Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como vedar adequadamente a caixa de ar???
#11
Quando eu tinha a Sahara, ela rodava 1000 por cento.
Uma vez resolvi colocar um filtro de ar de espuma (R$ 30,00)
A moto ficou um lixo, engasgava, consumia muito, não consegui engolir isso.
Poe óleo na espuma, tentei de tudo. A moto tava uma droga.
Comprei o filtro de ar ORIGINAL (R$ 160,00).
Eureka, a moto ficou outra. Perfeita.
CONCLUSÃO: Ñão adianta querer fazer gambi, a Sassa só terá um bom desempenho
se tiver com todos os equipamentos certos.
Feliz ou infelizmente a verdade é essa.
Abraços
[Imagem: selofestajunina.jpg][Imagem: minhaassinatura.jpg]
[Imagem: assinatura6-1.jpg]
Responder
#12
[Imagem: imagemfbj.jpg]
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#13
Galera acho tudo isso muito comum, mas vamos aos pontos.
Quanto ao elemento acredito se tiver condições de ter um original blz, eu tenho um desde 1997 e sempre dou manutenção tirando poeira com cotonetes e pequenas hastes de plástico para depois soprar no compressor, mantendo sempre limpo.

Quanto a caixa tenho uma curiosidade para Martinez, se sua caixa não vedava, como vc conseguia regulagem da lenta, na 91 do pai o antigo dono simplesmente empenou a tampa da caixa, dava entra de ar falsa direto, não conseguia regular de maneira nenhuma, só consegui resolver quando alinhei a tampa com a caixa com bastante calor e muita paciência depois passei uma camada fina a de silicone e vedou bem.

Mas vai uma sugestão, caso não resolva.
Existe no mercado uns filtros de ar esportivos (<!-- m --><a class="postlink" href="http://todaoferta.uol.com.br/comprar/filtro-de-ar-esportivo-para-motos-coloridos-e-lavavel-HV9FMUZJLP#rmcl">http://todaoferta.uol.com.br/comprar/fi ... UZJLP#rmcl</a><!-- m -->)parecidos com de carro e bem baratos (R$ 35,00), para coloca-lo vc pode retirar a caixa completa. Confesso que nunca vi instalada na Sahara, e tenho dúvidas quanto sua eficiência.

Abaixo a caixa de ar, como vc pode ver existe duas vedações referentes ao número 6.
Qualquer dúvida entre em contato.

[Imagem: Capturadetela2010-09-14s094504.png]
Responder
#14
Isto é vero.
Adaptei a minha com filtro do corsa e realmente tem essa ¨guarnição¨na tampa.
Desmontei toda caixa, limpei as crostas com pano, pincelei dando uma lavada com querosene, bati um ar no filtro e tá belezinha!!!.. Big Grin
Responder
#15
Aquela tela que existe na caixa do filtro de ar é um anti-chama, que evita que pequenas labaredas de fogo (retrocesso) queimem o elemento filtrante (não é o caso aqui explicar porque acontece essas labaredas).

Acho pouco provável que (se a tampa e caixa n~]ao estiverem empenados) entre ar/sujeira na junção da tampa e caixa do filtro (caso não tenha aquele anel - item nº 6 do catálogo de peças), pelo seguinte:

O ar é aspirado pra dentro da caixa do filtro pelo vácuo causado pelo pistão. OK. Esse ar vai passar onde tiver menor restrição de ar. Como a entrada de ar na tampa do filtro é bem grande, o ar vai passar todo por ali e não vai ter "motivos" para procurar outro lugar mais "apertado" para entrar, já que a sucção não é tão forte a ponto da tomada de ar na tampa não ter vazão suficiente para isso.

Uma causa bem provável de aparecer sujeira após a tela é o coletor da caixa de filtro de ar estar mau encaixado (item nº 09 do catálogo de peças - Conduto filtro de ar).
Pensem bem: mesmo que entre ar entre tampa/caixa do filtro) este seria filtrado pelo elemento filtrante e então entraria limpo no carburador. Como a sujeira aparece pós filtro, deve haver outra entrada de ar que esteja depois do filtro.
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#16
Em nome do pai, do filho e do Corinthians .............. VAI CORINTHIANS

Grande Martinez,

Entao isso é bem interessante, a poucas semanas fiz uma limpeza na caixa do filtro e (como nao encontrei em Ribeirao o filtro) fiz uma Gambitech usando o filtro do fiesta como foi mostrado em um topico.
Agora vou dar uma olhada na vedaçao da tampa nao tinha atentado a isso.
VLW

Abrasss
Responder
#17
Desfeito o mistério. A minha moto não tem o item 6 do catálogo de peças.

