Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pintura eletroestática
#1
Salve!

já estou terminando a restauração da minha Saharita 96.
E lá se vão 6 meses de luta... e o pior: sem poder andar com a motoca. mas vai valer a pena!

Bom, hoje li uma messagem onde um maníaco tinha dúvidas sobre pintura a quente, a frio, etc.

Coloco aqui minha experiência com PINTURA ELETROESTÁTICA, infinitamente superior em durabilidade e acabamento.
No caso, postarei apenas as fotos dos aros e cubo traseiro, pois não tirei muitas fotos durante as etapas da restauração, uma vez que ainda não tenho câmera digital e toda vez ficar pedindo emprestado é chato.


[Imagem: 21-12-08_1421.jpg]


[Imagem: 21-12-08_1422.jpg]


[Imagem: 21-12-08_1423.jpg]


não é caro! pra obter melhores resultados é essencial JATEAR as peças. Normalmente, um bom jateador cobrará R$60,00 POR HORA de serviço, o que dá pra jatear TUDO o que tem numa moto. Eu desmontei parafuso por parafuso e jateei todas as peças de metal.

depois, leve-as até alguém que faça PINTURA ELETROESTÁTICA. Procure se informar se há mais de uma pessoa na sua cidade ou região, pois uns dão um preço baixo e outros chutam lá em cima. Eu paguei míseros R$70,00 para pintar tudo! (até a mola do amortecedor que era preta eu passei para vermelho).

Como todos sabem, nesse tipo de pintura é jogado um pó muito fino sobre a peça, que depois é levada ao forno numa temperatura média de 200ºC. Esse pó se transforma em tinta e é absovido pelo metal. No meu caso, usei preto fosco nas rodas pois a cromagem já estava com sinais de ferrugem (tirada pelo jateamento).


é isso aí!
se alguém tiver alguma dúvida e eu puder ajudar...


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder
#2
É Gustavo parabéns pelo trabalho

Pelas fotos realmente muito bom a pintura, agora queria saber , essa pintura aguenta alta temperatura, para se pintar a curva do escapamento e o escapamento?
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#3
Caro Willian,

eu espero que aguente!
pintei tudo o que podia nesse método: curva do escape, pedaleiras, suporte das pedaleiras, aros, mesas do guidão, guidão, suportes das carenagens e do farol.
Só não pintei a balança e o quadro porque não encontrei na minha cidade quem tivesse as cores certas para esse tipo de pintura.

Com relação ao motor, ouvi muita gente (aqui mesmo) dizer que eu não devia jateá-lo, pois provocaria uma certa porosidade. Preferi manter a pintura original como fundo e pintar com tinta "duco" por cima. Em breve postarei as fotos de tudo em detalhes.


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder
#4
Vlw Gustavo, sucesso nesse trabalho e ficamos no aguardo das fotos
abçs
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#5
Gustavo Domingues DSouza Escreveu:Salve!

já estou terminando a restauração da minha Saharita 96.
E lá se vão 6 meses de luta... e o pior: sem poder andar com a motoca. mas vai valer a pena!

Coloco aqui minha experiência com PINTURA ELETROESTÁTICA, infinitamente superior em durabilidade e acabamento.



(até a mola do amortecedor que era preta eu passei para vermelho).

Como todos sabem, nesse tipo de pintura é jogado um pó muito fino sobre a peça, que depois é levada ao forno numa temperatura média de 200ºC. Esse pó se transforma em tinta e é absovido pelo metal. No meu caso, usei preto fosco nas rodas pois a cromagem já estava com sinais de ferrugem (tirada pelo jateamento).


é isso aí!
se alguém tiver alguma dúvida e eu puder ajudar...


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP

Olá Gustavo...

Conheço o sistema de pintura a pó...!
Inclusive, já pensei diversas vezes fazer isso nos aros da minha moto.
O que me segura é a trabalheira de desmontar e montar as rodas para fazer tal serviço!!!

Mas minha dúvida é a seguinte:
Tendo em vista a temperatura que o material a ser pintado é submetido (cerca de 200º),
isso não afetaria de alguma forma a "elasticidade" e durabilidade da mola do amortecedor??????

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Piske,
A temperatur mínima para alterar a elasticidade de uma mola é de 700º.
A temperatura que o Gustavo disse não dá nem para normatizar a peça, principalmente quando a liga é para molas.
Para ter uma idéia, nem vermelha ela fica...

Abraço!
Responder
#7
Boas

Eu mandei pintar os meus aros a pó há uns 4 ou 5 meses, mas como não dispunha de tempo pra mandar pintar os cubos também, deixei como estavam, detalhe é que já eram pretos.
Sinceramente gostei muito do resultado, e com os raios novos ficou uma beleza, pelo menos quando estão limpos.
Eu recomendo, a tinta é bastante resistente, o único inconveniente são as espátulas metálicas pra retirar o pneu, e pra resolver isso seria necessário mandar remover o cromo.

abraço
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
Responder
#8
Eu pintei minha AGRALE inteira com ELETROSTATICA, inclusive QUADRO e TANQUE, gastei R $150, com o jateamento.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)