Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidados ao trocar o óleo do motor
#11
Na Sarita como rodo entre 3.200 e 3.500km por mês e troco o óleo a cada 2 semanas e/ou entre 1.500 e 2.000km. Coloco exatamente 1,5l com troca de filtro, que faço a cada 6.000km coloco 1,6l. Depois da troca de óleo + o filtro, funciono o motor por 5 minutos, daí o filtro absorve + ou - 100ml, depois completo com mais 100ml, deixando o motor com 1,5 litros. Até hoje não tive problema de nível baixo nem a famosa "mijadinha".

Até

Mar
Sarita99 8)
Responder
#12
Olá Pessoal !

Tenho uma Sahara 98 que peguei com 4.000 Km, desde então só uso mobil preto, colocando 1,5 L , trocando óleo a cada 2.000 Km e filtro a cada 4.000 Km, hoje ela já está com 68.000 Km, nunca abriu motor e não faz nenhum barulho. A gasolina também só uso a aditivada da BR e nunca limpei o carburador ! Mas ando sem esfolar !
Responder
#13
Eduardo Escreveu:qdo for trocar o oleo de sua moto....vc tem q esgotar tudo, da seguinte forma...

- esquente a moto por uns minutos...(p o oleo ficar mais fino e sair mais facil)
- deixe a moto no descanso lateral...e tire o parafuso para drenar o oleo...
- depois q saiu todo o oleo, incline a moto para o outro lado + - como se fosse colocar ela no descanso do outro lado...e volte ela p posição normal...vai sair mais uns 100 a 200ml(aprox) q estão em discussão aqui...

abrax a todos....

outra dica e depois vc dar umas apertadas de leve no start pro motor dar uma girada, mas com todo cuidado pra moto nao pegar, umas duas vezes ja ta bom, com isso vai sair todo o oleo q estava no motor, pelo menos 100ml...

abracos
Responder
#14
Pessoal,

A Irene disse que coloca sempre 1,8 l. Mas isso DEPOIS que fez o motor. Provavelmente, no desgaste das peças, por ocasião de eventuais fresas, o motor ficou ligeiramente aumentado em sua capacidade cúbica.( :?: :?: :?: ).
Num intendo nadica, mas tô bicando pra cacete Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#15
Troquei o oleo da minha agora, o mecânico empurrou 1,8 L !
Responder
#16
Olá pessoal. Estou vendo vocês falarem que o manual recomenda a troca com 1,3L de óleo, mas o manual de serviços oficial da honda indica para a troca 1,5L ! Deem uma olha:

[Imagem: oleo.jpg]

Abração, t+.
Responder
#17
REDIRECIONANDO

paulo Escreveu:Caros, vcs devem se lembrar de um post sobre quando troquei o óleo e não sabia se o cara tinha enfiado muito óleo ou se ele tinha me cobrado um óleo a mais...

Pois ele enfiou dois litros e meio na sahara. Fui medir pra ver, o nível tá bem, mas beeeeeem acima da marca superior.

?Isso pode dar algum problema na moto?

Não tem como tirar um pouco do óleo, pq se abrir o bujão sai tudo. Dicas?

Abraços!



Marião Escreveu:Bom, sei que já "encheu" esse papo de óleo saindo pelo respiro. Mas me assustei assim que comprei a danada. Era óleo pra tudo quanto é lado. Olhei no Orkut, na comunidade das Sahara e vi um comentário do LHALON. Entrei em contato por email (antes de entrar aqui no site) e ele me deu um toque sobre pézinho. Pelo visto resolveu meu problema. Depois que comecei a calçar o pezinho, nunca mais babou o óleo pelos respiros.
Aí tava pesquisando em um site e encontrei um monte de comentários e que vou colocar aqui...

"LHalon
[Defeitos apresentados] Vazamento EXAGERADO pelo respiro do motor, o problema era o cavalete lateral, ele estava inclinando a moto demais o que causava o transbordamento do óleo."