Alex, concordo contigo sobre a "preferência" de lugar para a entrada de ar para dentro da caixa. Mas como sempre ando fora do asfalto, acredito que poeira e pequenas pedrinhas tenham realmente entrado por outro lugar e não pelo elementro filtrante, e uma vez dentro da caixa, a velocidade do vento provocado pelo pistão fez levar alguma coisinha para dentro do motor. Isso paulatinamente durante 3, 4, 5 mil km, o resultado pode ser desastroso. Também, depois de um certo tempo o filtro vai ficando poluido e dificultando a entrada de ar, que começa a ser forçado a entrar por outros lugares, certo? Falo isso porque nos 7 meses que minha moto ficou com um amigo saharento (e olha que é amigo mesmo), o maledito não trocou o filtro de ar. quando eu o troquei, ele pesava no mínimo o dobro do peso e não se parecida naaaaaaaaaada com um filtro de ar. A motoca não dava lenta e fez 16,7 de média no percurso de São Roque até Jaboticabal, sem falar no cheiro de gasolina que se sentia de longe. Foi só trocar o filtro e o consumo voltou para os 20,5 km/L, será que estava sujo???? Big Grin Estou para dizer que o ar "preferia" passar por toda a lateral da caixa, onde eram para estar os itens 6 do catálogo de peças, portanto, sem ser filtrado... :evil:
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#18
Ai, ai, ai...
mais um troço pra eu fazer... e aprender antes... :roll:

Quanto tempo dura um filtro de ar??? :oops:
O meu tem, no mínimo, dois anos e uns 30 mil km...
Só limpei... nunca troquei... Big Grin
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder
#19
Martinez Escreveu:Desfeito o mistério. A minha moto não tem o item 6 do catálogo de peças.

Alex, concordo contigo sobre a "preferência" de lugar para a entrada de ar para dentro da caixa. Mas como sempre ando fora do asfalto, acredito que poeira e pequenas pedrinhas tenham realmente entrado por outro lugar e não pelo elementro filtrante (...) Estou para dizer que o ar "preferia" passar por toda a lateral da caixa, onde eram para estar os itens 6 do catálogo de peças, portanto, sem ser filtrado... :evil:

Se o elemento filtrante estiver sujo a ponto de deixar a moto no estado em que estava a sua, é plausível de dali pra frente (após entrar na caixa, mas antes de passar peloo elemento filtrante) ele opte por passar em local mais livre. Mas até chegar no filtro, com certeza ele vai passar pela tomada de ar da tampa.

É complicado de explicar, mas a coisa é mais ou menos assim: Suponha que o elemento filtrante ficasse no lugar sem a tampa da caixa (ou seja, andar com a moto sem a tampa do filtro de ar, mas com o elemento filtrante no lugar), o ar teria que passar pelo tal elemento filtrante, concorda?
Então, não havendo o item nº 06 na sua moto, em nada modificaria a entrada de sujeira. Correto?
(PS: Veja que o item nº 06 repere duas vezes: Um anel fica na tampa da caixa e o outro atrás da moldura do elemento filtrante. Na suposição acima, eu me refiro a não ter o anel apenas na tampa).

Na mesma hipótese, somente passaria sujeira por dois lugares para avançar pro carburador: Pelo elemento filtrante ou por eventual orifíco entre a moldura do elemento filtrante e a caixa do filtro.

Então, o "X" da questão está em se a moldura do elemento filtrante está vedando bem junto a caixa do filtro de ar (e contando que o filtro esteja limpo e em bom estado).

E tem também o fato que expliquei anterirmente do condutor de ar (entre caixa do filtro e carburador) esteja bem encaixado.
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#20
essa foi uma boa dica vou verificar os dois a cx de ar e os raios das rodas ... Big Grin
O segredo da vida ?  
R: O Equilíbrio
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)