02-12-2006, 09:07 PM
Até agora, só vi fotos, mas ainda não vi um guia de como fazer um filtro de ar em casa, portanto, vou fazer um para ajudar aos nobres membros que não são abonados como a honda pensa que são!! hehehe
Eu sou um deles!! é ruim d'eu comprar eim!! se depender de mim a honda vai fazer queima de estoque com os filtros de sahara R$117,00, é ruim eim!!
Vamos lá:
Material necessário:
1 Filtro de ar do celta (há quem use do Fiesta novo, mas aqui usei o do celta) R$14,90
1 tubo de silicone (pode ser do comum msm, mas usei do de motor pois é mais rígido e não se solta com facilidade) R$10,00
1 carcaça do filtro da sahara
Tesoura
Estilete
e Paciência... TOTAL GASTO R$24,90
![[Imagem: DSC01885.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01885.jpg)
![[Imagem: DSC01891.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01891.jpg)
PASSOS:
primeiro pega-se o filtro velho da sahara. Este estava com 28k Kms...
Externo
![[Imagem: DSC01882.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01882.jpg)
Interno
![[Imagem: DSC01883.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01883.jpg)
Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel.
![[Imagem: DSC01884.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01884.jpg)
Depois de bem limpo, pegamos o filtro do celta e recortamos na medida da abertura grande.
![[Imagem: DSC01886.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01886.jpg)
Vcs vão notar que ele não vai entrar no sentido correto (de fora para dentro) mas de dentro para fora, ele entra, mas não coloquem ao contrário, sob risco dele sair do lugar com a sucção da admissão do motor.
então, corta-se as pontinhas dos dois lados, tomando cuidado de não retirar o isolamento original de silicone que fica entre as aletas do papel.
![[Imagem: DSC01887.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01887.jpg)
Após isso, testa no lugar, p ver se está correto ou se precisa cortar mais.
![[Imagem: DSC01888.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01888.jpg)
Então, pega-se a parte que sobrou e corta na medida da abertura menor. Note que iremos cortar o isolamento de silicone do filtro, mas não se preocupem pois isso será resolvido no próximo capítulo.hehehe
Mas não deixem de fechar esse local
![[Imagem: DSC01889.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01889.jpg)
Parte que sobrou do filtro que irá ser descartada...
![[Imagem: DSC01890.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01890.jpg)
Resolvendo o problema do isolamento... Tomando cuidado para não deixar rebarbas.
![[Imagem: DSC01892.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01892.jpg)
![[Imagem: DSC01893.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01893.jpg)
Aí então, com os dois filtros no lugar vamos passar para a colagem.
colando só as bordas que não tem o silicone cor de abóbora...
![[Imagem: DSC01894.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01894.jpg)
![[Imagem: DSC01895.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01895.jpg)
Em aproximadamente 30 minutos, o silicone estará seco superficialmente e vc pode remover os excessos... Esse tempo depende de cada tipo de silicone, leia no verso o tempo necessário para secagem parcial.
Depois de retirados os excessos...
parte de fora
![[Imagem: DSC01896.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01896.jpg)
Parte interna
![[Imagem: DSC01897.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01897.jpg)
Depois disso, lembrem-se de aguardar a secagem total do silicone (vulcanização) para instalar o filtro na moto, para não correr o risco de se soltar algum fragmento de silicone e ir parar na admissão. No meu caso, foi de 24 horas.
Depois é só alegria!!!
Qualquer dúvida e detalhe adicional, postem aqui..
Abraços e aproveitem
Eu sou um deles!! é ruim d'eu comprar eim!! se depender de mim a honda vai fazer queima de estoque com os filtros de sahara R$117,00, é ruim eim!!
Vamos lá:
Material necessário:
1 Filtro de ar do celta (há quem use do Fiesta novo, mas aqui usei o do celta) R$14,90
1 tubo de silicone (pode ser do comum msm, mas usei do de motor pois é mais rígido e não se solta com facilidade) R$10,00
1 carcaça do filtro da sahara
Tesoura
Estilete
e Paciência... TOTAL GASTO R$24,90
![[Imagem: DSC01885.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01885.jpg)
![[Imagem: DSC01891.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01891.jpg)
PASSOS:
primeiro pega-se o filtro velho da sahara. Este estava com 28k Kms...
Externo
![[Imagem: DSC01882.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01882.jpg)
Interno
![[Imagem: DSC01883.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01883.jpg)
Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel.
![[Imagem: DSC01884.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01884.jpg)
Depois de bem limpo, pegamos o filtro do celta e recortamos na medida da abertura grande.
![[Imagem: DSC01886.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01886.jpg)
Vcs vão notar que ele não vai entrar no sentido correto (de fora para dentro) mas de dentro para fora, ele entra, mas não coloquem ao contrário, sob risco dele sair do lugar com a sucção da admissão do motor.
então, corta-se as pontinhas dos dois lados, tomando cuidado de não retirar o isolamento original de silicone que fica entre as aletas do papel.
![[Imagem: DSC01887.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01887.jpg)
Após isso, testa no lugar, p ver se está correto ou se precisa cortar mais.
![[Imagem: DSC01888.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01888.jpg)
Então, pega-se a parte que sobrou e corta na medida da abertura menor. Note que iremos cortar o isolamento de silicone do filtro, mas não se preocupem pois isso será resolvido no próximo capítulo.hehehe
Mas não deixem de fechar esse local
![[Imagem: DSC01889.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01889.jpg)
Parte que sobrou do filtro que irá ser descartada...
![[Imagem: DSC01890.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01890.jpg)
Resolvendo o problema do isolamento... Tomando cuidado para não deixar rebarbas.
![[Imagem: DSC01892.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01892.jpg)
![[Imagem: DSC01893.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01893.jpg)
Aí então, com os dois filtros no lugar vamos passar para a colagem.
colando só as bordas que não tem o silicone cor de abóbora...
![[Imagem: DSC01894.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01894.jpg)
![[Imagem: DSC01895.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01895.jpg)
Em aproximadamente 30 minutos, o silicone estará seco superficialmente e vc pode remover os excessos... Esse tempo depende de cada tipo de silicone, leia no verso o tempo necessário para secagem parcial.
Depois de retirados os excessos...
parte de fora
![[Imagem: DSC01896.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01896.jpg)
Parte interna
![[Imagem: DSC01897.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/filtrocasa/DSC01897.jpg)
Depois disso, lembrem-se de aguardar a secagem total do silicone (vulcanização) para instalar o filtro na moto, para não correr o risco de se soltar algum fragmento de silicone e ir parar na admissão. No meu caso, foi de 24 horas.
Depois é só alegria!!!
Qualquer dúvida e detalhe adicional, postem aqui..
Abraços e aproveitem