Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Carburador de Falcon
Sempre quis ver na pratica essa melhoria com o bura de falcon, mas é claro que ninguem vai lher dar um bura pra brincar...hj consegui um, meu cunhado que tem uma Falcon 05, que está a venda e ele não esta andando com ela, me deixou fazer o teste, nem tomei café, fui direto mexer na bagaça.
Tirei o bura da Falcon, limpei (tava sujinho), montei e quando ia mexer na minha, analizando o bura, notei a diferença do furo que na falcon é fechado. Aí como naum tinha lido esse tópico todo e naum sabia que não precisava furar o bura pra funcionar na sahara, devolvi pra Falcon e desisti.
Agora lendo aqui (li todo o tópico) me deu raiva pq tive a chance na mão e não aproveitei.
Mas se ele não vender até o próximo FDS vou pedir emprestado de novo, aí sim, se eu achar que vale a pena, vou comprar um. Achei em Ribas por R$250,00, talvez menos com um chorinho.
Meu bura não tem nehum problema, mas se é pra melhorar, já que não pretendo trocar de moto msm, é bem vindo.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
Bom, continuando meu monólogo...
Ontem (05/09) foi feriado aqui em Palmas, aproveitei então para emprestar a Falcon do meu cunhado novamente para então fazer o bendito teste.
Retirei o carburador da Falcon e fiquei analizando-o por cerca de 30 minutos, tentando encontrar reais diferenças e então coloquei na sahara, sem mexer em nada, não abri furos, não fechei furos e mantive o gicleur que estava, que é 148.
Depois de tudo montado é hora da partida, foi só triscar no start e a danada já ficou em marcha-lenta. Detalhe: Era cedo e não tinha ligado a moto ainda, portanto motor frio.
Funcionou redondinha, dei uma volta pela quadra e tudo certo.
Voltei e montei tudo e fui fazer um teste de estrada, enchi o tanque e fui até Taquarussu, pequeno distrito a cerda de 50km de Palmas, tudo jóia, aceleração mais linear, acabou os pipocos no escape, parece que ficou mais leve, não notei alteração no barulho. mas o grande pulo do gato foi o consumo, fez 20,3km/l, antes nunca tinha feito mais de 17 na estrada, mesmo andando na maciota.
Gostei do resultado tanto na estrada quanto na cidade.
Depois vou postar aqui, minha avaliação dos dois buras...e umas fotos.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
Fuinessa Escreveu:Depois vou postar aqui, minha avaliação dos dois buras...e umas fotos.
T+
Bããããão... estamos no aguardo.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
Fuinessa gostei do resultado, esperando novas conclusões!!!!! 8) Big Grin
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
Adriano Escreveu:Fuinessa gostei do resultado, esperando novas conclusões!!!!! 8) Big Grin
Tb tô esperando... o bura tá com uma entradinha de ar falsa... pouquíssima coisa, mas não consigo acertar a marcha lenta por esse motivo. Meu mecanico falou pra acertar o bura da Sassá mesmo... é só preencher o eixo e boa... mas com a opção do bura da Falcon e uma economia... bããããão!!
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
Bom conforme o prometido vou postar algumas fotos que tirei comparando os dois buras.
Vamos lá:
Por fora pouca diferença, basicamente é a entrada de ar do diafragma (1) e uma entrada de ar na frente que não consegui identificar a função (3) e na Falcon a entrada de ar da frente é fechada (2), pois usa a entrada lateral (1).
[Imagem: bura-01.jpg]
Deste lado a unica diferença é o mecanismo (que não sei o nome) que funciona como um avanço do pistonete, mais pra frente eu falo mais sobre isso.
[Imagem: bura-02.jpg]
Aqui nenhuma diferença.
[Imagem: bura-03.jpg]
Aqui tem o tubo da entrada de ar secundária (1) e a entrada de gasolina (2), que na Falcon é maior.
[Imagem: bura-04.jpg]

Tenho que sair agora...quando voltar termino o descritivo, rssss
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
Continuando...
Em baixo tb nenhuma diferença.
[Imagem: bura-08.jpg]

Aqui tem uma das maiores diferenças do dois buras, note que no da Sahara, quando totalmente aberto (acelerado) o pistonete tb levanta um pouco, na verdade é praticamente a medate, compare as duas fotos abaixo.
[Imagem: bura-09.jpg]

Já no da Falcon, não tem esse mecanismo, o pistonete só abre com o vácuo.
[Imagem: bura-10.jpg]

Os gicleurs da Falcon...
[Imagem: bura-15.jpg]
Os da Sahara...
[Imagem: bura-17.jpg]

Vistos de cima nenhuma diferença tb.
[Imagem: bura-16.jpg]

Os pulverizadores, o da Falcon tem um furo a menos de cada lado, total -2.
[Imagem: bura-18.jpg]
Do outro lado é igual.
[Imagem: bura-19.jpg]

As molas, a da Falcon é mais "pesada", é mais curta porém mais rígida.
[Imagem: bura-20.jpg]

Outra diferença é o pistonete, o da Falcon tem um furo a menos.
[Imagem: bura-21.jpg]

Por último, a câmara de vácuo, na Falcon o furo que tem na base é fechado (1), além de não ter aquele mecanismo que sobe o pistonete na Sahara (2). Eu só notei agora que os buras estão em posições diferentes, perdoem-me!
[Imagem: bura-22.jpg]