"Quanto ao vazamento de óleo eu também tive esse problema. Para evitá-lo nao deixe a moto funcionando no descanso, e sim na posição vertical, o motor joga óleo se estiver funcionando inclinado. O consumo de gasolina é alto mas nada fora da realidade. Quando comprei o antigo dono colocou relação paralela, como eu exigi um pouco dela, não durou 3000km. Fiz todas as manutenções, sempre com peças originais ou de qualidade equivalente, acho que fazendo isso, dificilmente terá grandes problemas com a Sahara."

"Com relação ao vazamento de óleo pelo respiro, é só tirar o tubo que vai pra cima do banco e deixar só o de baixo, parou o vazamento na minha moto."

"Saia óleo pelo respiro, principalmente, se desse uma forçada, subindo serra, ou uma bela esticada a 110 Km/h por 30 minutos chegando a borrifar o aro. e ao parar ficava gotejando, aumentei o respiro colocando uma válvula anti chama do respiro da kombi e a saída superior aumentei até o filtro, ajudando a sugar os gases, agora esta ótima não goteja mais, agora deixou de ser possante, por onde para deixa uma pocinha!!!!"

"Estava com esse problema, no início era só quando estava no pézinho mas depois foi agravando e chegou a um ponto que já estava jogando todo o óleo fora. Então levei ela num mecânico de minha confiança e ele disse que nunca tinha visto nada parecido, fui obrigado a levar na autorizada, e lá o mecânico deles disse na hora que era a junta intermediária do motor rompida. No início achei que seria o nível tbém mas quando tirou todo o óleo acreditei no mecânico da honda e troquei o jogo de juntas, desde então nunca mais vazou nenhuma gota mesmo quando passa um pouco do nível. Se estiver vazando sempre quando vc faz ela funcionar eu aconselho a levar ela a uma autorizada e pedir a opinião deles. "



[Imagem: moto124xg0.jpg]
E olha que esse foi o segundo vazamento... o primeiro foi maior!!


Gostaria que vcs cometassem a esse respeito. Garanto que tem muita gente que quando comprou a Sahara e viu aquelas POÇAS de óleo se assustou, assim como eu!!!



Obrigado!!!


douglasrtorres Escreveu:Olha só!! a minha moto nunca vazou nada!! nem qdo eu exagerei no óleo!! Conforme confirmei com o nosso sumido mo@cyr, a moto dele vazou na minha frente e eu constatei um entupimento no respiro!

A minha sai vento direto por cima e por baixo!! na dele não tinha nada de ar nem em cima nem em baixo!!

Portanto aconselho vc a tirar aquelas mangueiras e limpá-las por dentro!! se não resolver, aí o problema é la dentro! Verifique então entupimento do suspiro interno que qdo o ar sai com pressão, carrega o óleo!! se a vazão é normal de ar, o óleo não canaliza!!

Espero não ter falado nenhuma asneira!!

Que o Hamilton e o martinez me corrijam se estiver errado!!

Abração
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#18
Olá amigos saharentos.

Muitas das respostas que vou postar já estão aí pra cima neste mesmo tópico,
mas não custa relembrar e incluir mais algumas experiências desde então. A terceira mensagem
deste tópico é de 12/12/2005, vamos às complementações....

A minha sahara também nunca apresentou esse problema.
Recomendo seguir as recomendações do saharento Douglas.
Mas de uma coisa eu te garanto. Se tudo estiver ok com a motoca e
mesmo assim vazar óleo, inclusive no descanso, dou minha cara a tapa,
você está usando óleo em demasia. Ou ainda, você pode até estar
colocando a quantidade adequada (1,6 L) nas trocas, mas pode estar
esgotando errado o óleo velho. Isse é o erro mais comum.
Se este procedimento não for bem realizado, o motor pode esconder
até 250 mL do óleo velho. Assim, 1,6 + 0,25 = 1,85 L, e adivinha? Vai
vazar óleo, além de estar correndo o risco de arrebentar com os
retentores.

Uma pergunta Mariããããããããããão A moto joga óleo pelo respiro
sempre, mesmo depois de muito tempo de efetuada a troca ou é somente
por algum tempo? As vezes olhando no chão assusta, mas a quantidade
é pouca. Tente quantificar isso e verifique se depois de uns 1000 km ela
ainda joga óleo. Se isso acontecer, fique esperto.

