16-08-2009, 11:54 PM
Criançada Saharenta:
Fico aqui lendo os tópicos de pneus, e acabo por me descabelar pensando quando vou ganhar sozinho na Megasena e presentear todos no forum com pneus novos... huahauauauuaua!!!
Infelizmente, a diferença de desempenho de pneus Pirelli, Michelin e Metzeler para os Rinaldão e Magion não é só no preço dos biscoitões de borracha...
Vamos mais longe: será que é Teoria da Conspiração, ou o fator qualidade não diz nada? Rinaldi e Magion não são originais de fábrica em nenhuma montadora, e não são utilizados por nenhuma equipe de nenhuma categoria em nenhuma prova, nacional ou estrangeira... Por que será???
Se formos levar em conta custo/benefício (eu já quebrei altos paus aqui no forum por conta disso) eu sempre vou pensar o seguinte: 1.) Dirijo em estradas com frequência? 2.) Qual o tipo de piso onde vou rodar com mais frequência? 3.) Qual minha disponibilidade financeira? 4.) Quanto eu gosto da minha vida? (essa última é a melhor delas...)
Se eu ando só dentro da cidade, me preocupo somente com a durabilidade, viajo muito pouco, não saio com chuva e não quero gastar, qualquer pneu está bom demais. Não está careca, tá calibradinho e atende minha necessidade... já foi.
Agora, se você viaja muito, exige demais da motocicleta, gosta de fazer curva, não está nem aí pra andar na chuva - gaste um pouco mais, compre um pneu de primeira linha.
Na Sahara, optei desde o início por pneus com propensão on-road. Não ando na terra, e por este motivo priorizei pneus 100% asfalto. Usei os Pirelli MT75 - ótimos em aderência, mas muito ruins no final da vida, por conta da deformação quando gastos - e experimentei os Metzeler Lasertec, maravilhosos na chuva, um pouco mais duros que os Pirelli, mas menos eficientes na hora de frear.
Agora com a TDM850, tive que colocar pneus logo de cara, pois comprei a moto com pneus muito carecas - e a porrada é bem maior... A moto tem pneus originalmente radiais, e, pra piorar, a dianteira é aro 18, uma medida bem difícil em termos de opções.
Optei pelos Pirelli Sport Demon, pneus diagonais, que me custaram a bagatela de 700 reais o par. Me arrependi. Os radiais mais baratos que encontrei sairiam por 1300 reais - Metzeler.
O que acontece é que é notório em curvas acima de 120 Km/h sentir o pneu traseiro se deslocar - como se fosse "sair" da roda... É aí que ele se difere do radial, que não deforma devido à sua estrutura interna. O que arrumei pra minha cabeça? Gastei 700 paus e não estou satisfeito com os pneus!
Em resumo: se for possível, gaste um pouquinho a mais... Sua vida está em cima deles, querendo ou não.
Fico aqui lendo os tópicos de pneus, e acabo por me descabelar pensando quando vou ganhar sozinho na Megasena e presentear todos no forum com pneus novos... huahauauauuaua!!!
Infelizmente, a diferença de desempenho de pneus Pirelli, Michelin e Metzeler para os Rinaldão e Magion não é só no preço dos biscoitões de borracha...
Vamos mais longe: será que é Teoria da Conspiração, ou o fator qualidade não diz nada? Rinaldi e Magion não são originais de fábrica em nenhuma montadora, e não são utilizados por nenhuma equipe de nenhuma categoria em nenhuma prova, nacional ou estrangeira... Por que será???
Se formos levar em conta custo/benefício (eu já quebrei altos paus aqui no forum por conta disso) eu sempre vou pensar o seguinte: 1.) Dirijo em estradas com frequência? 2.) Qual o tipo de piso onde vou rodar com mais frequência? 3.) Qual minha disponibilidade financeira? 4.) Quanto eu gosto da minha vida? (essa última é a melhor delas...)
Se eu ando só dentro da cidade, me preocupo somente com a durabilidade, viajo muito pouco, não saio com chuva e não quero gastar, qualquer pneu está bom demais. Não está careca, tá calibradinho e atende minha necessidade... já foi.
Agora, se você viaja muito, exige demais da motocicleta, gosta de fazer curva, não está nem aí pra andar na chuva - gaste um pouco mais, compre um pneu de primeira linha.
Na Sahara, optei desde o início por pneus com propensão on-road. Não ando na terra, e por este motivo priorizei pneus 100% asfalto. Usei os Pirelli MT75 - ótimos em aderência, mas muito ruins no final da vida, por conta da deformação quando gastos - e experimentei os Metzeler Lasertec, maravilhosos na chuva, um pouco mais duros que os Pirelli, mas menos eficientes na hora de frear.
Agora com a TDM850, tive que colocar pneus logo de cara, pois comprei a moto com pneus muito carecas - e a porrada é bem maior... A moto tem pneus originalmente radiais, e, pra piorar, a dianteira é aro 18, uma medida bem difícil em termos de opções.
Optei pelos Pirelli Sport Demon, pneus diagonais, que me custaram a bagatela de 700 reais o par. Me arrependi. Os radiais mais baratos que encontrei sairiam por 1300 reais - Metzeler.
O que acontece é que é notório em curvas acima de 120 Km/h sentir o pneu traseiro se deslocar - como se fosse "sair" da roda... É aí que ele se difere do radial, que não deforma devido à sua estrutura interna. O que arrumei pra minha cabeça? Gastei 700 paus e não estou satisfeito com os pneus!
Em resumo: se for possível, gaste um pouquinho a mais... Sua vida está em cima deles, querendo ou não.