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Pintura eletroestática - Versão para Impressão

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Pintura eletroestática - Gustavo Domingues DSouza - 17-02-2009

Salve!

já estou terminando a restauração da minha Saharita 96.
E lá se vão 6 meses de luta... e o pior: sem poder andar com a motoca. mas vai valer a pena!

Bom, hoje li uma messagem onde um maníaco tinha dúvidas sobre pintura a quente, a frio, etc.

Coloco aqui minha experiência com PINTURA ELETROESTÁTICA, infinitamente superior em durabilidade e acabamento.
No caso, postarei apenas as fotos dos aros e cubo traseiro, pois não tirei muitas fotos durante as etapas da restauração, uma vez que ainda não tenho câmera digital e toda vez ficar pedindo emprestado é chato.


[Imagem: 21-12-08_1421.jpg]


[Imagem: 21-12-08_1422.jpg]


[Imagem: 21-12-08_1423.jpg]


não é caro! pra obter melhores resultados é essencial JATEAR as peças. Normalmente, um bom jateador cobrará R$60,00 POR HORA de serviço, o que dá pra jatear TUDO o que tem numa moto. Eu desmontei parafuso por parafuso e jateei todas as peças de metal.

depois, leve-as até alguém que faça PINTURA ELETROESTÁTICA. Procure se informar se há mais de uma pessoa na sua cidade ou região, pois uns dão um preço baixo e outros chutam lá em cima. Eu paguei míseros R$70,00 para pintar tudo! (até a mola do amortecedor que era preta eu passei para vermelho).

Como todos sabem, nesse tipo de pintura é jogado um pó muito fino sobre a peça, que depois é levada ao forno numa temperatura média de 200ºC. Esse pó se transforma em tinta e é absovido pelo metal. No meu caso, usei preto fosco nas rodas pois a cromagem já estava com sinais de ferrugem (tirada pelo jateamento).


é isso aí!
se alguém tiver alguma dúvida e eu puder ajudar...


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP



- William SS - 17-02-2009

É Gustavo parabéns pelo trabalho

Pelas fotos realmente muito bom a pintura, agora queria saber , essa pintura aguenta alta temperatura, para se pintar a curva do escapamento e o escapamento?


curva do escape - Gustavo Domingues DSouza - 17-02-2009

Caro Willian,

eu espero que aguente!
pintei tudo o que podia nesse método: curva do escape, pedaleiras, suporte das pedaleiras, aros, mesas do guidão, guidão, suportes das carenagens e do farol.
Só não pintei a balança e o quadro porque não encontrei na minha cidade quem tivesse as cores certas para esse tipo de pintura.

Com relação ao motor, ouvi muita gente (aqui mesmo) dizer que eu não devia jateá-lo, pois provocaria uma certa porosidade. Preferi manter a pintura original como fundo e pintar com tinta "duco" por cima. Em breve postarei as fotos de tudo em detalhes.


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP



- William SS - 17-02-2009

Vlw Gustavo, sucesso nesse trabalho e ficamos no aguardo das fotos
abçs


Re: Pintura eletroestática - Piske - 17-02-2009

Gustavo Domingues DSouza Escreveu:Salve!

já estou terminando a restauração da minha Saharita 96.
E lá se vão 6 meses de luta... e o pior: sem poder andar com a motoca. mas vai valer a pena!

Coloco aqui minha experiência com PINTURA ELETROESTÁTICA, infinitamente superior em durabilidade e acabamento.



(até a mola do amortecedor que era preta eu passei para vermelho).

Como todos sabem, nesse tipo de pintura é jogado um pó muito fino sobre a peça, que depois é levada ao forno numa temperatura média de 200ºC. Esse pó se transforma em tinta e é absovido pelo metal. No meu caso, usei preto fosco nas rodas pois a cromagem já estava com sinais de ferrugem (tirada pelo jateamento).


é isso aí!
se alguém tiver alguma dúvida e eu puder ajudar...


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP

Olá Gustavo...

Conheço o sistema de pintura a pó...!
Inclusive, já pensei diversas vezes fazer isso nos aros da minha moto.
O que me segura é a trabalheira de desmontar e montar as rodas para fazer tal serviço!!!

Mas minha dúvida é a seguinte:
Tendo em vista a temperatura que o material a ser pintado é submetido (cerca de 200º),
isso não afetaria de alguma forma a "elasticidade" e durabilidade da mola do amortecedor??????

Abraços,
Piske


- Brant Lott - 17-02-2009

Piske,
A temperatur mínima para alterar a elasticidade de uma mola é de 700º.
A temperatura que o Gustavo disse não dá nem para normatizar a peça, principalmente quando a liga é para molas.
Para ter uma idéia, nem vermelha ela fica...

Abraço!



aros - Edu Cintra - 17-02-2009

Boas

Eu mandei pintar os meus aros a pó há uns 4 ou 5 meses, mas como não dispunha de tempo pra mandar pintar os cubos também, deixei como estavam, detalhe é que já eram pretos.
Sinceramente gostei muito do resultado, e com os raios novos ficou uma beleza, pelo menos quando estão limpos.
Eu recomendo, a tinta é bastante resistente, o único inconveniente são as espátulas metálicas pra retirar o pneu, e pra resolver isso seria necessário mandar remover o cromo.

abraço


Re: Pintura eletroestática - lhess - 01-09-2009

Eu pintei minha AGRALE inteira com ELETROSTATICA, inclusive QUADRO e TANQUE, gastei R $150, com o jateamento.