Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Guia de como Pilotar em diversas condições!!!
#11
REVENDO CONCEITOS DE PILOTAGEM: VOCÊ SABE FAZER UMA CURVA DE MOTO?

Se você é daqueles que ao entrar em uma curva, seja no dia a dia ou mesmo em uma pilotagem mais agressiva, gira o guidão para o lado de dentro da mesma, então ESQUEÇA TUDO QUE PRATICA! VOCE NÃO SABE NADA DE PILOTAGEM!!!

Mas não se assuste, pois a maioria dos que andam de moto, mesmo há vários anos, ficam surpresos ao saber que a resposta correta é forçar o guidão no sentido contrário ao da curva, ou seja, para "fora". Essa manobra é chamada "contra-esterço".

Para entender melhor a manobra coloque a moto em uma estrada reta em velocidade superior a 35km/h. Force ligeiramente o guidão para a direita e você perceberá que a moto segue para a esquerda. Ao forçar o guidão para a esquerda a moto ira tomar a direção da direita. Ou seja, tudo ao contrario do que você imaginava!

A maioria faz esta manobra de modo inconsciente, pois esta é uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas. O efeito giroscóspico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e velocidade.

A curvatura externa existe nos pneus de motos, também ajuda quando o piloto realiza o "contra-esterço", eliminando a tendência de a moto se manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar' par o lado de "dentro" da curva.

Mas isso somente funciona quando a velocidade é superior a 35 km/h, dependendo do tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quanto maior for esse diâmetro maior o efeito giroscópico. Em velocidade inferiores a 35 km/h a moto reage como uma bicicleta.

Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o "contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e ao raio da curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade.

Quanto mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também é extremamente útil em situações normais.

Ou seja, quem se inclina na curva é o conjunto moto-piloto com a exploração ao máximo do efeito contra-esterço. Se você é daqueles que fica jogando o corpo para os lados sobre a moto nas curvas, lembre-se que provavelmente estará comprometendo sua segurança durante a viagem.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#12
Grande explicação!
Eu já conhecia esse efeito e dá certo mesmo.
Já testei várias vezes, até prá estar (supostamente) preparado, no caso de precisar usar rapidamente.
Outro efeito legal é aquele de desviar de objetos pequenos.
Façam o teste:
Procure uma rua deserta ou um pequeno trecho (uns 100mts tá ótimo) e coloque no chão uma pequena pedra (não redonda) ou uma caixa de fósforos, etc. Algo pequeno que não faça você cair mas que vc sinta passar em cima.
Dirija-se ao objeto (pilotando) olhando para ele até passar em cima.
Você, fatalmente passará em cima deste objeto!!!
Agora faça o teste e fique direcionando seu olhar "para o lado" do objeto.
É curioso como as rodas da moto tendem a desviar do objeto.
Isso é bom para usar quando não se quer passar am cima de qualquer objeto na estrada ou "tartarugas" no meio da pista, etc.
Façam o teste e comprovem.
Comigo sempre dá certo!
então, parem de olhar os objetos que não querem passar em cima!!!
Grande abraço a todos.
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)