Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre vazamento de óleo pelo respiro
#11
Pretendo verificar isso em breve. Ando sem tempo pra cuidar da moto.
Pra você ter uma idéia, ela já até ganhou apelido essa semana: Moto Samambaia - Só fica de enfeite na garagem... Big Grin Big Grin


Paulinho Escreveu:Verificou a redinha também...ela suja ocasiona efeito colateral... Wink
Responder
#12
Amigo Roger, quando você trocou os anéis, foi feito retífica do cilindro???
Outra coisa, a mangueira do respiro possui alguma restrição, dobra ou algo que ofereça alguma resistência ao fluxo? Se isso acontecer, pode provocar passagem de óleo para o respiro.
Conheço três motivos para um moto r perder óleo pelo respiro:
- perda de compressão (anéis gastos ou ovalização de cilindro), ou seja passagem de compressão para o carter;
- excesso de óleo no motor (descartado pelos seus testes)
- restrição no sistema de respiro do motor (mangueira com diâmetro interno incorreto ou obstruído, mangueira com curvas acentuadas ("quebras") - quando se aumenta a resistência a passagem do "ar" do respiro do motor, seu fluxo sofre um aumento de velocidade arrastando assim óleo para a extremidade do respiro.
Quando tinha uma Sahara mudei o sistema ligando a mangueira do respiro na carcaça do filtro de ar, como é feito em automóveis (mas minha Sahara não estava apresentando esse problema).
Abração
Responder
#13
Então Saboya;
A retifica foi realizada por um mecanico renomado, coisa do tipo "o melhor da região". E quanto a parte das mangueiras e excesso de óleo, negativo para ambos.
Para voce ter uma idéia, na ultima troca de óleo, coloquei 1,3 litros somente. E mesmo assim vazou.
Ontem limpei a peneira e bomba de óleo, mas não tive tempo de andar, pretendo fazer o teste hoje.

Abraços.

Roger


Saboya Escreveu:Amigo Roger, quando você trocou os anéis, foi feito retífica do cilindro???
Outra coisa, a mangueira do respiro possui alguma restrição, dobra ou algo que ofereça alguma resistência ao fluxo? Se isso acontecer, pode provocar passagem de óleo para o respiro.
Conheço três motivos para um moto r perder óleo pelo respiro:
- perda de compressão (anéis gastos ou ovalização de cilindro), ou seja passagem de compressão para o carter;
- excesso de óleo no motor (descartado pelos seus testes)
- restrição no sistema de respiro do motor (mangueira com diâmetro interno incorreto ou obstruído, mangueira com curvas acentuadas ("quebras") - quando se aumenta a resistência a passagem do "ar" do respiro do motor, seu fluxo sofre um aumento de velocidade arrastando assim óleo para a extremidade do respiro.
Quando tinha uma Sahara mudei o sistema ligando a mangueira do respiro na carcaça do filtro de ar, como é feito em automóveis (mas minha Sahara não estava apresentando esse problema).
Abração
Responder
#14
Desculpe a insistência mas em seu lugar, mediria a compressão do cilindro
Responder
#15
Não se preocupe em pedir desculpas. As vezes a insistencia leva a solução. Wink
Hoje testei a moto após a limpeza da peneira e da bomba de óleo ( de fato tinha sujeira).
Infelizmente não resolveu.
Até parece ter diminuido um pouco, embora continue vazando.
Preciso encontrar um mecânico que DE FATO, conheça o motor da Sahara, (aceito opiniões), pode ser em Boituva ou região.
E assim prossegue a saga.

Abraços.


Saboya Escreveu:Desculpe a insistência mas em seu lugar, mediria a compressão do cilindro
Responder
#16
Olá pessoal,

Também estou com o mesmo problema do RogerCp, minha moto está jogando muito óleo pelo respiro. Por causa desse problema tive que fazer a parte de cima do motor, pois viajei na moto e não percebi que ela tinha jogado o óleo fora, andei com pouco óleo. Ainda bem que vi a tempo isso e o motor não trancou na estrada. Troquei anéis, retentores de válvula, pistão, retifica, corrente de comando e regulador de corrente.

