conseguir?

Pistão e jogo de anéis
Na dona Honda,
- pistão R$ 296,00
- pino do pistão R$ 70,00
- jogo de anéis R$ 170,00
Total R$ 536,00

Opção paralela
A metal leve, fornecedora de pistões para a honda não tem pistão para a sahara, pelo menos não encontrei.
A marca toko me disseram ser difícil de encontrar e de qualidade inferior a marca metal leve.
Sobrou uma opção muito boa, e a única que é a KM, entretanto, só encontrei a variação KMP.
Anéis foram indicados Rick, mas segundo os vendedores de lojas que visitei, não aprovam o rick.
Disseram também que para cada pistão vai um anel diferente, não entendi bem.
Se eu comprar um pistão KMP não vou conseguir colocar um jogo de anéis originais, é isso?

Bom,
- pistão e pino KMP - R$ 39,00
- anéis rick - R$ 34,00
Total R$ 73,00

Ajuda: Que pistão comprar, KMP mesmo? E os anéis, sem ser rick, qual seria a outra opção confiável? Onde comprar?

Corrente de comando
Aos 55 mil eu troquei o tensor, caracol e mola tensora.
Agora com mais de 80 mil, terei que trocar a corrente, a coroa e o pinhão.
Na honda.
- corrente de comando R$ 186,00
- coroa R$ 137,00
- pinhão R$ 127,00
Total R$ 450,00

Opção paralela
Paralela entre áspas, pois quem fornece essas peças para a honda é a DID, e a DID sem ser na caixinha da honda custa:
- corrente de comando R$ 135,00
- coroa R$ 120,00
- pinhão R$ 105,00
Total R$ 360,00


Até ai estava indo bem, consiguo aqui e ali, agora que veio a paulada pra matar de vez...

Rolamentos...
Aqui o bicho pega, não entendo nada desses rolamentos, marcas, etc.
- rolamento esfera C3 R$ 400,00
- rolamento esfera 36 R$ 198,00
- rolamento comando R$ 50,00
- rolamento radial esfera 17 R$ 99,00
- rolamento radial esferas R$ 110,00
- rolamento radial esferas R$ 60,00
- rolamento 6203 R$ 74,00
Total R$ 992,00

Opções paralelas
Necas, não encontrei nada...

Ajuda:Fabricante confiável, alguma marca, etc. Mil barões em rolamentos é phoda...

Fora os itens listados acima, mais uma dúvida é sobre a biela.
A original custa na dona honda R$ 345,00.
Só original mesmo?

É isso, quem souber de como conseguir baratear esses custos, principalmente esses rolamentos, o titio aqui agradece.

Só em juntas, pistão e comando da pra economizar R$ 800,00, mas esses rolamentos estão de matar.

Segue orçamento
[Imagem: orcamento.jpg]

Abraços.


- Adriano - 27-03-2007

Marinez vai as informações da qualidade: as preferidas pelo mecânico daqui, o qual ja fez para mim alguns motores 350.

JUNTAS: Valflex da cor verde (Valflex cinza de menor qualidade)
PISTÃO E EIXO: kMP é bom
ANEIS: Rick fabricante da marca original
KIT CORRENTE COMANDO: Did
ROLAMENTOS: Nash fabricante da marca original, mas o mecânico prefere o NFK

Agora preço tenho que cotar pois a carga tributaria MG e maior que de SP.