Acho que com essas fotos e descritivo, dá pra ver as diferenças entre os buras. Ambos são muito parecidos, mas são pequenos detalhes que fazem a diferença.
Eu vou trocar o meu, já cotei e só estou esperando uma verba extra que deve sair nos próximos dias.
Espero ter ajudado aqueles que tinham dúvidas.
Abraços a todos.
FUI
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
Fuinessa agora tem mais uma questão, na hora de comprar um Carburador de Falcon, temos Três opções no mercado o Novo Original (carrísmo), o original usado(500,00), Novo Paralelo (400,00). Será que seria uma aventura este paralelo? :roll: Confusedhock: :roll:
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
Fuinessa,

Adorei a sua aula de Anatomia Comparada, lembrou-me da faculdade. Big Grin Parabéns pela iniciativa. Big Grin

Embora já tenha postado em outro lugar qualquer, quando peguei a atual moto, uma sahara 96, que era do Mo@cyr, não tinha marcha lenta. A moto embolava e bebia horrores. Daí troquei o bura pelo da falcon e a diferença foi logo sentida - andava muito. Bem o ônus do bônus foi um consumo igualzinho ao da falcon 22-23 km/l. Lembro que já possuí 3 falcons. Então bateu a idéia de trocar o reparo, naquilo que fosse possível, pelo da sahara 99, da marca siverst, ou coisa parecida, que na embalagem vem de "98..."
Com essa mudança, HOJE fiz a primeira média precisa: Rodei 199,5 km com 6,93 litros de gasolina. Se fizerem a conta verão a incrível marca de 28,78 km/litro. Isso porque tenho rodado em marchas de força, próximo a minha casa. Acredito que se pegar a estrada essa média pode melhorar um pouco.

Não entendo quando vejo os amigos falando em consumo próximo de 20km/l, como se fosse algo bom. Sem falar nas médias piores ainda.

Em outra moto, a que está com o Vinicius, uma sahara 99 roxa, troquei o bura por outro de sahara e coloquei o reparo citado. A moto passou a fazer 29, qualquer coisa, e em outras vezes, 28, pouco. Lógico, a moto fica enforcada, e se acelerar bruscamente ela engasga. Outra vez o ônus do bônus. Big Grin

Se tiverem problema com o carburador da sua moto, não exitem, troquem pelo da falcon e sejam felizes novamente. Não inventem de fazerem retífica, embucharem com teflon, etc., não vale a pena. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
Adriano Escreveu:Fuinessa agora tem mais uma questão, na hora de comprar um Carburador de Falcon, temos Três opções no mercado o Novo Original (carrísmo), o original usado(500,00), Novo Paralelo (400,00). Será que seria uma aventura este paralelo? :roll: Confusedhock: :roll:
Adriano, não sei quanto custa o novo nem o paralelo, só sei que o usado em Ribeirão custa entre 250 e 350, dependendo da loja, pedi a um amigo pra cotar pra mim.

Jotace Escreveu:Fuinessa,

Adorei a sua aula de Anatomia Comparada, lembrou-me da faculdade. Big Grin Parabéns pela iniciativa. Big Grin

Embora já tenha postado em outro lugar qualquer, quando peguei a atual moto, uma sahara 96, que era do Mo@cyr, não tinha marcha lenta. A moto embolava e bebia horrores. Daí troquei o bura pelo da falcon e a diferença foi logo sentida - andava muito. Bem o ônus do bônus foi um consumo igualzinho ao da falcon 22-23 km/l. Lembro que já possuí 3 falcons. Então bateu a idéia de trocar o reparo, naquilo que fosse possível, pelo da sahara 99, da marca siverst, ou coisa parecida, que na embalagem vem de "98..."
Com essa mudança, HOJE fiz a primeira média precisa: Rodei 199,5 km com 6,93 litros de gasolina. Se fizerem a conta verão a incrível marca de 28,78 km/litro. Isso porque tenho rodado em marchas de força, próximo a minha casa. Acredito que se pegar a estrada essa média pode melhorar um pouco.

Não entendo quando vejo os amigos falando em consumo próximo de 20km/l, como se fosse algo bom. Sem falar nas médias piores ainda.

Em outra moto, a que está com o Vinicius, uma sahara 99 roxa, troquei o bura por outro de sahara e coloquei o reparo citado. A moto passou a fazer 29, qualquer coisa, e em outras vezes, 28, pouco. Lógico, a moto fica enforcada, e se acelerar bruscamente ela engasga. Outra vez o ônus do bônus. Big Grin
Obrigado Jotace, a idéia é ajudar o pessoal.
Quanto ao consumo, digo:
A minha com bura e gicleur originais, nunca fez mais de 19km/l. Na cidade, faço a média toda vez que abasteço, sempre em torno de 16km/l, andando forte, eu não poupo motor não, rss.
Na estrada faz algo em torno de 17 a 18km/l, nunca mais do que isso, as vezes nem isso.
Já com o bura da Falcon, ela fez 20,3km/l n estrada (o que pra mim foi ótimo), já na cidade fez 17,1km/l, mas não vale de base, pois andei apenas 90km, pra ter uma boa média teria q rodar um tanque todo, mas tive que devolver o bura entes disso!
Por isso que fico com um pé atrás quando leio sobre essas médias de 25 a 29km/l.
Agora tem o seguinte, não gosto de motor enforcado não, gosto de torcer o cabo e sentir a frente subir, se for pra fazer média 25 mas ter uma moto frouxa, prefiro do jeito que está mesmo.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 6 Visitante(s)