Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como vedar adequadamente a caixa de ar???
#1
Caríssimos!

Como bem sabemos, a última sahara está indo para 11 anos de estrada.
A algumas semanas fiz um lembrete sobre a necessidade de verificação dos aros das rodas, o qual pode ser visto aqui: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.saharamaniacos.com.br/forum/viewtopic.php?f=33&t=7920">viewtopic.php?f=33&t=7920</a><!-- l -->

Entretanto, agora gostaria de apontar outro problema importante e que pouca gente sabe.
Acontece que a caixa de ar tem uma tela que fica atrás do filtro de ar. Ela obstrui um pouco a visão de quem pretende verificar dentro da caixa de ar. Pois bem, acidentalmente acabei danificando a minha. Como não uso filtro de espuma, a tela deixa de ter grande importância. E, com a sua retirada, posso ver todo o interior da caixa de ar.

Assim, toda vez que vou trocar o filtro de ar, limpo o interior da caixa de ar que sempre está imundo.
Dias atrás, a thuca foi no doutor e por preguiça, mandei ele dar um tapa no carburador. Ele disse que tinha um diafragma condenado e que o problema tinha sido sujeira causado por partículas grandes vindos da caixa de ar. E, o mecânico foi além, dizendo, tenha cuidado pois pelo estado que estava o seu carburador, muito provavelmente estava entrando sujeira para dentro do motor, e o fatalmente fez ou fará grandes estragos.

Isso se deve ao fato de que as espumas na lateral da caixa, pelo menos na minha moto, não existem mais. Elas se perderam com o tempo... Então tenho uma ressalva e uma pergunta.

Ressalva: motores baixando óleo prematuramente, muito provavelmente pode ser por causa de sujeira entrando pela caixa de ar, como aconteceu comigo.

Pergunta: como resolver adequadamente isso? Ainda não me dei ao trabalho de ver se acho uma caixa de ar completa pra comprar na tia honda, primeiro pretendo descobrir se dá pra restaurar a velha.

Abraços.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Olá,
As únicas vedações que existem para a cx de ar são duas: Do dreno da água que entra eventualmente numa lavagem por exemplo e a da tampa, que é feita por meio de um "Oring" que vc pode adquirir em qq casa de retentores, eles são vendidos por metro e na espessura que vc desejar,portanto se por acaso tiver algum na cava/borda da sua cx, é melhor levar para que a loja possa fornecer um que resolva. Em relação ao filtro e tela, uso ja há tres anos uma adaptação feita por meu mecanico, muito fácil e extremamente eficaz que é cortando o elemento de um automóvel (Acho q é o do fiesta) no tamanho exato para caber na Sahara.
Responder
#3
VALEU, BOM D+ A Big Grin Big Grin DICA
Cool Léia cheia de curvas e eu totalmente sem freios Big Grin
[Imagem: 7QPG3d6.gif]



Responder
#4
Também achei util Tchiu...nem me dei conta de tanto que mechi em sassá...valeu...
Abraço!
Responder
#5
Otima bservação, devo mandar a minha sassa semana que vem para dar uma geral, e concerteza irei lembrar o Dr para dar uma olhada na caixa de ar da bichinha. Big Grin Big Grin

Valew!!!
Responder
#6
DENIS NOROES Escreveu:Olá,
As únicas vedações que existem para a cx de ar são duas: Do dreno da água que entra eventualmente numa lavagem por exemplo e a da tampa, que é feita por meio de um "Oring" que você pode adquirir em qq casa de retentores, eles são vendidos por metro e na espessura que você desejar,portanto se por acaso tiver algum na cava/borda da sua cx, é melhor levar para que a loja possa fornecer um que resolva...

aham, então tem uma borracha dentro da cava que encaixa a tampa da caixa de ar. DISSO EU NÃO SABIA....pois a minha acho que nunca teve, e olha que tenho ela desde seus 25 mil km...

Isso sim foi uma informação importante, vou procurar resolver isso amanhã mesmo, pois estou convencido de que a minha última retífica eu gastei grana devido entrada de sujeira pela caixa de ar e riscou o cilindro.

Abração
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
valeu
[Imagem: ChcaraOuroVerde.jpg?t=1312253603]
Festa a Fantasia 2011 - Mairiporã
Confraternização da Fac Rio - Magé
Responder
#8
carissimos amigos nao iram se enganar com os filtros do fiesta pois se forem colocados os gominhos acima do normal ( ou seja muito fexados a moto vai consumir bem mais combustivel) deve se contar quantos tem no filtro original,nao fz como muitos ai me reclamam de um alto consumo e o prob. esta no filtro que fizeram.
o filtro de esponja tbm deve ser observado a densidade da espuma e sempre umedecer com oleo(pode ser oleo de motor),e ao meu ponto de vista muito mais eficaz que estes secos como o original que sempre deixam passar alguma coisa.deve se fazer um filtro no mesmo suporte descartavel do original porem colocando se uma tela fixada na parte posterior ao elemento filtrante.espero ter ajudado se nao complicado um pouco mais. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#9
Julião, obrigado pela postagem, mas o assunto aqui não é exatamente o elemento filtrante, o filtro em si, mas a vedação da caixa de ar para que não passe sujeira para dentro do motor. A minha caixa de ar não está vedando bem, e acredito que outros amigos estão tendo o mesmo problema e nem sabem, pois com a tela não se consegue ver direito no interior da caixa que leva para o carburador.

Uma dica importante já foi dada, tem uma borracha que ajuda a vedar a tampa da caixa de ar, borracha tal que a minha caixa de ar não tem.

Eu particularmente não gosto de filtro de ar de espuma embebido em óleo. Tenho usado o do fiesta ou o da komb sem problemas, pois eles encaixam perfeitamente no filtro, e com a ajuda de cola de silicone, dá pra vedar tudo perfeitinho, basta ser caprichoso....

Abração
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#10
Isso vale também pra outras motos ?
Se a resposta for positiva, como devo fazê-lo para a Shadow ?
Abraços
[Imagem: selofestajunina.jpg][Imagem: minhaassinatura.jpg]
[Imagem: assinatura6-1.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)