Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Queimando óleo
#11
Pessoal, vamos ver se vcs podem me ajudar :

quando minha moto completou 57.000 kms, troquei o óleo, não estava junto, portanto não posso precisar qual foi a quantidade colocada.
Rodei até aproximadamente 57.600 na cidade sem perceber qualquer mudança no nível. Então veio a viajem para MV, na ida, fui numa tocada normal, entre velocidades 100/110 km/h, chegando lá, verifiquei o óleo e estava mais ou menos na metade das marcas do mínimo e máximo. Na volta, em uma tocada mais forte 110/125 km/h, cheguei em Florianópolis com o odometro marcando 59.200 e o óleo só molha a vareta se eu der 3 rosqueadas.

Uma observação é que no dia 24/07/06 eu havia trocado os anéis e retentores... na nota desse serviço constam as seguintes peças:

01 Jg. anéis
01 Jt. Cab.
01 Jt. Cil.
01 Jt. Tamp. Valv.
04 Retent. Valv.
01 Brunim. Cil.
04 Retif. Valv.

To com o pressentimento que o mecanico fez merda ...

Por fim, minha impressão é que na cidade o óleo não tem baixado, mas pegando a estrada e andando mais rápido, por mais tempo, o nível tem baixado ... para verificar o nível eu deixo ela esfriar, ligo 3 min, espero 3 min e verifico.
Responder
#12
Liguei para esse mechanico, reclamando sobre a mudança do nível do óleo, e ele alegou em sua defesa que em virtude de na viajem o motor trabalhar em alta rotação, em temperaturas mais altas, é normal o óleo evaporar, e por isso estaria ocasionando essa diminuição do nível, e também por esse motivo, não estaria percebendo mundança quando ando na cidade ...

Essa informação procede? Então será que em toda longa viajem que eu realizar, tenho que levar 1 litrinho de óleo para evitar problemas? Ou será que é esse mexânico que não sabe nada?
Responder
#13
Fala meu querido... fez boa viagem :?: :?: :?:

Com minha moto está acontecendo a mesma coisa... quando sai de Bauru a moto estava no nivel superior do óleo, quando chegei em MV estava no inferior acredito que a diferência foi de 200 ou 250ml... quando cheguei a Bauru de novo, completei com quase 600ml.... fiquei um pouco assustado.... na volta andei a 120KPH, com duas paradas só. minha moto está com 62000Km e acho que nunca foi feito nada no motor (pelo menos não na minhas mãos)....

Vou ligar pra meu mecânico e logo posto a resposta...
manda beijos pra Ana...
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#14
Caico1983 Escreveu:... para verificar o nível eu deixo ela esfriar, ligo 3 min, espero 3 min e verifico.

Deixa eu te dar uma dica então!!

qdo vc chegar com ela quente, espera esfriar e mede!!

se vc ligar por 3 minutos com ela fria e esperar 3 minutos, não dá tempo do óleo aquecer e ele fica em partes do motor escondido!!

eu sempre faço desta meneira!!

Saio no dia anterior, esquento bem o motor!!

No dia seguinte, com o motor já frio e todo óleo no carter, eu limpo a vareta, coloco sem rosquear e coloco a moto na vertical!!

Sempre acusa no máximo, tanto 1 KM depois da troca e 3000 depois!!

Tenta assim!

Abraços
Responder
#15
Aconteceu algo estranho com minha moto hoje.
Mandei trocar a corrente de comando no mês passado. Depois que peguei ela rodei uns 800 km. Ela tá com quase 65.000
Fiz a tremenda cagada de não olhar o óleo dela no dia em que peguei e nem tinha olhado até hoje (sei que foi relaxo, mais é que tenho acordado atrasado pro trampo, devido a correria da faculdade).
Bom, hoje fui olhar o nível do óleo, ligeui ela de manhã antes de sair, deixei 3 minutos, depois desliguei e deixei mais 3 minutos. Tirei a vareta, limpei e coloquei sem rosquear. Pra minha surpresa, nem melou no óleo. Fiquei branco de medo, fiz o procedimento denovo e novamanete nada, rosqueei denovo e tirei e, nada outra vez. Fiquei apavorado. Corri no posto, comprei um litro de Mobil e foi todo pra chegar na marca de cima da vareta.
Agora fiquei com a dúvida, será que o mecânico fez cagada e não colocou óleo direito ou a bichinha virou flex (queima gasosa e óleo) ?
Não percebi fumaça nenhuma, dei umas aceleradas com ela em ponto morto e nada de fumaça.
Vou observar agora, pq ela nunca baixou óleo antes de trocar a corrente.
Se ela tiver queimando, vou ser obrigado a solicitar a ajuda de algum maníaco advogado, pq vou matar o mecânico.
Yamaha Drag Star 2006 Preta
"Vida longa aos meus inimigos, para que
vejam o meu triunfo bem de perto!"
Responder
#16
douglasrtorres Escreveu:Saio no dia anterior, esquento bem o motor!!