Antes de fazer o motor o mecânico falou que ela estava jogando óleo fora, por que ela já deveria estar com problemas nos anéis. O motor foi feito e ela ainda continua com o mesmo problema.

Se eu andar somente na cidade com baixa velocidade ela não joga óleo, apenas na estrada onde ando com velocidade constante de 100 km/h. Só para vocês terem uma ideia, fiz uma viagem de 300 km e tive completar 1 litro de óleo para chegar ao nível.

Vendo dicas aqui no fórum comprei uma válvula antichamas do palio, mas será que essa válvula vai resolver o meu problema e segurar uma quantidade grande de óleo dessas?

O pior é que estou com uma viagem marcada de 3.000 km agora para o dia 17/05 e tenho que ir na moto. Será que posso ter problemas mais sérios, mesmo instalando o antichamas?

Agradeço a ajuda.


Abraços.
Responder
#17
Olá icfilho.

Tanto a retifica do motor quanto a valvula do pálio eu já testei, e não funcionou.
O que fiz e ajuda, embora não seja nenhuma solução maravilhosa, foi colocar um reservatorio externo transparente. Assim posso ver quando ele está cheio, geralmente depois de rodar uns 100km na estrada, numa média de 110 km/h.
Depois que enche eu descarto o óleo, sei que ali tem 50 ml. dai é só ficar atento ao limite minimo do carter. eu geralmente reponho após tirar 300ml.

Se tiver interesse posso te explicar como fazer.

Abraço.

Rogerio


icfilho Escreveu:Olá pessoal,

Também estou com o mesmo problema do RogerCp, minha moto está jogando muito óleo pelo respiro. Por causa desse problema tive que fazer a parte de cima do motor, pois viajei na moto e não percebi que ela tinha jogado o óleo fora, andei com pouco óleo. Ainda bem que vi a tempo isso e o motor não trancou na estrada. Troquei anéis, retentores de válvula, pistão, retifica, corrente de comando e regulador de corrente.

Antes de fazer o motor o mecânico falou que ela estava jogando óleo fora, por que ela já deveria estar com problemas nos anéis. O motor foi feito e ela ainda continua com o mesmo problema.

Se eu andar somente na cidade com baixa velocidade ela não joga óleo, apenas na estrada onde ando com velocidade constante de 100 km/h. Só para vocês terem uma ideia, fiz uma viagem de 300 km e tive completar 1 litro de óleo para chegar ao nível.

Vendo dicas aqui no fórum comprei uma válvula antichamas do palio, mas será que essa válvula vai resolver o meu problema e segurar uma quantidade grande de óleo dessas?

O pior é que estou com uma viagem marcada de 3.000 km agora para o dia 17/05 e tenho que ir na moto. Será que posso ter problemas mais sérios, mesmo instalando o antichamas?

Agradeço a ajuda.


Abraços.
Responder
#18
Olá RogerCP,

Consegui resolver problema com o vazamento pelo respiro da minha moto. Instalei um anti-chamas por precaução, mas o problema era mesmo na mangueira do respiro. Logo na saída do motor ela faz uma curva e com o peso das outras mangueiras criava uma dobra nessa curva e com isso gerava pressão dentro do motor e vazava muito óleo.

Retirei as outras mangueiras e instalei o antichamas e a mangueirinha que tem a curva coloquei na ponta do antichamas virada para baixo. Tá uma belezura agora, nunca mais vazou óleo!

Depois posto umas fotos para vocês verem como ficou.


Abraços a todos.
Responder
#19
Sobre vazamento de óleo pelo respiro
Nunca tinha tido este problema, até que deixei mais de 6 meses com mesmo óleo qual dessa vez sem aditivo, qual uso desde os 30.000 km, daí apareceu esse sintoma, troquei óleo e coloquei os 150ml de Bardahl B12 Plus, e o vazamento desapareceu.
O óleo que caía do suspiro era mais líquido, mais amarelado e com um cheiro de combustível.

