Acabei de fazer o meu.
Comprei o do celta mesmo e um tubo de 50g de silicone vermelho.
Gastei R$ 25,00 e levei 1 hora pra fazer a gambitech.
O filtro original tinha mais de 25 mil km e estava assim.
Lado de fora
Lado de dentro
Lado de fora
Lado de dentro
Alguém tem dúvidas de que o filtro original é 100% seguro?
Detalhe do filtro do celta e o quanto tem que cortar.
Outro ângulo
Detalhe que julgo ser importante. O filtro do celta é muito mais fino que o da sahara (o papelão é mais fino).
Soprei com a boca no velho da sahara nas partes mais limpas e no novo do celta.
O do celta deixa passar muito mais ar, acredito eu que uns 100% a mais.
Isso porque é mais fino, veja a foto. Quanto ao diâmetro dos poros não faço idéia.
Bom, que ele é mais vulnerável que o original tá na cara. O meu velhão guerreiro de 25 mil km embora o aspecto
visual seja horrível, na hora do aperto ainda dava pra rodar.
Entretanto, com esse do celta não acho prudente passar muito dos 9 a 10 mil km, quilometragem inclusive recomendada
pelo manual para troca do original que é muito mais robusto.
Fazendo-se contas, 140 por 25 da 5,6, ou seja, teria que rodar 5,6 vezes menos que o original da sahara para
ter custo equivalente.
Se rodarmos 9 mil km com o do celta, e assumindo que se troque o original conforme manda o manual,
esta gambitech sai 5,6 vezes mais barata.
Testarei a moto e dentre em breve coloco minhas considerações sobre desempenho.
Abraços.