No dia seguinte, com o motor já frio e todo óleo no carter, eu limpo a vareta, coloco sem rosquear e coloco a moto na vertical!!

Sempre acusa no máximo, tanto 1 KM depois da troca e 3000 depois!!

Tenta assim!

Abraços

deixa eu entender isso... vc deixa toda a noite e no dia seguinte vc mede??? e ta sempre no nivel máximo??? mesmo depois de 10 ou 12 hrs esfriando...????
Responder
#17
Raul Martinez Escreveu:deixa eu entender isso... vc deixa toda a noite e no dia seguinte vc mede??? e ta sempre no nivel máximo??? mesmo depois de 10 ou 12 hrs esfriando...????

Isso pq qdo o óleo está bem quente, ele fica mais flúido e escoa todo para o carter!!

então, não faz diferença entre 3 minutos ou 10 horas, pois o óleo vai descer todo e vai ficar lá.

A grande questão é o aquecimento do óleo por 3 minutos, que não é eficaz. em 6 minutos(trajeto entre minha casa e a da minha noiva) o motor nem aquece as tampas laterais!!! portanto, acho mais confiável, o total aquecimento do óleo e o resfriamento por 3 minutos (que convenhamos, o motor vai estar muito quente p vc tirar a vareta com a mão) ou msm de um dia p o outro!!

Abraços
Responder
#18
Miltonjr Escreveu:a minha queimava 100 ml de oleo a cada 100 km,

E o Douglas falou em 1 litro a cada 200 km.
Pois bem, a minha já vem baixando óleo a mais de 10 meses.
Nesta viagem pra Monte Verde rodei 670 km, onde fiz trilha e exigi muito da motoca,
rolou até um peguinha com a XT600 do Alessandre.
Quando sai, estava com o óleo no meio da vareta. Coloquei 200mL e ele
voltou ao normal que eu sempre uso, ou seja, próximo do máximo.
Na comparação com a do MiltonJr, que queimava 100 mL a cada 100 km,
a minha está queimando cerca de 30 mL a cada 100 km.

Caico, eu também concordo com o Douglas. Procure medir o nível do óleo
depois de esquentar bem o motor, e de deixar baixar também, eu prefiro 5 minutos.

Quanto a queimar mais na estrada do que na cidade, há controversias. Na
cidade o motor esquenta bem mais, pois se usa maus as primeiras marchas e
não recebe vento pra refrigeração. Já na estrada, a 120 o motor recebe muito
vento, entretanto, o rpm está lá encima.

Dica do Martinez: não se apegue à velocidade como referencial, apegue-se ao rpm.
Procure não rodar com a moto acima de 7000 rpm nas horas quentes do dia,
bem como acima de 7500 rpm nas horas mais frias.

RPM exageradamente alto é um veneno para o motor.

Agora quem quer uma dica sou eu. Pretendo viajar no final do ano, 9 mil km mais ou menos.
Motor com batidinho muito sutil, aparentemente descompressor, baixando
pouco mais de 100 mL a cada 1000 km. Compensa abrir o motor agora ou vai longe ainda?

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#19
martinez Escreveu:Agora quem quer uma dica sou eu. Pretendo viajar no final do ano, 9 mil km mais ou menos.
Motor com batidinho muito sutil, aparentemente descompressor, baixando
pouco mais de 100 mL a cada 1000 km. Compensa abrir o motor agora ou vai longe ainda?
Abraços.

Cara, não abre agora não!!

Não vale a pena!! eu rodei 1000 KM com a minha moto daquele jeito!!

é só completar o óleo qdo precisar e na KM certa, não deixar de fazer a troca.

O seu motor tá queimando muito pouco!! Ainda dura muito!!

Abração
Responder
#20
Caico, existem algumas possibilidades, vamos lá; o oleo costuma sumir quando a moto é usada em situaçoes extremas, é quando o oleo ferve, acredito nao seja seu caso pois, no regime de estrada a ventilação no motor é ideal.
Outra possibilidade é o mecanico ter dignosticado o problema equivocadamente, e seu motor já estava precisando era de uma retífica, que pelo cuidado que vc tem com a moto não acredito.
A terceira possibilidade, a que eu acho mais viável, seu mecanico tenha usado em sua moto um anel de baixa qualidade, pois os aneis tem muitos fabricantes, mas se não for de marca boa é isso que acontece.
Quanto a conferir o oleo, eu costumo chegar depois do trabalho e medir o oleo depois de 15 minutos de descanso uma vez por semana.
Quanto a retificar o motor, só se tiver enfumaçando o caminho por onde passa e prejudicando o meio ambiente, enquanto isso nao acontecer é só ir completando que ainda anda muito. Até mais......
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)