Olá Caico
Um tempo atrás num fórum daqui do Sahara Maníacos alguem falau em FlyWheel mas não se aprofundo não com muita claresa ficando duvidas, e eu fui atrás - Google.
E encontrei sites muito bons para quem é trilheiro e para quem tem interesse em trans formar a moto.
http://www.endurohp.eng.br/cross/transform.html
http://www.aloop.com/
http://www.motocrossactionmag.com/ME2/di...EB2D40E11D
Aqui vai um resumo
- Protetores de mão do tipo Acerbis.
- Protetor de cárter, feito de aço inóx ou alumínio, que você mesmo ou seu mecânico podem fazer.
- Protetor de pedais de freio e marcha amarrando um cabo de aço no pedal e o protetor de cárter para envitar que galhos entrem entre o pedal.
- Manetes, pode ser feito um pequeno corte com uma serra para criar um ponto mais fraco no manete assim no choque ele quebra ali sobrando um pedaço que ainda dá para usar, nas KTMs possuem este recurso.
- Manicoltos deixe os mais frouxos para eles rodarem no guidão ema caso de queda ou coloque um pequeno pedaço de feflon ou passe gimo silicone no guidon.
- Suspensão devem ser amolecidas para absorverem melhor os pequenos obstáculos da trilha, já que uma moto muito dura fica "pulando" e perde tração, estabilidade e cansa o piloto desnecessariamente. O ideal seria um revalvulamento feito por algum preparador experiente. O ar da suspensão a deixa mais dura, arrume um sistema para tirar esse ar durante a trilha.
- Melhorar a baixa do motor (que é o maior problema das cross):
Istalar um peso no magneto-retor (FlyWheel) que deixará a resposta mais progressiva e a moto terá mais tração. Procure saber quem faz isso ai na sua cidade.
Modificar o diagrama do cilindro com Durepoxi. Na panela de escape não aguenta, mas na de entrada e nas transferências funciona bem. A válnula de escape possui uma câmara dos gases que se aumentada também melhora a baixa da moto. Fassa isso construindo d um falsgem a tampa.
Diminuir a taxa de compressão também ajuda bastante, o velho truque das três juntas de cabeçote para trilha ainda está valendo.
- Escapamento antes de comprar saiba que alguns fabricantes produzem dois modelos diferentes um "torque " (melhor para a trilha) e o outro que que o rendimento se consentra em uma faixa de rotação mais elevada.
- Palhetas de duplo estágio da Boyesen apresentam uma pequena melhoreia no torque em baixa da moto (que é o maior problema das cross) e custo não é tão alto assim.
- Relação deve ser alongada, mas sem exagero por que se não a primeira fica muito fraca e ai quem sofre é a embreagem.
- Marchas. Por ter apenas 5 marchas (250) e as relações de câmbio muito próximas, dificilmente você conseguerá conciliar uma primeira forte com uma boa velicidade final. Mas em compessação a moto não perde muito rendimento quando mudamos de marcha (existe pouca diferença (buraco) ente uma marcha e outra).
- Filtro de ar deve ser vedado pra evitar a entada de água, por baixo e pelas laterais, mas deve ter uma sída por baixo por que sempre entra alguma coisa. Use uma borrachinha que tem no filtro de ar das XL/XR nacionais (peça Honda número 17358-170-000).
- Tanque extra de combustível da Acerbis ou Gili onde ficaria o farol. Ele funciona com uma tampa que possui um sistema de mangueiras para sugar a gasolina. Para aumentar a autonomia se necessário.
- Fazer alças para ajudar o desatolar da moto.
- Refrigeração, se tiver espaço na moto coloque um resevatório de espansão do líquido refrigernte, reservatório do fluido do freio do Fusca dá.
- Tampa do pinhão normalmente se tira pra fazer trilha, o pinhão fica aberto, para que não entupa de terra e facilite a lubrificação e limpeza (essa eu acrescentei do William SS, já tinha observado isso e por desconhecimento pensara que tinham perdido a tampa).
Informo não sou trilheiro.
Apesar que a transformação é uma Sahara a menos no mundo, todos que pelo que eu sei que se dedicaram para transformação da NX para esse fim ficaram muito felizes.
Em Caico utilize sempre materiais de segurança seu corpo, espirito e família vão agredecer.
E boas aventuras.
Em tempo:
No site
Endurohp tem como faz um medidor de compressão de motor, tem alguém que se habilita em fazer um tutorial?