Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sahara Atalho´s PRO
#1
Galera, peguei hj minha Sahara depois de pedir para o mecânico depená-la para o uso em trilhas, atalhos e afins!!!

Vou juntar mais uns trocados para comprar um equipamento de proteção para mim para começar a me aventurar nos off-roads mais pesados com ela ... mas certamente nesse final de semana não vou me aguentar e já vou testá-la num matinho que conheço aqui perto!

Pedi para meu mecânico detalhar as peças que forma colocadas para ajudar quem queira mais informações, mas sei que o faro é de tornado, o suporte do velocímetro é de NX 150.

Seguem fotos:

[Imagem: IMGP5736.jpg]

[Imagem: IMGP5734.jpg]

[Imagem: IMGP5735.jpg]

Piscas menores

[Imagem: IMGP5744.jpg]

[Imagem: IMGP5737.jpg]

[Imagem: IMGP5739.jpg]

[Imagem: IMGP5740.jpg]

Os pneus que vou colocar:

[Imagem: IMGP5742.jpg]

[Imagem: IMGP5743.jpg]

Foi retirado as borrachas das pedaleiras

[Imagem: IMGP5750.jpg]

E serrado parte do suporte onde fica o radiador de óleo

[Imagem: IMGP5746.jpg]

[Imagem: IMGP5747.jpg]

[Imagem: IMGP5748.jpg]

[Imagem: IMGP5749.jpg]

Tenho uma dúvida que gostaria da opnião de vcs, minha moto tem esticador de corrente, será que eu tiro para ser uma coisa a menos para incomodar na trilha ou deixo?

[Imagem: IMGP5738.jpg]

Ficou como eu queria! Agora é acelerar no barro, lama, areia e em tudo que não tiver asfalto!
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#2
Quanto ao esticador, acho que não vai atrapalhar, ele está bem rente a balança.
Uma sugestão, por que vc não coloca as "asinhas" da XLX ? Deve custar baratinho e da um visual melhorado nela.
Exemplo:
[Imagem: s10kl.jpg]

De resto é só curtir.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#3
Eita... dor no coração ver Sassá assim!!!! Big Grin

Manda bala aí Caico... e quanto ao esticador, temos amigos aqui que usam a Sassá pro barro tb... eles poderiam de dar a dica se tira ou não!!!

Manda bala com a menina nas trilhas... Wink

Abraçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#4
Caico, tem uma peça que notei que normalmente se tira pra fazer trilha, e que já aproveitando rsrs tenho interesse em adquirir, é o suporte e tampa do pinhão, normalmente o pinhão fica aberto, para que não entupa de terra e facilite a lubrificação, fiz muitas trilhas, e se você notar motos de trilha, normalmente tiram, pois acumula terra lá dentro.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#5
Outra coisa, retrovisores, painel, piscas, buzina, grelha do bagageiro, normalmente se tira tudo que der, quanto mais leve ficar a moto melhor, importante, tire o descanso lateral, durante a trilha, algum solavanco mais forte que a moto der, ele pode descer, aí, já sabe, chão. Sobre o esticador de corrente, acredito que te incomode na trilha, e aumente o desgaste da corrente, pois ele deve emperrar, e ficar impregnado de sujeira, tornando-se assim em uma lixa pra corrente.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#6
Marião Escreveu:Eita... dor no coração ver Sassá assim!!!! Big Grin
...
Abraçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Senti a mesma coisa, Marinho. Big Grin
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#7
Agradeço as dicas!

Por enquanto, fiz a moto para começar no mundo off-road e tenho a inteção que ela possa rodar na rua nos deslocamentos, por isso não tirei a placa e demais coisas. Sei que na primeira queda serão os primeiros a quebrar.
Por isso, ainda com o meu receio de iniciante, começarei rodando devagar e tirarei os espelhos para a brincadeira. Se começar a me empolgar mais, depeno ela mais e compro uma carretinha ... quem sabe parto para uma específica para isso, como uma CRF 230.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#8
Caico1983 Escreveu:Agradeço as dicas!

Sei que na primeira queda serão os primeiros a quebrar.

Ai.... que dó... Sad Sad Sad Sad :?

