Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidados ao trocar o óleo do motor
#1
Vou dar um rolê amanhã e fui as pressas trocar o óleo e filtro da motoca. Como já eram 17 horas, a Honda estava fechada, fui em uma oficina qualquer. Quase tive de sair no braço com o mecânico que queria colocar 2,0 L de óleo na motoca.... "c vai fundir o motor, c tá loko, c num entende nada... foram algumas das palavras dele..."
Tá aí uma dica pra quem anda reclamando que a moto solta óleo pelo respiro. Pode ser que estão colocando óleo em demasia.
E outra, eles não escoam o óleo a moto adequadamente, fica um bom tanto dentro do motor ainda.

Detalhe, no manual diz 1,3 L, também está errado. Coloque no mínimo 1,6 litros

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Com certeza o vazamento é por excesso de óleo. No manual diz pra colocar 1,3 lt de óleo... também estranhei, mas os "mexânicos" quase sempre descem chute nessas áreas. Nada como consultar o manual...
Responder
#3
Como eu comprei a moto sem manual, sempre coloquei cerca de 1,5L. Entao o manual recomenda 1,3L??!
Responder
#4
Kquilha Escreveu:Como eu comprei a moto sem manual, sempre coloquei cerca de 1,5L. Entao o manual recomenda 1,3L??!

Sim, além de usar 1,3 litros (o manual ainda usa o termo "aproximadamente") ainda diz pra trocar a cada 3000 km e o filtro a cada 6000.
Responder
#5

Kquilha, embora o manual recomende 1,3 L não use, o nível vai ficar no limiar no limite mínimo.... pelo menos na minha, não sei na sua... eu prefiro utilizar 1,5 L a 1,6L se for sem troca de filtro de óleo, fica entre as duas marcas (máximo e mínimo).

O mecânico tem um fundo de razão, talvez até esteja certo. Eu só comprei a briga porque ele foi muito estúpido comigo e eu queria trocar o filtro e o cara disse que iria buscar na outra loja, que demorava 10 minutos e demorou 40, tava puto da vida....

mas é o seguinte:

1- o procedimento de retirada do óleo velho influencia na quantidade e/ou nível do óleo. Mecanicos fazem tudo na correria, não esperam sair tudo. Quando eu retiro o óleo velho, dá uma diferença de quase 200 mL pra manter o mesmo nível. Sei disso porque sempre compro dois litros e guardo o restante. Quando mando trocar na oficina (1,5 L) o nível fica mais alto na vareta que quando eu troco e coloco a mesma quantidade...

2- Na minha moto, não sei se é igual pra todas, se eu trocar e colocar só 1,3 L, vai ficar baixo, próximo do limite mínimo. Arriscado, principalmente porque a sassa esquenta bastante.

3- Quando eu faço a troca, que realmente retiro todo o óleo velho e se quizer levar o nível lá no máximo, terei de colocar 1,7 L ou mais. Acho que é aí que tá o lance, os caras não esgotam direito, deve ficar uns 200 mL do óleo velho na moto, aí metem 1,7 L e a moto fica vazando óleo novamente, ou seja, deve ter entre 1,9 a 2 L de óleo no motor, quantidade que só deve ter quando se abre o baita ou 1,8 L ou um pouquinho
mais se trocar o filtro também.

Isso na minha moto, não sei se é igual pra todas, já que o próprio manual diz "aproximadamente" 1,3 L para troca de óleo, se não me engano 2 L quando abrir o motor. Ou seja, assumem com isso que o
motor esconde óleo.

Pra ficar no meio do caminho, coloco 1,5 L e verifico o nível a cada 400 km, aproximadamente. Detalhe, nunca precisei completar.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
qdo for trocar o oleo de sua moto....vc tem q esgotar tudo, da seguinte forma...

- esquente a moto por uns minutos...(p o oleo ficar mais fino e sair mais facil)
- deixe a moto no descanso lateral...e tire o parafuso para drenar o oleo...
- depois q saiu todo o oleo, incline a moto para o outro lado + - como se fosse colocar ela no descanso do outro lado...e volte ela p posição normal...vai sair mais uns 100 a 200ml(aprox) q estão em discussão aqui...

abrax a todos....
Responder
#7
Olha depois que fiz o motor todinho da minha moto...o mecanico colocou 1.8 e me falou pra sempre que trocar colocar esse nivel....eu troco a cada 2.000km...e tenho colocado a quantidade recomendada por ele....minha moto ta redondinha...quando efetuo a troca sempre saem os 1.8 que foram colocados...pois eu fico junto do rapaz e faço ele medir pra saber quanto ele tirou...pra ver se esta faltando....e sempre sai os 1.8.....e com essa quantidade que coloco minha moto nunca mais vazou por exesso de oleo, depois do motor novo...... Wink
Responder
#8
Po, por isso que a minha ta vazando. O mecanico sempre coloca 1,8 L.
Responder
#9
Pessoal eu sempre coloco os 1,4L porque troco sempre o filtro junto. E fica no nivel certinho.
Responder
#10
no nível inferior?

Eu prefiro deixar próximo do nível superior. Por conta de R$ 5,00 a mais prefiro garantir a longa vida do meu motor colocando 200 mL a mais de óleo que o manual recomenda do que ter de gastar R$ 3.000,00 pra refazer o motor, embora saiba que mais cedo mou mais tarde isso vai acontecer... que seja bem tarde Big Grin Big Grin Big Grin .
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)