Além de todos os motivos já relacionados, o que não foi relatado é a qualidade dos óleos e dos combustíveis.
Óleos de má qualidade são mais finos (bem constatado quando se manuseia os óleos JASO MA API SL e SF o de menor qualidade) quais evaporam mais rápido saíndo pelo suspiro onde se condensa.
E o combustível, a qualidade deve se verificar, o combustível não queima totalmente na câmara de combustão, transferindo pelo menos 5% do material não queimado para o óleo do motor.

Certamente foi esta mistura líquida que vazo da moto.

A Sahara esta com mais de 100.000 km, motor standard, uso de 1,7 á 1,8L de óleo 20W50 marcas Yamalube API SL ou Ipiranga MOTO PROTECTION 4T com Exclusivo Nano ARMOR API SL, com adição de 100 à 150ml do aditivo Bardahl B12 Plus (adição esta que completa 1,7 ou 1,8L).

Sobre a válvula/filtro anti-chamas, sabia pouco sobre ele, verifiquei que tem dois tipos: o de Filtro espiral metálica em capsula, e do sistema de utilização da capsula do filtro de ar. A Sahara não utiliza do recurso do uso dos gases do suspiro do motor para melhorar a mistura de ar combustível como nos carros e como de muitas motos por isso que não tem o filtro anti-chamas. A manutenção ideal que se troque a cada 10 a 15 mil km, no carro a gasolina de 40 a 50 mil km já estão entupidos, no carro a álcool é mais prematuro em 15 mil km (cria uma borra branca advindo da condensação de água do álcool com óleo).

O RogerCP deve ter instado um sistema de capsula de filtro de ar, semelhante a este:

[Imagem: Filtroanti-chamasistemacapsuladefiltrodearGRLM.jpg]
Responder
#20
Desculpe amigo Sahara Maniaco, mas acho que fez confusão. Quem instalou o filtro anti-chamas foi outro membro do grupo. Eu instalei um segundo respiro na tampa do cabeçote da moto.
De qualquer forma, valeu a explicação sobre filtros, embora o corta chamas do Palio não seja esse.

Abraços.

Rogerio.



Gilberto RLM Escreveu:Sobre vazamento de óleo pelo respiro
Nunca tinha tido este problema, até que deixei mais de 6 meses com mesmo óleo qual dessa vez sem aditivo, qual uso desde os 30.000 km, daí apareceu esse sintoma, troquei óleo e coloquei os 150ml de Bardahl B12 Plus, e o vazamento desapareceu.
O óleo que caía do suspiro era mais líquido, mais amarelado e com um cheiro de combustível.

Além de todos os motivos já relacionados, o que não foi relatado é a qualidade dos óleos e dos combustíveis.
Óleos de má qualidade são mais finos (bem constatado quando se manuseia os óleos JASO MA API SL e SF o de menor qualidade) quais evaporam mais rápido saíndo pelo suspiro onde se condensa.
E o combustível, a qualidade deve se verificar, o combustível não queima totalmente na câmara de combustão, transferindo pelo menos 5% do material não queimado para o óleo do motor.

Certamente foi esta mistura líquida que vazo da moto.

A Sahara esta com mais de 100.000 km, motor standard, uso de 1,7 á 1,8L de óleo 20W50 marcas Yamalube API SL ou Ipiranga MOTO PROTECTION 4T com Exclusivo Nano ARMOR API SL, com adição de 100 à 150ml do aditivo Bardahl B12 Plus (adição esta que completa 1,7 ou 1,8L).

Sobre a válvula/filtro anti-chamas, sabia pouco sobre ele, verifiquei que tem dois tipos: o de Filtro espiral metálica em capsula, e do sistema de utilização da capsula do filtro de ar. A Sahara não utiliza do recurso do uso dos gases do suspiro do motor para melhorar a mistura de ar combustível como nos carros e como de muitas motos por isso que não tem o filtro anti-chamas. A manutenção ideal que se troque a cada 10 a 15 mil km, no carro a gasolina de 40 a 50 mil km já estão entupidos, no carro a álcool é mais prematuro em 15 mil km (cria uma borra branca advindo da condensação de água do álcool com óleo).

O RogerCP deve ter instado um sistema de capsula de filtro de ar, semelhante a este:

[Imagem: Filtroanti-chamasistemacapsuladefiltrodearGRLM.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)