Bom divertimento no Off-road Caico.......Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#9
Olá Caico
Um tempo atrás num fórum daqui do Sahara Maníacos alguem falau em FlyWheel mas não se aprofundo não com muita claresa ficando duvidas, e eu fui atrás - Google.
E encontrei sites muito bons para quem é trilheiro e para quem tem interesse em trans formar a moto.

http://www.endurohp.eng.br/cross/transform.html
http://www.aloop.com/
http://www.motocrossactionmag.com/ME2/di...EB2D40E11D

Aqui vai um resumo
- Protetores de mão do tipo Acerbis.
- Protetor de cárter, feito de aço inóx ou alumínio, que você mesmo ou seu mecânico podem fazer.
- Protetor de pedais de freio e marcha amarrando um cabo de aço no pedal e o protetor de cárter para envitar que galhos entrem entre o pedal.
- Manetes, pode ser feito um pequeno corte com uma serra para criar um ponto mais fraco no manete assim no choque ele quebra ali sobrando um pedaço que ainda dá para usar, nas KTMs possuem este recurso.
- Manicoltos deixe os mais frouxos para eles rodarem no guidão ema caso de queda ou coloque um pequeno pedaço de feflon ou passe gimo silicone no guidon.
- Suspensão devem ser amolecidas para absorverem melhor os pequenos obstáculos da trilha, já que uma moto muito dura fica "pulando" e perde tração, estabilidade e cansa o piloto desnecessariamente. O ideal seria um revalvulamento feito por algum preparador experiente. O ar da suspensão a deixa mais dura, arrume um sistema para tirar esse ar durante a trilha.
- Melhorar a baixa do motor (que é o maior problema das cross):
Istalar um peso no magneto-retor (FlyWheel) que deixará a resposta mais progressiva e a moto terá mais tração. Procure saber quem faz isso ai na sua cidade.
Modificar o diagrama do cilindro com Durepoxi. Na panela de escape não aguenta, mas na de entrada e nas transferências funciona bem. A válnula de escape possui uma câmara dos gases que se aumentada também melhora a baixa da moto. Fassa isso construindo d um falsgem a tampa.
Diminuir a taxa de compressão também ajuda bastante, o velho truque das três juntas de cabeçote para trilha ainda está valendo.
- Escapamento antes de comprar saiba que alguns fabricantes produzem dois modelos diferentes um "torque " (melhor para a trilha) e o outro que que o rendimento se consentra em uma faixa de rotação mais elevada.
- Palhetas de duplo estágio da Boyesen apresentam uma pequena melhoreia no torque em baixa da moto (que é o maior problema das cross) e custo não é tão alto assim.
- Relação deve ser alongada, mas sem exagero por que se não a primeira fica muito fraca e ai quem sofre é a embreagem.
- Marchas. Por ter apenas 5 marchas (250) e as relações de câmbio muito próximas, dificilmente você conseguerá conciliar uma primeira forte com uma boa velicidade final. Mas em compessação a moto não perde muito rendimento quando mudamos de marcha (existe pouca diferença (buraco) ente uma marcha e outra).
- Filtro de ar deve ser vedado pra evitar a entada de água, por baixo e pelas laterais, mas deve ter uma sída por baixo por que sempre entra alguma coisa. Use uma borrachinha que tem no filtro de ar das XL/XR nacionais (peça Honda número 17358-170-000).
- Tanque extra de combustível da Acerbis ou Gili onde ficaria o farol. Ele funciona com uma tampa que possui um sistema de mangueiras para sugar a gasolina. Para aumentar a autonomia se necessário.
- Fazer alças para ajudar o desatolar da moto.
- Refrigeração, se tiver espaço na moto coloque um resevatório de espansão do líquido refrigernte, reservatório do fluido do freio do Fusca dá.
- Tampa do pinhão normalmente se tira pra fazer trilha, o pinhão fica aberto, para que não entupa de terra e facilite a lubrificação e limpeza (essa eu acrescentei do William SS, já tinha observado isso e por desconhecimento pensara que tinham perdido a tampa).

Informo não sou trilheiro.
Apesar que a transformação é uma Sahara a menos no mundo, todos que pelo que eu sei que se dedicaram para transformação da NX para esse fim ficaram muito felizes.
Em Caico utilize sempre materiais de segurança seu corpo, espirito e família vão agredecer.
E boas aventuras.

Em tempo:
No site Endurohp tem como faz um medidor de compressão de motor, tem alguém que se habilita em fazer um tutorial?
Responder
#10
GILBERTO RENATO LUCAS MAC Escreveu:Olá Caico
- Relação deve ser alongada, mas sem exagero por que se não a primeira fica muito fraca e ai quem sofre é a embreagem.

Não seria justamente o contrário? Encurtar a relação pra poder ganhar torque na roda e vencer os obstáculos? Não sou trilheiro, mas o que vejo sempre é o pessoal colocar uma coroa bem maior que a original, mantendo o pinhão.
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)