Faça o seguinte. Na próxima troca de óleo, corte um pet de coca-cola e recolha
o óleo velho. Com o motor quente e a moto no descanso,
abra o orifício e quando parar de sair óleo, retire
o pet que estava usando, pegue outro limpo, arrume um ajudante e peça
pra segurar pra você. Vá para o outro lado da moto, pegue pelo guidão ou
com achar seguro e incline bem a moto, bem mesmo, e segure uns 30 segundos.
Quando for voltar para o descanso, o ajudante tem que colocar o novo
pet no orifício para o óleo cair dentro. Observe o que vai acontecer. Incline agora
para o lado do descanso, depois mais uma vez para o outro lado e pronto,
você retirou todo o óleo velho. Não sei se todas as sahara é assim, mas a
minha sai mais de 200 mL fazendo tal procedimento.
Coloque 1,6 litros, rosqueie a vareta e esqueça da moto, ou pegue ela e dê
uma volta até esquentar bem o motor. Volte, deixe ela em posição quase
vertical, pode ser encostada com o guidon na parede. Deixe passar 5 minutos
ou um pouquinho mais. Verifique o nível na vareta. Se estiver próximo
do nivel máximo, beleza, se estiver muito baixo, vá colocando de 50 em 50 mL,
ande com a moto, deixe abaixar o óleo e tome as medidas.
Lembre-se, o nivel do óleo é verificado sem rosquear a vareta.

Eu faço assim, é um pouco diferente do que está no manual do proprietário, mas
depois de muito estudar minha moto, é a melhor maneira que encontrei
de aferir o nível do óleo da minha cavala. Por medida preventiva, também
adoto a seguinte política: As marcas entre o nível mínimo e máximo são bastante distantes.
Logo, procuro deixar próximo do máximo, nunca no máximo. Com isso, acredito
estar evitando que falte e que esteja em demasia, caso esteja cometendo
algum erro nas medidas.

Acho que é isso.

ABS a todos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#19
Big Grin Big Grin Big Grin

Concordo com VC em tudo,Martina,em gênero,número e grau...

Sempre sacudi minha moto de um lado para o outro,como VC faz,e sempre sai bastante óleo.Só que uso uma bacia,porque geralmente faço isso sózinha,e coloco jornalpor baixo,porque sou meio porcalhona e sempre derramo alguma coisa.Sào 125.000km de Sahara,fazendo isso.


Quanto à quantidade,a recomendação da Honda,na pessoa da Glória,Chefe de Oficina da Distac,na Rua das Marrecas,no Rio,onde está há 14 anos, e que acompanhaa Sahara desde seu lançamento,é exatamente o que VC faz:Não completar até o traço de máximo e completar aos pouquinhos,após aquecer o motor.

É isso aí,meu amigo!!! Big Grin Big Grin Big Grin
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#20
.

Então minha gentem!!!

o negócio é o seguinte: voltei hoje ao mecânico que comprei a moto. e ele e o ajudante ( que já pé mecanico tb a trezentos anos) me falaram que é normal o óleo voltar nas Saharas. E que tem até um clienet deles que deixa am moto pra trocar o oléo lá e só vai buscar depois de dois dias. A moto funciona normal na oficina, mas quando chega na casa do dono ela baba... hehehe

A minha foi trocado o óleo e só andei 100 km... então já viu, num dá pra saber o que o Martinez me perguntou. Só sei que completei o óleo e depois comecei a calçar o pezinho, nunca mais babou.
Pode deixar Martines, a p´roxima troca de óleo eu mesmo vou fazer, e do jeito que vc falou... aí posso te falar certamente o que tá acontecendo.




Iaci, os dois mecanicos já trabalharam na Honda, e falaram que acontece sempre esse vazamento. Só acho estranho não ser em todas as motos. E também levei pra outro mecânico ( desconfiei do que eles falaram sobre o vazamento) e ele me falou a mesma coisa. E ele já foi chefe dos mecânicos de revenda Honda. Aí fiquei mais tranquilo.

E um grande abraço a todos.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)